A divulgação nos jornais

11:16 Net Esportes 9 Comments

Faltam dois dias para que seja escolhida a cidade sede das Olimpíadas de 2016 e o mundo vai vivendo uma grande expectativa, o que não falta são informações na Internet, na TV e no bom e velho rádio, mas os jornais impresos também estampam sua notas e talvez reflitam um pouco como cada cidade está vendo esse grande dia se aproximar, seja no Rio de Janeiro, em Chicago, Madrid ou Tóquio, o evento que acontece no centro de convenções Bella Center, em Copenhague, está recebendo diversas celebridades e autoridades que apóiam as quatro candidatas, assim certamente já é hora de destacar na capa dos jornais um pouco, ou muito sobre isso.

O Brasil que nunca viu os Jogos Olímpicos em suas terras talvez seja o que mais deseje ser escolhido, a cidade candidata é o Rio de Janeiro e não faltou jornal para divulgar o grande dia na capa, como o "Jornal do Brasil" que trouxe ninguém menos que Pelé com foto e manchete em destaque, ou o períodico "O Dia", com uma grande chamada e fotos das primeiras-damas Marisa Letícia e Michelle Obama, já o jornal "O Globo" destaca justamente a divulgação do evento enquanto que a edição local do "Lance!" faz apenas uma pequena nota abaixo mas traz uma interessante propagando onde a estátua do Cristo Redentor aponta o número de dias que faltam.

Chicago deseja muito ser escolhida como sede das Olimpíadas de 2016 mas a população local já demonstrou muitas vezes não querer a mesma coisa que seus governantes, talvez seja por isso que os dois principais jornais ainda não deram em suas capas o devido e merecido destaque a poucos dias da grande escolha, no "Chicago Sun-Times" uma contagem regressiva no canto superior direito com alguma referência ao Triathlon, e no "Chicago Tribune" a mesma contagem regressiva só que ilustrada de maneira criativa dentro de uma medalha, no texto palavras sobre o voto secreto que irá decidir tudo na sexta-feira.

Madrid vem com as faca nos dentes, desesperada para vencer mas parece que os jornais locais não se vêem como um meio forte para influenciar na escolha, não há nada ainda em destaque na capa do jornal "El Mundo", mesmo que o evento aconteça dentro de dois dias, e no "El País" uma nota muito pequena porém colocada estratégicamente no alto da página à direita logo abaixo do título, a chamada destaca a espera por Pau Gasol e Rafael Nadal para tentar fazer alguma diferença nessa reta final, algo que o esportivo "Marca" ainda não pensou em fazer, pois preferiu uma pequena nota na parte inferior da página principal relatando o fato de que 31 votantes do COI tem vínculo com a Espanha.

A mais preparada porém menos favorita Tóquio prova que a falta de apoio popular deve mesmo fazer a diferença quando seus jornais parecem não dar a mínima para este grande acontecimento do esporte, é certo que traduzir o que um jornal japonês diz é meio impossível, nem seu nome fica fácil identificar, porém a falta de uma foto pode comprovar que nada sobre as Olimpíadas está escrito ali, um fato que talvez se confirme através dos outros diários escritos em inglês, nada no "The Asahi Shimbun", nada no "The Japan Times", e nada no "Stars Stripes", que pelo menos fala sobre esporte destacando alguma coisa do Futebol Americano. Divulgar muito ou pouco em jornais impressos pode ou não fazer a diferença na hora decisiva, ou pelo menos dar uma ajudinha em meio a tantas formas de se falar sobre a mesma coisa. (Foto: Arte Net Esportes)

9 Comentários:

Unknown disse...

Quer ganhar a camisa 13 do Jason ?

Entre no blog Cativa Tricolor e responda :

O que você faria pra levar a camisa II do Jason 13 pra casa ?


ESTÁ NO AR! Promoção ' Jason Tricolor tem cadeira Cativa ' . Imperdível. http://migre.me/80a5

Não vai ficar de fora, vai ?

Felipe Maciel disse...

Puxa, parece que só o Brasil quer de verdade. O Brasil menos eu, porque o que aqueles safados prometeram fazer com Jacarepaguá me fazer repudiar essas Olimpíadas. O novo presidente da CBA disse que ainda dá pra recuperar. Acho bom mesmo...

Cara, não entendi sobre o pedido que me fez lá no blog. Queria que eu te enviasse um email mas nem mencionou o assunto... desculpa mas não compreendi.
Por que não me envia um email falando sobre o que for?

Abs

Michel Farias disse...

Acredito seriamente em Madri, é a cidade que tem a melhor estrutura e também chega mais perto do visual que o Rio tem. Sou carioca mais espero que as Olímpiadas não cheguem aqui,por diversos fatores.


Abraço!!

http://ofuteboleoscariocas.blogspot.com/

Marcelonso disse...

Por mais que digam que o país vai ganhar com os Jogos Olimpicos,que cada real investido terá o retorno de quatro,não gostaria que o pais fosse a sede,nossos governantes não são sérios,não estamos preparados.

abraço

Leandrus disse...

Se formos ver pela repercussão na capa dos jornais, realmente o Rio é a cidade que conta com o maior apoio e mais deseja sediar a competição. Interessante isso.

Porém, confesso que não estou tão animado com essa festa toda para anunciar a sede, tampouco ansioso. Para falar a verdade, achei até uma bobagem o fato de terem declarado ponto facultativo aos órgãos públicos na sexta-feira aqui no Rio e também o fato de terem alguns shows de artistas para comemorar antes mesmo de saber se a cidade foi escolhida ou não...

Ateh!

Patrick Araújo disse...

É muito complicado falar em qual cidade vai ganhar as olimpíadas.

Até mesmo Madrid pode ser a escolhida, onde ela foi duramente criticada no relatório do COI e teve a pior apresentação.

Realmente parece que Toquio é a mais preparada! O ruim é o fato de Pequim ter sediado a última olímpiada e Londres será em 2012, o continente americano é o mais simpático pelo COI em sediar o evento.

Por isso que a mídia está dando destaque para Chicago e Rio, e isso está pesando demais.

Mais tem que se colocar na balança e não achar que vai ser o fim do mundo se o Rio ganhar, não vamos ter somente prejuízo, é colocar na balança com calma e analisar.

Oh dia 2 que não chega.. rsrsrsrs..

Abraçosssss

Filipe Araújo disse...

Cara, não queria que viesse pro Rio não.

Saludos!

http://gambetas.blogspot.com

Vinicius Grissi disse...

Não creio que o Brasil esteja pronto para receber os Jogos. E espero que o Rio não seja o escolhido.

Acho que dá Chicago.

Ron Groo disse...

Todos os homens publicos e dirigentes de modalidades olimpicas estão salivando para que seja aqui.

Os primeiros para morderem o erário público e os segundos para receberem verbas superfaturadas...

Somos um país de vira latas mesmo.