Histórias Olímpicas I

10:39 Net Esportes 12 Comments

O sonho de Pierre de Frédy, o Barão de Coubertin, enfim se tornou realidade no ano de 1896, a chamada era-moderna dos Jogos Olímpicos tinha seu início na Grécia, depois de 1.500 anos sem a realização do evento, mas não foi fácil para Atenas receber a primeira edição das Olimpíadas, Budapeste, Estocolmo e até Paris estavam na briga, até que Giorgios Averoff, um milionário membro da comunidade grega de Alexandria, no Egito, bancou tudo.

O primeiro campeão olímpico, que acabava ganhando uma medalha de prata ao invés de uma de ouro como é nos dias de hoje, foi James Connolly na prova de salto triplo, porém quem marcou muito mais o seu nome na história acabou sendo um grego, Spiridon Louis, que faturou a primeira maratona da história, prova que surgiu baseada na lenda de Feidípides, o soldado que caiu morto depois de percorrer, a pé, os cerca de 40 km que separavam as cidades de Maratona e Atenas para anunciar a vitória do exército grego sobre os persas.

De longe, a corrida em que Louis marcou o tempo de 2h58min50s, foi considerada o principal evento daqueles jogos, e ao longo da história sempre mantida como a grande atração Olímpica muitas vezes encerrando cada uma das edições, em Atenas 1896, no entanto, o dia de encerramento foi reservado para a entrega de todas as medalhas, mas a festa acabou sendo um pouco estragada por uma forte chuva inesperada.

As Olimpíadas que deram a partida inicial para o que hoje é um dos maiores acontecimentos esportivos do mundo, viu muitas modalidades tendo que ser canceladas, a natação disputada em mar aberto com temperatura de 13º, e ainda o irlandês John Plus Boland, convidado por um amigo para jogar tênis e acabar campeão de simples e duplas. O Brasil não participou da 1ª edição e a Grécia foi quem mais levou medalhas, porém venceu apenas 10 provas contra 11 dos Estados Unidos, que acabou como campeão e já mostrava ali o que vinha pela frente. (Foto: EFE/Arquivo)

12 Comentários:

Vinicius Grissi disse...

Muito interessante a história. Saber que logo nos primeiros Jogos tivemos problemas de cancelamento de modalidades e tudo mais. Hoje, as Olimpíadas são o mais importante evento esportivo do planeta.

Finalmente um blog sobre esportes que foge do popularesco, do farsesco, enfim, daquele linguajar característico das gerais de um estádio. Enfim, um blog esportivo que pode ser verdadeiramente "lido", em todos os sentidos, com informação de bom nível.

Parabéns, e continue escrevendo assim, sem cair naquele vocabulário grosseiro de mesa redonda de televisão.

blog disse...

Camarada, tenha certeza (e não é demagogia): vou companhar as Olimpíadas - também - pelo seu blog.
Quero discutir análises.
Vc escreve com o "gênio".
Isso é bom.

Uriel Gonçalves disse...

Naquela época tbm mtus atletas morriam nas provas.

MandinhaW disse...

interessante o assunto
eh bom pq as pessoas ficam por dentro sobre a historia, foi mais uma informaçao para yo amenizar
parabens pelo blog

passa la no meu:
http://coisasethings.blogspot.com/

Anônimo disse...

bem legal o blog véi.
aquela informação sobre a lenda que inspirou a maratona é bem legal.

Carlos Macêdo disse...

Interessante. Gosto de saber as origens e de como as coisas evoluem na história.

parabéns pelo blog

flw!


http://fliperama-underground.blogspot.com/

Debora Ferreira disse...

É... olha só os EUA já ganhavam tudo na prieira edição das Olimpíadas... \o/

isso vaai mudar ! E já té pertinho das Olimpíadas 2008 né.. 71 diias !

Bela matéria... e belo blog..parabéns !!!

http://runningbrazil.blogspot.com

Anônimo disse...

Muito bom sua abordagem, com a chegada das olimpiadas de Pequim (se tudo der certo etarei lá)estou especialmente interessado no assunto, e como vi que este post faz parte de uma série não pensei duas vezes e mandei um Ctrl+D no seu blog!

Filipe Araújo disse...

pela primeira vez depois de muitos e muitos anos a supremacia norte-americana está ameaçada. os chineses vêm com tudo.

abrazo!

http://gambetas.blogspot.com

Unknown disse...

Parabéns pelo blog!
É bacana encontrar alguém que trata o esporte como item digno de pesquisa e nota... É isso aí!
Sucesso por aqui!

Leonardo Valente (MG)
www.lioh.arteblog.com.br/