Top 5 GP Brasil de F-1

15:16 Net Esportes 2 Comments

Inevitavelmente a cidade de São Paulo, assim como todo o país e grande parte do mundo, vive nesta semana uma grande expectativa para mais uma corrida de Fórmula 1 no Brasil, não era pra menos, pois o Grande Prêmio de Interlagos que teve início lá no começo dos anos 70, pode mais uma vez decidir o título do campeão da temporada, sendo assim, vamos lembrar de cinco provas marcantes, talvez não as cinco maiores de todos os tempos, afinal foram muitas, mas as cinco corridas que por uma razão ou outra foram especiais, mesmo que para um apaixonado por Fórmula 1 qualquer corrida, em qualquer lugar, seja sempre especial.

01. GP BRASIL DE 1972 - Interlagos
Driving To Victory
A primeira vez ninguém esquece, Interlagos ficou pronta, recebeu a Fórmula 1 pela primeira vez em sua história, mas era apenas um corrida extra, um teste que não valia pontos para o campeonato, porém o teste deu certo o Brasil segue recebendo uma corrida até hoje, na prova nada de muito bom para se lembrar, Emerson Fittipaldi teve a traseira do carro quebrada, e abriu caminho para a vitória do argentino Carlos Reutemann, o primeiro campeão do GP Brasil da história.

02. GP BRASIL DE 1982 - Jacarepaguá
Alain Prost
Regulamento mal escrito, regras pra lá e regras pra cá, a Fórmula 1 no início dos anos 80 não tinha nenhuma diferença com a de hoje e havia muitos interesses políticos também, alguém que deve ter inspirado Flávio Briatore como seu sucessor fazia várias manobras para tentar levar vantagens, mas a FIA descobriu e quem pagou caro foi Nelson Piquet, desclassificado três semanas depois de uma vitória brilhante, assim quem terminou em primeiro foi Alain Prost, sua primeira de cinco vitórias em Jacarepaguá que lhe renderia o apelido de "Rei do Rio".

03. GP BRASIL DE 1991 - Interlagos
AYRTON SENNA
Ele já tinha ganhado muitas corridas, títulos e se consagrado na Fórmula 1, mas para Ayrton Senna ainda faltava alguma coisa, ainda faltava vencer o GP Brasil, ele queria isso mais do que ninguém e conseguiu, na raça e com uma pequena ajuda da mãe natureza, que mandou muita chuva naquele ano de 1991, chuva que fez o grande rival Prost ir literalmente por água abaixo, afundou Mansell e não conseguiu evitar o grande triunfo de Senna, que completou a prova apenas com a sexta marcha, exausto e como muitas câmbrais, mas muito fezliz e satisfeito após uma vitória absolutamente espetacular.

04. GP BRASIL DE 2003 - Interlagos
Raikkonen and Fisichella on podium
O termo "Corrida Maluca" é muito usado quando se tem uma corrida com chuva e muitos acidentes, porém o GP Brasil de 2003 é grande candidato a ser a corrida mais maluca de toda a história, parece que choveu mais do que em 1991 se é que isso é possível, o péssimo regulamento fez as equipes levarem apenas pneus intermediários, um acidente atrás do outro até um de grandes proporções que fez a corrida ser definitivamente encerrada, mas a lambança continuou, houve confusão com o número de voltas e a vitória de Raikkonen acabou indo para Fisichella algumas semanas depois, Alonso ficou em terceiro mas não foi ao pódio, pois estava no grave acidente e recebia atendimento médico enquanto os outros recebiam a premiação.

05. GP BRASIL DE 2008 - Interlagos
Brazilian Formula One Grand Prix: Race
Para finalizar a corrida do ano passado, devido a grande emoção e definição de tudo na última volta, Felipe Massa chegou em Interlagos ainda com chances de ser campeão, e Lewis Hamilton estava fazendo o favor de ajudar o brasileiro ficando justamente na posição que lhe daria o título, mas a chuva novamente foi a grande protagonista, fez todos irem para os boxes trocar pneu bem no final da corrida, menos Timo Glock, que colocava Hamilton onde Massa queria, o piloto da Ferrari venceu e todos comemorarão eufóricos nas arquibancadas e vendo pela TV, mas o pneu da Toyota não resistiu e Hamilton passou e foi quinto colocado, posição suficiente para ele ser o grande campeão por apenas um ponto de diferença.

Agora só resta saber se neste domingo teremos um GP Brasil tão bom quanto estes. (Fotos: Getty Images e Newscom via PicApp)

2 Comentários:

Loucos por F-1 disse...

Todas as corridas citadas merecem um destaque especial. A primeira vitória de Senna foi sensacional. Em 2003 a chuva deu um taque especial para a prova, uma típica corrida maluco. No ano passado a emoção acabou sendo grande com aquela quase conquista do campeonato.

Abraço!

Leandro Montianele

Ron Groo disse...

Sou suspeito, gosto de todas.
E mesmo não sendo torcedor do Senna, tenho de admitir que aquela em que ele inventou o drible da vaca com carro em cima do Damon Hill.