Futuro do esporte olímpico

12:03 Net Esportes 0 Comments

Olympic pole vault gold medallist Yelena Isinbayeva of Russia runs with the Youth Olympic flame down Singapore's Orchard Road shopping strip August 13, 2010. The Youth Olympic flame completed its journey in Singapore on Friday, where the inaugural Youth Olympic Games (YOG) will be held from August 14-26. REUTERS/Vivek Prakash (SINGAPORE - Tags: SPORT OLYMPICS ATHLETICS IMAGES OF THE DAY)
Yelena Isinbayeva se afastou por um tempo das competições mas resolveu dar o ar de sua graça em Cingapura, o motivo da aparição era bem simples: ela foi uma das escolhidas para carregar a tocha olímpica. Só que não é o revezamento da tocha para os Jogos de Londres 2012 e sim o revezamento para a primeira edição dos Jogos Olímpicos da Juventude que começam neste sábado. A idéia foi do COI e parece ter sido aprovada por todos. A sede será uma das cidades que mais cresce no mundo e que tinha o maior orçamento não dando a menor chance para a concorrente Moscou que também queria fazer história com a primeira disputada esportiva destina apenas a atletas entre 14 a 18 anos. Os jovens que são a grande promessa do futuro esporte olímpico mundial vão entrar em ação.

A idade mínima para participar é de 14 anos e coincidentemente a abertura da competição acontece justamente no dia 14. O final no entanto não será no dia 18, apenas quatro dias para quase U$ 200 milhões investidos é muito pouco e as disputas divididas em 26 modalidades vão até o dia 26, outras coincidência dos números que podem estar trazendo bons fluidos para o maior evento esportivo destinado à promessas esportivas que já foi realizado em todos os tempos. Assim o que todos esperam é poder ver quem sabe um talento que já no ano que vem na Inglaterra pode surpreender a todos e comprovar o quanto é bom, chegando lá com pelo menos uma grande experiência que esses Jogos querem proporcionar. Uma experiência que os brasileiros querem adquirir já pensando em 2016.

Pouco mais de 80 atletas compõe a delegação do Brasil em Cingapura. Alguns indo como únicos representantes de seu esporte, casos de Tiago Ribeiro Braga no remo, Felipe Wu no tiro, Iuri Venuto no triatlo e Guilherme Melaragno na esgrima. Apesar que isso não significa que não terão chance alguma, já que o solitário do tênis será Tiago Fernandes, a grande revelação deste ano que faturou o título juvenil do Aberto da Austrália em janeiro, feito que lhe rendeu a honra de ser o porta-bandeira na cerimônia de abertura. Sem falar nos esportes tradicionais que costumam trazer bons resultados com os adultos que também estarão bem servidos, destaque para Caio Cézar no atletismo, Alessandra Marchioro na natação e Flávia Gomes no judô.
The Youth Olympic flame crosses the waters of Marina Bay on a dragon boat in Singapore August 13, 2010. The Youth Olympic flame completed its journey in Singapore on Friday, where the inaugural Youth Olympic Games (YOG) will be held from August 14-26. REUTERS/Pablo Sanchez (SINGAPORE - Tags: SPORT OLYMPICS)
O país do futebol segue caminhando em busca de melhores dias nos esportes olímpicos. Com a realização dos Jogos no Rio de Janeiro a motivação deve crescer e as chances de conseguir o maior número de medalhas na história é bem grande. Um Jogos Olímpicos da Juventude são um incentivo ainda maior para que a nova geração consiga experiência internacional e possa quem sabe já mostrar o seu talento em busca de patrocínio e também mais condições de treinamentos ideais. A delegação do Brasil em Cingapura é tão grande quanto a dos Estados Unidos e só perde para delegação do país anfitrião que tem cerca de 129 atletas. Nem a China tem tantos representantes e assim ficam algumas esperanças de que as medalhas sejam conquistadas, tanto na península malaia quanto daqui a seis anos na 'cidade maravilhosa'. (Fotos: Vivek Prakash/Reuters e Pablo Sanchez/Reuters via PicApp)

0 Comentários: