Histórias do Vôlei I

13:51 Net Esportes 10 Comments

Com apenas 19 anos de idade, ele era o caçula do time, porém Marcelo Negrão não tremeu em dos momentos mais importantes de sua vida, no hora em que saltou para o último saque da final olímpica do vôlei masculino nas Olimpíadas de Barcelona 1992, bateu firme, colocou a bola no chão a selou a primeira medalha de ouro do Brasil em esportes coletivos.

A manhã de domingo do dia 9 de Agosto, trazia muita tensão e nervosismo para jogadores e torcedores, mas no final do jogo tudo virou festa e alegria, a 'geração de prata' de Los Angeles 1984 se transformava em 'geração de ouro' na Espanha, e acabou revolucionando o esporte no país, que ganhou inúmeros fãs e praticantes.

O time era formado por jovens jogadores que apresentaram em quadra um jogo eficiente e diferenciado, imposto pelo recém chegado técnico José Roberto Guimarães, a equipe passou invicta na fase de classificação, cedendo apenas dois sets mesmo tendo como adversários União Soviética, Cuba e Holanda, já na semifinal eliminou o temido EUA, onde venceu por 3 a 1 de virada.

Maurício, Giovane, Tande, Marcelo Negrão, Paulão e Carlão encarnaram literalmente os gritos de "Encima, embaixo, puxa e vai" que o torcida cantava em puro entusiasmo, na final o reencontro com a Holanda que afirmava ter sido uma zebra o placar adverso de 3 a 0 na primeira fase, o Brasil então repetiu o feito com parciais 15/12, 15/8 e 15/5, contundente, entrou para a história e marcou de forma dourada a nova geração do vôlei brasileiro. (Foto: Arquivo)

10 Comentários:

Olá amigo, como estas? Cara, cada vez que venho aqui me surpreendo, primeiro foi com a historia do tenis, agora com a do volei...quando pensamos em blogs esportivos imaginamos uma outra linha de posts, mais o seu estilo eh muito bom, trazendo para nós, leitores, historias e curiosidades de variados esportes.....parabens pelo seu trabalho aqui cara......Ah, te add nos favoritos do meu blog...quando puder passe por lá ok?

Abraços

Fernando

http://teussinais.blogspot.com

Kiscinger disse...

1° veez que venho akie e gosteei ... Maneiro seu blog ...
Tbm fiz umpra mim,e aind estou conhecendo esse mundo aqui...
Da uma passada láá ?
Té mais ... parabens pelo Blog !
http://kiscingerendlich.zip.net
Té mais

Fábio Andrade disse...

Sem dúvidas um dos grandes feitos esportivos do Brasil na história. Foi aí que se plantou a semente dessa paixão da torcida pelo time atual. O volei de hoje deve muito a essa geração de 92.

Leandrus disse...

História clássica essa! Embora tivesse apenas 4 anos, ainda me lembro vagamente da final (está no grupo seleto da minha mente de clássicos momentos esportivos que aconteceram na minha infância).

Daniel Leite disse...

E pensar que, embora seja Bernardinho o idolatrado (com justiça), José Roberto Guimarães é o nosso maior campeão olímpico no vôlei. Levou com os homens e com as mulheres.

O time de jovens, pelo que leio e vejo, era realmente muito bom. Negrão tem um grande espírito.

Até mais!

L ! disse...

Legal a matéria!

Realmente o vôlei masculino tem se destacado das demais modalidades.
Sempre mto rígido e exigente nos treinos, sabe tirar o melhor de cada um.

Sem dúvidas!

Abraços!
=***

Ribamar Xavier disse...

Foi inesquevivel aquele dia. Guardo com carinho na lembrança.

Alexandre Silva disse...

Eu tinha 6 anos de idade e lembro como se fosse ontem. Tava na padaria com a minha mãe, kkkkkkk... foi uma cena hilária, passando o jogo na TV, aí de repente dá o 24, todo mundo PÁRA! Parou todo mundo e ficou oolhando pra TV até q saiu o último ponto, hehehehehe, é uma daquelas cenas q vc se lembra sempre...

A partir daí o vôlei virou o "2ºesporte". Ruim pra mim q sou mais fã do basquete. Aliás, tem NBA dia 29!
Abraço
http://falandoprasparedes.blogspot.com

grupo gauche disse...

não sabia da idade do marcelo, e que timaço esse! :) eu lembro dos saques... e do aiaiai hahaha

Leo Pinheiro disse...

Negrão foi o melhor jogador que o Brasil já teve!

A contusão acabou com sua carreira...