Histórias do Atletismo II
Amante do esporte e inspirado em uma prova noturna francesa, onde os competidores carregavam tochas de fogo durante o percurso, o jornalista Cásper Líbero resolveu então criar a corrida de São Silvestre, cujo nome foi colocado em homenagem ao papa Silvestre, um dos primeiros santos canonizados sem ter sofrido o martírio, e onde o dia de sua festa é 31 de Dezembro, mesma data escolhida para a realização da competição.Assim a primeira edição aconteceu no dia 31 de Dezembro de 1925, a idéia era praticar um esporte em meio às comemorações do Ano Novo. Restrita apenas para homens, teve um número total de 60 inscritos, 48 apareceram para a largada e 37 foram classificados no final, isso porque o regulamento da época exigia que os corredores cruzassem a linha de chegada em no máximo 3 minutos após a chegada do vencedor.
O feito histórico de ser o primeiro a cruzar a linha de chegada na primeira edição da São Silvestre foi de Alfredo Gomes, um atleta que chegou até a jogar futebol, participou das Olimpíadas de Paris 1924 onde não foi bem, mas na volta começou a dominar várias provas do pedestrianismo, faleceu fazendo o que mais gostava, em 1963 com 70 anos de idade, após participar de uma prova para veteranos no Clube Espéria, local onde treinou a vida toda.
A São Silvestre começou pequena e aos poucos foi crescendo, hoje é a maior corrida de rua do Brasil e uma das mais importantes do Mundo, recebendo os principais atletas de diversos países. Por questões financeiras e de logística, não é mais disputada à noite, porém não deixa de ser uma grande festa no último dia do ano, emocionando milhares de atletas e espectadores pelas principais vias da cidade de São Paulo. (Foto: Ilustração)
5 Comentários:
parabéns amigo, bem completo seu blog, gostei muito mesmo...abraços!
O Galo já foi campeão da São Silvestre... 2 vezes, hehehehe
A 1ª legitimamente lá pelos anos 70, só ñ me lembro de cor qual era o nome do corredor, e aquele fatídico show de marketing do ano passado com o Cheruiyot, kkkkkk...
Todo mundo adora a São Silvestre, talvez seja pelo fato mesmo de ela acontecer no dia 31-/12. Acho que desde que me entendo por gente só devo ter perdido umas 2...
Abraço
http://falandoprasparedes.blogspot.com
Em minha opinião, se a corrida fosse noturna ainda, seria mais charmosa. Mesmo assim, no Brasil, não há prova de atletismo mais tradicional. As pessoas se acostumaram a idolatrar os brasileiros que vencem a São Silvestre.
Até mais!
Sabia que iam falar do bicampeonato do Atlético. jajaja
Saludos!
http://gambetas.blogspot.com
A São Silvestre é uma competição que eu gosto bastante. É bem interessante. E tem um charme especial.
Postar um comentário