Gigantesco Dakar

14:46 Net Esportes 5 Comments

A EDIÇÃO 2008 DO RALY LISBOA-DAKAR FOI CANCELADA NO DIA 4 DE JANEIRO, A ORGANIZAÇÃO DA PROVA TOMOU ESSA MEDIDA DEVIDO À FALTA DE SEGURANÇA NA MAURITÂNIA E AO RECEBIMENTO DE AMEAÇAS TERRORISTAS

Conhecido como o rali da morte, o Dakar, maior off-road do planeta que chega este ano a sua 30ª edição, impressiona pelos números. A gigantesca estrutura pode ser considerada como uma verdadeira cidade móvel, com cerca de 2.500 habitantes que a partir do próximo sábado até 20 de Janeiro será montada e desmontada todos os dias.

Ao todo serão 570 equipes, sendo 60 a mais que no ano passado, divididas em 245 motos, 20 quadriciclos, 205 carros e 100 caminhões. Serão usados 20 aviões e uma dezena de helicópteros para transporte durante a prova, além de 11 caminhões para transportar um restaurante onde irão trabalhar 80 pessoas, a estrutura do rali conta ainda com uma clínica que terá 50 integrantes, um hospital equipado com radiologia e bloco operatório, três helicópteros e mais 14 veículos.

Este ano serão percorridos 9.273 quilômetros, desde a Praça do Império, em Lisboa (Portugal) até o Lago Rosa, em Dacar (Senegal). Este é o percurso mais longo desde 2002, totalizando 5.736 quilômetros cronometrados. As inspeções nos veículos já começaram e hoje foram averiguados os carros dos três pilotos campeões nos últimos 5 anos, os franceses Luc Alphand, atual campeão, e Stephane Peterhansel, campeão em 2004 e 2005 e também o japonês Hiroshi Masuoka, vencedor das edições de 2002 e 2003, todos da equipe Mitsubishi.

Será mais um ano de muitas emoções no trajeto que passará por países como Portugal, Espanha, Marrocos, Mauritânia e Senegal, além de contar com o uso de uma mistura que contém biocombustível, mostrando preocupação com o meio ambiante. O Brasil estará representado com 9 participantes, destacando-se o experiente André de Azevedo nos caminhões e Jean Azevedo nas motos. (Foto: Paulo Duarte/AP)

- DAKAR 2008

5 Comentários:

M. disse...

Já jogaste Daytona USA? E qual o teu time de futebol? Eu não gosto muito de corridas, mas acho trilhas curiosas. Meu irmão tem, por passatempo, um Troller, mas eu não tenho coragem de ir para uma trilha, só de ouvir as histórias mesmo.

E quais as chances brasileiras?

Net Esportes disse...

@ As chances brasileiras são bem pequenas.

Anônimo disse...

O Rali Dakar é muito interessante e tradicional, o lado ruim são as mortes que sempre acontecem em cada edição!

www.ooohay.wordpress.com

Natanael Garcia disse...

poxa, eu ja fiz raly a pé serve? kkkkkkkkk, eu acho muito show. Pra quem ta pilotando deve ser mais ainda.

Um dia quero ter um jipinho pra umas trilhas basicas heheheh. Pena ´q que nunca tive a oportunidade de assistir ou acompanhar tranquilo.


Parceiro, eu e uma menina fizemos um blog em homenagem a uma ginasta brasileira, o felipe do planeta esporte nos ajuda, poxa a gente adora essa menina e gostaria muito de divulgar mais o blog dela.

O blog foi feito pra jade.

http://bloguinhodajade.blogspot.com/