Histórias do Basquete III

11:08 Net Esportes 10 Comments

Em busca de um jogo mais rápido, dinâmico e porque não um show dentro de quadra, a BAA (Basketballl Association of America) e a NBL (National Basketball League) se juntaram em 1948 para formar a NBA (National Basketball Association), sigla que só sería adotada em 1950, mas que em 1949 já mostrava a lógica e o sentido para qual foi criada.

Surgiu assim o showman e com ele veio um time que em seis temporadas faría história, o Lakers, que nessa época era baseado em Mineápolis, deu início a primeira dinastia do basquete norte-americano em 1949, quando foi campeão pela primeira vez, e mostrou ao mundo um jogador diferenciado, um pivô que mudou completamente a forma de se jogar basquete.

Branco, com um porte físico não muito avantajado e ainda por cima usando óculos, George Mikan com os seus 2,08m, inventou a enterrada, marcou mais de 10 mil pontos, e defendeu seu time como à própria vida, a ponto de dar uma cotovelada no próprio irmão durante uma disputada partida.

Depois de dizer à própria mãe que se ela estivesse em quadra tomaria uma cotovelada também, Mikan não foi repreendido, e sim exaltado mais ainda, quando a equipe enfrentou o New York Knicks no Madison Square Garden, o letreiro anunciava Geo Mikan vs. Knicks, mesmo que Jim Pollard e Vern Mikkelsen fossem tão importantes para a equipe quando o pivô grandalhão.

O Minneapolis Lakers passou pelo Washington Capitols nas finais de 1948/1949 e alcançou o bi-campeonato em 1949/1950 derrotando o Syracuse Nationals na série decisiva, na temporada seguinte mesmo com George Mikan terminando o ano como cestinha, a equipe não chegou na final, mas conseguiu outros três títulos seguidos em 52-53-54, no primeiro grande domínio da história da NBA. (Foto: Arquivo)

10 Comentários:

Anônimo disse...

Não imaginava que NBA fazia tanto tempo!
Desde a década de 50?
E já começou fazendo sucesso.
É um dos mais famosos times do mundo!

Superando abusos disse...

mudamos nosso banner veja lá

putz nbaexiste desde 50? caraca

Isa Mangelli º disse...

Nossa, também estou espantada como eles aí em cima. NBA desde da década de 50? Não imaginava isso tudo. Muito bom o texto! Adoro aqueles jogos de basquete que na verdade são shows de raça ao time, garra e enterradas fantásticas!
Parabéns pelo blog,.

Beijo!

Ola,tudo bom?
Seu blog é muito bom nunca tinha entrado!
Já está adicionado nos favoritos do meu blog sobre as olimpiadas de lonres 2012
www.brasilemlondres2012.blogspot.com

Um abraço e parabens pelo blog
Guilherme Costa

Daniel Leite disse...

Bendito seja o ano de 1948! A NBA é simplesmente sensacional, a melhor das ligas americanas. Não sei se existe um campeonato, de qualquer modalidade, que reúna a nata de um esporte como faz esta liga. E os Spurs estão se recuperando... Rumo ao penta!

Até mais!

Leandrus disse...

Não sabia da história, e olha que gosto muito de NBA! Temos que venerar esse cara, afinal ele foi o criador das enterradas, que dá todo um charme ao basquete (pelo menos pra mim, rs).

Ateh!

Vinicius Grissi disse...

A NBA é uma das grandes coisas da história do esporte. Fantástica. E melhora a cada ano.

Alexandre Silva disse...

Aqui no Brasil poderia ocorrer algo semelhante... com 60 anos de atraso, mas...rsrsrsr

Cara, apesar de n~çao gostar, tô aqui respeitando as convenções sociais e te desejando um Feliz Natal

Abraço
http://falandoprasparedes.blogspot.com

Marcelonso disse...

Meu camarada,

Valeu pela participação neste ano que finda,desejo um Feliz Natal e um Belo Ano Novo a vc e todos os seus.

grande abraço

Anônimo disse...

Net Esporte,

Passando pra desejar um Feliz Natal e um excelente Ano Novo pra vc e pra sua família...

Feliz Natal pra Todos!