quarta-feira, 13 de maio de 2015

Um garrancho na história do esporte

Não falamos nada, porque não havia nada para ser dito. Nos calamos, porque da nossa boca não era possível sair uma voz. Não falamos e nem escrevemos, porque nossos dedos se atrofiaram como se estivessem à mercê do frio mortal de Fairbanks, mas sem caminhoneiros do gelo vagando pela Dalton Highway. Embasbacados com o ocorrido, a vontade era de gritar e protestar, mas incrédulos com a situação, o jeito foi mesmo se calar. Não pense, no entanto, que tudo se resume em contestar o resultado por si só, porque o problema vai muito além desse quesito que se tornou o menos importante diante da tamanha importância que esse evento se fez criar ao longo dos últimos cinco anos.

Muitos diziam, agora conseguimos falar, dizer e expor o que antes não era possível, que essa luta deveria ter acontecido a cinco anos atrás. Talvez se assim fosse, não receberia esse singelo e inquietante apelido de "Luta do Século". O que eles querem dizer, talvez, é que naquela época os lutadores tinham melhores condições físicas e provavelmente realizariam um espetáculo mais à altura de suas capacidades e abrilhantando ainda mais suas bem sucedidas carreiras no mundo do boxe. Essa sem dúvida é grande questão a se lamentar (pois de bom mesmo só o decote da Beyoncé), não importa se um merecia ter ganho ao invés do outro. O problema foi não terem lutado do jeito que todos provavelmente estavam esperando.

"Manny Pacquiao partiu para cima e foi mais agressivo". Sim, é verdade! Só que ele parecia um maluco desesperado. "Floyd Mayweather Jr. fugiu do combate, é covarde". Exagero, ele fugiu um pouco no último round, mas de um modo geral fez o que sempre faz, se defender e atacar só na hora certa. A tática de Mayweather não resulta em nocaute a muito tempo e, a tática de Pacquiao não causaria um nocaute em Floyd jamais. Seria até interessante se o resultado fosse um empate, mas isso evidenciaria ainda mais o fato da luta ter sido uma verdadeira porcaria. No fundo eles queriam isso mesmo, polêmica, a possibilidade de revanche, Mayweather mantendo as chances de alcançar Marciano, mais dinheiro ... e nós temos que seguir, afinal capítulos do esportes continuarão a serem escritos, de formas brilhantes ou nesses garranchos absurdos que ás vezes acontecem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante para nós!