Astes liberadas
A participação de um atleta paraolímpico nas Olimpíadas de Pequim, competindo com os atletas sem problemas físicos, poderia ser considerada uma grande desvantagem e até mesmo um absurdo, mas não é assim que pensa o velocista sul-africano Oscar Pistorius. Com as duas pernas amputadas e usando uma prótese, o atleta que havia sido proíbido de ir à China pela IAAF, teve o aval da Corte Arbitral do Esporte e poderá tentar a vaga.A proibição definida em Janeiro desse ano afirmava que Pistorius levaria vantagem sobre os atletas sem prótese, já que o material chamado 'Cheetah Flex-Foot' tem o formato de uma aste em J e as lâminas de carbono supostamente causariam um efeito propulsor, os estudos são do professor alemão Gert-Peter Brueggemann, mas a Corte Arbitral não viu as afirmações como evidência suficiente e liberou o atleta para buscar seu objetivo.
Oscar Pistorius tentará se classificar na prova dos 400m rasos, o seu tempo de 46s56 é um recorde mundial paraolímpico, porém está acima do índice B da distância que é de 45s95, a África do Sul já tem um atleta com índice B, Sibusiso Sishi, com 45s84, o índice A dos 400m é de 45s55. Caso não consiga a vaga, Pistorius poderá ser convocado para o revezamento 4x400m.
Se um atleta paraolímpico leva uma vantagem enorme sobre seus concorrentes e seus tempos estão próximos dos atletas olímpicos, é mais do que justo deixar ele tentar competir junto dos melhores, no fundo as próteses de carbono devem dar uma pequena ajuda, mas se a natação permitirá o maiô dos recordes, porque o atletismo quer impedir um paraolímpico, que teve as duas pernas amputadas aos 11 meses depois de nascer sem as duas fíbulas, de realizar o maior sonho de sua vida? (Foto Arquivo: Alberto Pizzoli/AFP)
- PEQUIM 2008
9 Comentários:
Quando eu ouvi a chamada da matéria sobre esse cara, no Esporte Espetacular, meses atrás, pensei que ele quisesse competir nos jogos paraolimpicos usando uma protése diferenciada dos outros, mas o cara quer é participar dos jogos olimpicos mesmo. Que foda. Duvida que ele consiga, mas gostaria que conseguisse.
Essa polêmica ainda vaid ar muito pano pra manga. Torço para que ele consiga o índice, mas acho difícil.
Torço pra que ele consiga!!
É como vc falou, já que pode o maiô, pode as próteses!!
Sorte pra ele!
Grande Abraço!
Atletas paraolimpicos merecem muito mais a medalha que ganham pois o esforco e forc ade vontade é muito mais dificil, também torco para que ele consiga a vaga, seria mais humano.
Incrível mesmo a determinação desse sujeito. Tomara que consiga o índice, porém, só a atitude de tentar já o coloca na história do esporte.
abs
Muito legal a decisão. Ele tem todo o direito de buscar a vaga. Se consegui-la, ótimo para a superação de algumas barreiras existentes nas cabeças de uns. Não será fácil, mas o importante é que o direito de competição foi preservado.
Até mais!
Concordo plenamente que ele pode participar das olimpíadas. Seria um erro proibi-lo de competir mesmo usando proteses.
Abraços!
Leandro Montianele
Ai nao sei...dessa vez vou ficar em cima do muro...
Entendo a vontade do cara de correr nas Olimpíadas, mas acho que essa mola é uma clara vantagem para ele. Não sei se essa liberação vai continuar por muito tempo...
Grande abraço!
Gustavo Coelho
Postar um comentário