Esportes em 17 de Junho de 1994
A ESPN possui diversos documentários sobre esportes, e um deles é sobre um dia inacreditável no mundo dos esportes. Ter vários acontecimentos esportivos no mesmo dia não é algo fora do normal, principalmente se for um sábado ou domingo, mas o que aconteceu no dia 17 de junho de 1994 foi muito além do normal. Vários esportes estavam com acontecimentos diversos em curso, incluindo os principais esportes dos Estados Unidos, além de outros também relevantes, e o mais incrível de tudo isso é que o dia 17 de junho de 1994 era uma sexta-feira. Acompanhe portando tudo que aconteceu naquele dia 17 de junho de 1994 no mundo dos esportes.Futebol (Soccer)
No dia 17 de junho do 1994 nos Estados Unidos simplesmente esteva começando a Copa do Mundo de futebol, só isso! A Copa de 1994 começou com jogos do Grupo C, quando a Alemanha derrotou a Bolívia por 1 a 0, gol de Klinsmann. A partida foi realizada no estádio Soldier Field, em Chicago, com um público de 63 mil pessoas. No mesmo dia ainda teve Espanha e Coréia do Sul empatando em 2 a 2. Esse segundo jogo foi no Cotton Bowl, em Dallas, para 56 mil pessoas. A maior parte do mundo provavelmente estava de olho na Copa do Mundo, mas lá nos EUA talvez nem todos estavam tão atentos assim como veremos nos próximos acontecimentos esportivos que este dia ainda estava vivendo.
Futebol Americano (NFL)
A temporada do futebol americano não acontece em junho, mas havia um acontecimento relacionado ao esporte e ao futebol americano que marcou esse dia 17 de junho de 1994. O lendário e muito famoso jogador de futebol americano da NFL O.J. Simpson havia sido acusado de matar sua esposa Nicole Brown Simpson. Ele fez um acordo com a polícia para se entregar, mas desistiu e fugiu de carro em um Ford Bronco dirigido por seu amigo Al Cowlings. A perseguição policial percorreu diversas Avenidas e Estradas de Los Angeles, terminou na casa dele e durou praticamente o dia todo. A fuga de carro de Simpson atraiu atenção de diversas pessoas que foram para as ruas ver o carro passando, ou se aglomeraram em frente a casa dele. Vários canais de TV passaram tudo ao ao vivo, com dezenas de helicópteros usados na transmissão naquele que foi sem dúvida um acontecimento inacreditável relacionado ao esporte naquele 17 de junho de 1994.
Basquete (NBA)
A Copa do Mundo de futebol começou no dia 17 de junho de 1994, mas ninguém da NBA estava preocupado em adequar o calendário para que as finais terminassem antes disso. Portando no dia 17 de junho da 1994 era dia do jogo 5 das finais da NBA. O jogo começou 9h no horário local e a série entre o New York Knicks e o Houston Rockets estava empatada em 2 a 2. A partida aconteceu em Nova York, no templo sagrado do Madison Square Garden, e o Knicks conseguiu a grande vitória por 91 a 84, com show do gigantesco Patrick Ewing. A equipe de Nova York, no entanto, perdeu os dois jogos seguintes e viu a chance do terceiro título da NBA ir parar nas mãos de Hakeem Olajuwon, a grande estrela do Rockets na época. Na Copa do Mundo o jogo em Nova York seria apenas no dia seguinte, em 18 de junho, mas isso não quer dizer que aquele 17 de junho de 1994 não teve mais acontecimentos esportivos na Big Apple.
Hóquei no Gelo (NHL)
Ao contrário da NBA, a NHL se preparou para terminar antes do início da Copa do Mundo de 1994. Assim o jogo sete das finais aconteceu em 14 de junho, com o time do New York Rangers Rangers derrotando o Vancouver Canucks por 3 a 2 no Madison Square Garden, garantindo assim a vitória por 4 a 3 na série. Nova York estava no topo do mundo tanto na NHL quanto na NBA com o Knicks nas finais. Mas apesar de ter sido campeão em casa no dia 14, o Rangers só fez o seu desfile de campeão no dia 17 de junho de 1994, sendo que a única diferença para os demais acontecimentos esportivos já citados é que o desfile de campeão foi logo nas primeiras horas do dia, não impedindo por isso que milhares de pessoas lotassem as ruas de Nova York, muitos deles provavelmente preparados para à noite irem no jogo cinco das finais da NBA!
Golfe
O lendário jogador de golfe Arnaldo Palmer, que começou a jogar em 1954, e que ganhou 7 torneios de Major´s, anunciou que durante o US Open de golfe de 1994, um dos quatros torneios Major´s do ano, ele estaria encerrando a sua carreira, ou pelo mesmo jogando seu último US Open que ganhou uma vez em 1960. Palmer jogava Major´s desde 1953 e ganhou seu primeiro Masters de Augusta em 1958. Foram anos e anos de história e naturalmente havia uma atenção especial à sua despedia. O US open de golfe foi outra competição que não se importou com a Copa do Mundo, marcando sua edição de 1994 para os dias 16, 17, 18 e 19 de junho. Palmer já não era mais o mesmo, por isso estava se aposentando, portanto ele não passou do corte e jogou o seu último buraco 18 naquela sexta-feira, 17 de junho de 1994, em transmissão ao vivo para todo o país. Mais tarde ele desistiu da aposentadoria total, continuando a jogar pelo menos o Masters de Augusta e alguns outros Major´s, mas jamais passando do corte, pelo menos até 2004. Ele morreu em 2016 aos 87 anos de idade, mas não antes de dividir a atenção do mundo dos esportes naquele 17 de junho de 1994.
Beisebol (MLB)
O esporte não parou por um segundo em 17 de junho de 1994 e o esporte em Nova York muito menos. Naquele 17 de junho de 1994 a rodada do Beisebol da MLB, que não para nem em época de Olimpíadas e não iria parar para o Copa do Mundo mesmo nos EUA, teve 14 jogos naquele dia, sendo que um deles foi Milwaukee Brewers contra New York Yankees, realizado no Yankee Stadium em Nova York, à noite, quase coincidindo com o jogo das finais da NBA. O Brewers venceu por implacáveis 8 a 1. Em um outro jogo, o Seattle Mariners derrotou o Kansas City Royals por 5 a 1, onde nesta partida Ken Griffey Jr. conseguiu empatar o recorde de Babe Ruth de mais home runs (30) antes de 30 de junho, sendo que este o 65º jogo da equipe na temporada de 1994 da MLB.
E assim foi aquele 17 de junho de 1994, um dia inesquecível para o mundo dos esportes.
0 Comentários:
Postar um comentário