Histórias do Atletismo I

16:04 Net Esportes 9 Comments

Ele bateu 35 vezes o recorde mundial e a marca de 6,14 m outdoor permanece até hoje, assim como os 6,15 m indoor, fora das Olimpíadas de Los Angeles 1984 devido ao boicote soviético, levou o ouro em Seul 1988, obteve inúmeras vitórias e ainda faturou seis títulos mundiais, mas Sergei Bubka, considerado como o maior atleta do Salto com Vara em todos os tempos, jamais se esquecerá de sua maior derrota.

O que poderia ser a chance de faturar um tri-campeonato olímpico, não virou nem um bi-campeonato em Barcelona 1992, favoritíssimo ao título, o ucrâniano foi vítima do excesso de confiança e levou um golpe do próprio talento, depois de passar facilmente pela fase de classificação com 5,60 m, ele falhou feio no dia 7 de Agosto de 1992, durante a grande final.

Bubka fez o de costume, dispensou as alturas iniciais e deixou os adversários menos confiantes subirem o sarrafo pouco a pouco, escolheu logo a marca de 5,70 m para enfim iniciar suas tentativas, errou as duas primeiras e deixou todos apreensivos, trocou a vara por uma mais flexível mas era tarde demais, com muito vento ele acabou fazendo um último salto desastroso.

Antes dos Jogos Olímpicos de 1992 Sergei Bubka tinha o recorde mundial de 6,11 m e o olímpico de 5,90m, marcas que realmente o deixavam em condições de vencer facilmente, porém viu o ouro ir para Maksim Tarasov que pulou 5,80m. Depois da grande decepção, abandonou em Atenas 1996 por lesão e foi eliminado em Sydney 2000, um ano antes de se aposentar com 37 anos de idade. (Foto: Arquivo)

9 Comentários:

Siiih :* disse...

uaaal que fera este seer :O
muito bom seu blog .. bo msmo !

Comenta no meu ?!

talvezeu.zip.net

Nossa, que interessante.
Vale a descoberta!

beijo

Everaldo Ygor disse...

Olá...
Por aqui mais uma informativa matéria...
Sergei Bubka, uma lenda... Acompanhei parte de sua carreira brilhante no esporte...
E passou a construir suas próprias varas....
Abraços
Everaldo Ygor
http://outrasandancas.blogspot.com/

Daniel Leite disse...

Eu juro que pensava em Isinbayeva competindo na modalidade masculina. Mas, depois destes valores, vê-se que seria muito díspar a competição, visto que a russa saltou "só" 5,05m.

Até mais!

Vinicius Grissi disse...

O cara achou que já estava ganho e que não ia precisar fazer esforço. Ledo engano.

Putz! o cara era bom mesmo! É uma pena quando a gente perde para a nossa própria vaidade...

Unknown disse...

Caralho, nunca tinha ouvido falar do cara.Gostei da história dele

Fábio Andrade disse...

Ninguém avacalhou ainda, então acho que é a hora:

Um cara com esse nome competindo justamente nesse esporte?

- Ok, peguei até leve, vai...

Anônimo disse...

Era criança quando Bubka falhou na final. Me lembro disso ainda. Aliás, foi nessas olimpíadas que passei a gostar de esportes, até mesmo antes do futebol.