Após 18 anos, meu objetivo de sempre procurar uma forma diferente de abordar o tema em questão não muda. Antes de saber através da Internet eu já havia pensado em fazer o mesmo neste dia primeiro de maio de 2012, o mesmo que Reginaldo Leme fez na Revista Alfa, onde com muito mais vivência e embasamento de ter sido até um amigo pessoal de Ayrton Senna ele projeta a carreira do piloto caso o mesmo tivesse saído de forma ilesa do acidente na Itália. Infelizmente não tive a oportunidade de ler a crônica do comentarista, que parece ter imaginado o brasileiro ganhando os títulos de 1994, 1996 e 1998, sendo este último ano correndo pela Ferrari onde encerraria a carreira em 1999. É muito pouca informação, mas é o suficiente para eu discordar e fazer a minha própria projeção imaginária de como teria sido a carreira do maior piloto de todos.
Antes de tudo ressalto que não me imagino melhor do que Reginaldo Leme, mesmo porque tenho certeza absoluta que pelo contato direto que o comentarista da Rede Globo tinha com Senna o faz saber muito mais do que eu. Mas eu gosto de fazer minhas próprias suposições, adoro imaginar que a Maria Sharapova vai ganhar Roland Garros nesse ano e não errei quando apostei na Espanha campeã da Copa do Mundo na África do Sul, apesar de que imaginava o Brasil como seu adversário. Já no caso de Ayrton Senna a tarefa é bem mais complicada, porém espero trazer alguns argumentos que sustentam bem minhas teses. Inclusive vou procurar fazer uma análise mais direta possível, dizendo mais ou menos como seria cada ano e quem seria o campeão de cada ano, além é claro de dizer para qual equipe cada piloto corria.
A idéia é imaginar que Senna sobreviveu ao acidente, e não pensar que o acidente não aconteceu. Nesse caso eu aposto que Ayrton ficaria de fora de algumas corridas em 1994. Na minha opinião ele iria precisar um certo tempo para retomar a confiança e não faia uma temporada tão boa como Damon Hill fez perdendo o título por apenas um ponto para Michael Schumacher. O alemão seria campeão em 1994 e em 1995 também, a Benetton estava irregular e impossível nestes dois anos. Já em 1996 e 1997 Ayrton Senna ganharia mais dois títulos, correndo ainda na Williams. No primeiro ano Damon Hill seria seu companheiro de equipe e em 1997 Jacques Villeneuve. Schumacher chegaria na última corrida sem chances e não precisaria dar uma Dick Vigarista jogando o carro em alguém.
Segundo Reginaldo Leme na Revista Alfa, Ayrton tinha o sonho de correr na Ferrari. Ele então iria para lá em 1998. Mas o problema é que um tal Michael Schumacher já corria por lá, e ambos não estariam se dando bem na categoria, muito menos correndo juntos. A Fórmula 1 reviveria a rivalidade interna de Senna e Prost até o fim do ano, e ambos iriam ver Mika Häkkinen campeão com a McLaren. Insatisfeito com a situação Senna seria chamado por Ron Dennis para encerrar sua carreira em 1999 na equipe que o consagrou, e por lá acredito que mesmo com a idade avançada Ayrton Senna iria faturar o hexa, travando uma batalha incrível com Schumacher (que não teria sofrido acidente) na última corrida no Japão, encerrando assim sua trajetória na Fórmula 1 vencendo em um país que provavelmente era a sua segunda casa.
A verdade mesmo é impossível saber. Acredito que o destino de Senna caso ele não tivesse falecido em 1994 deve ficar no imaginário de cada um de seus fãs. Bem como a vida de cada um dos outros pilotos como Rubens Barrichello, por exemplo. Sem contar que talvez a morte de Ayrton Senna tenha seu lado positivo, para a segurança na Fórmula 1 ter sido melhorada, já que ninguém mais morreu desde então. Para que ele tivesse virado um mito das pistas, um piloto que pode facilmente ser considerado como o maior de todos, mesmo que não tenha conquistado mais títulos entre todos, e mesmo com Senna vivo Schumacher seria hepta campeão. Ayrton Senna seria no máximo hexacampeão, Ayrton Senna, independente de tudo, é e sempre será o maior campeão de todos. (Foto: Arquivo)

me atrevo a dizer que o Brasil nunca mais teve alguém da altura do saudoso Ayrton Senna!!!
ResponderExcluirwww.aninhainsanosescritos.blogspot.com
Ainda hoje, quando revejo o acidente não consigo acreditar...
ResponderExcluirO vazio deixado por sua partida é muito grande.
Por muitas vezes fiquei imaginando o que teria acontecido, caso tivesse sobrevivido...
Talvez Schumacher não tivesse chegado onde chegou, talvez Senna fosse o maior recordista de todos os tempos...
Mas o fato é que não se pode mudar o que aconteceu. Devemos aprender com o passado, para viver o presente.
No fundo isso nos mostra que é preciso viver intensamente um dia de cada vez, como se fosse o ultimo.
@Aninha: Verdade Aninha, mas acho que o problema é querer ter alguém altura por necessidade e não naturalidade.
ResponderExcluir@Marcelo: Você me fez lembrar do Steve Jobs que disse "Se você viver cada dia como se fosse o último, uma hora você acerta" !
Nunca saberemos o que o futuro lhe reservaria... Aliás, sabemos sim, da pior forma possível.
ResponderExcluirEu mesmo já fiz alguns exercícios neste sentido e é sempre legal, mas na boa.
Ele acabou sendo muito mais importante para a evolução do esporte e de sua segurança morto.
Faz falta? Faz, claro... Mas devemos a ele muitas melhorias neste sentido.
Eu sempre tive a convicção de que Senna paparia 94 e 95, e com isso, muito provavelmente, Schumacher não seria Schumacher e a Ferrari não teria sido Ferrari novamente. Senna seria o cara para guiar esse carro, ao lado do mesmo Irvine. E poderia muito bem ter levado 98 e 99.
ResponderExcluirO recorde seria dele com certeza absoluta, não tenho a menor dúvida disso.
Luiz Paulo Knop
www.resenhaesportiva.com
Ele fez muita, mais muita falta.... Era bom demais levantar cedo todos os domingo somente pra assistir ele correr...
ResponderExcluirA sua morte teve seu lado "positivo", podemos dizer assim, de a segurança na categoria ter melhorado... Uma pena ter que se perder alguem pra se tomar providencias, mas o mundo eh assim, o ser humano eh assim...
Senna eh o cara e com certeza um mito!
Espero que gostem:
ResponderExcluirhttps://www.facebook.com/notes/cavino-rocha-tanese/o-que-teria-acontecido-se-ayrton-senna-não-tivesse-morrido-no-acidente-do-gp-de-/853995444679019
@O TRIO TERNURA: Bem legal, obrigado por compartilhar.
ResponderExcluir