quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

McLaren sem o "degrau" no bico

Depois da Caterham, a antiga Lotus verde, apresentar seu novo modelo "feio" para a temporada da Fórmula 1 de 2012, chegou a hora de ver um carro "bonito" encantar os olhos dos amantes da categoria máxima do automobilismo. A FIA, como todos já devem ter percebido a muitos anos, odeia o domínio total de uma só equipe e adora fazer proibições e criar novas regras. Dois anos seguidos vendo apenas a Red Bull se dar bem foi o bastante. Aconteceu com a Williams de 1992 e 1993 e a Brawn de 2009, mas não com a Benetton de 1994 e 1995. Quando acontece de forma clandestina envolvendo Briatore e Schumacher está valendo. Assim 2012 pode ser completamente diferente do que foi 2011. Pode não haver o domínio de uma equipe. Pode haver e não haver um "degrau" no bico dianteiro do carro.

A Caterham apostou no degrau e também em um verde bem esquisito. A McLaren preferiu mudar apenas a lateral um pouco, levantar os espelhos e ver Lewis Hamilton fazer graça - "Felipe vai ficar feliz", além de não colocar "degrau" no bico e aparentemente não encontrar soluções para aproveitar os difusores em busca de aerodinâmica. E são justamente essas novas regras para a parte de trás do carro, onde o difusor soprado foi poíbido e os escapamentos agora foram parar acima da carenagem traseira, que realmente farão diferença. Bem mais do que a regra de baixar o bico para evitar acidentes com a cabeça de outros pilotos em outros carros que decorrerão na criação do tal "degrau". Mas será que isso irá impedir os gênios de encontrar soluções e alternativas?

McLaren hoje. Ferrari e Red Bull nos próximos dias antes que sejam iniciados os testes em Jerez dela Frontera. Quem virá com "degrau" e quem não virá? Quem terá encontado uma forma de aproveitar os gases em busca de mais aerodinâmica no carro? Fora do assoalho e não podendo mais serem curvados, talvez a solução seja aproveitá-los no aerofólio traseiro, sendo o problema apenas descobrir como fazer isso. E talvez por isso a Mercedes vai demorar muito para apresentar o novo modelo de 2012, com ou sem "degrau", mas com alguma solução caseira como a encontrada em 2009 por Ross Branw na Brawn! Pelo menos até a FIA dar um jeito de 'encrencar' ou até o dia que todas as outras equipes descobrirem e simplesmente copiarem a grande idéia. Quando talvez seja tarde demais, e isso é o que Adrian Newey espera que aconteça.

A mente brilhante da Fórmula 1. O gênio da engenharia. Adrian Newey é conhecido por seus grandes projetos aerodinâmicos, carros vencedores, mas ele testa muito, erra muito antes de acertar e consequentemente gasta enormes quantias de dinheiro durante esse período. A Red Bull com dois títulos seguidos de pilotos e construtores tem essa grana toda para gastar nos tuneis de vento, restando apenas saber se esse dinheiro será bem gasto e trará uma boa solução para o novo problema (conhecido como nova regra). A busca por mais aerodinâmica que traz mais velocidade, essa é a atual Fórmula 1, onde se busca aerodinâmica até no posicionamento das câmeras de TV onboard. O piloto continua sendo muito importante, mas a tecnologia que deixou Ayrton Senna tão triste em 1992 fala mais alto e faz efeito. Feio ou bonito, com degrau ou sem degrau, ganhará quem tiver o melhor projeto. (Foto: Getty Images)

2 comentários:

  1. Felizmente não seguiram a terrivel tendencia inaugurada pela Caterham.

    Penso que se existe uma máquina que possa incomodar a Red Bull é essa...

    Mas lá no fundo, sei que será mais uma passeio de Vettel em 2012.


    abs

    ResponderExcluir
  2. Disseram que vinham com uma revolução... Claro, tão revolucionário quanto uma banana.

    ResponderExcluir

Sua opinião é importante para nós!