O melhor piloto dos pilotos

11:21 Net Esportes 8 Comments

Está na capa da revista Autosport, uma das mais conceituadas do automobilismo, e no noticiário de todo o mundo, a lista dos melhores pilotos da Fórmula 1 já foi feita diversas vezes, já causou inúmeras polêmicas e já refletiu a opinião dos mais variados admiradores deste esporte, porém dessa vez a palavra final para escolher o melhor piloto da história veio dos próprios pilotos, e ex-pilotos claro, foram 217 participantes da pesquisa que já sentiram o drama de pilotar um carro de Fórmula 1, e certamente sabem muito bem do que estão falando, e de quem estão elegendo.
Ayrton Senna
A lista final teve 40 nomes, com Riccardo Patrese na 39ª posição e Gerhard Berger na 37ª, dentre as escolhas mais inusitadas aparece Stefan Bellof na 35ª posição, um alemão que correu apenas duas temporadas pela Tyrrell, entre 1984 e 1985, e era apontado como substituto de Michele Alboreto na Ferrari, mas que acabou falecendo em uma prova de turismo em Spa Francorchamps, na temida curva Eau Rouge. Um pouco mais acima está Jenson Button, em 30º lugar, duas posições a frente de Giuseppe Farina, italiano que venceu a primeira temporada da história em 1950, número de títulos não fez tanta diferença na hora da escolha.

Ele nunca foi campeão mas está em 26º lugar, Sebastian Vettel foi bem votado, mas não tanto quanto Lewis Hamilton, que foi o 17º, com Mika Hakkinen em 15º e Nelson Piquet em 13º sucedido por Emerson Fittipaldi, o 12º. A lista que colocou Fernando Alonso em 9º lugar tem uma sequência incrível a partir da sétima posição, com Niki Lauda, Jackie Stewart, Jim Clark, Alain Prost e Juan Manuel Fangio na 3ª colocação, deixando a primeira e a segunda reservadas para os dois pilotos que mais dividiram a opinião do público nos últimos tempos, quem é o melhor, Ayrton Senna ou Michael Schumacher?

Essa foi apenas mais uma pesquisa, apenas mais uma lista, as dúvidas, as discussões, as discordâncias vão continuar existindo sempre, os que defendem um dos dois em primeiro vão expor inúmeros argumentos, os que defendem o outro colocarão muitos outros argumentos para um debate que certamente nunca terá um fim, mas a Autosport e todos os pilotos já se decidiram, já escolheram e isso irá ficar registrado para sempre, na opinião dos pilotos o melhor piloto de todos os tempos foi Ayrton Senna da Silva, o primeiro colocado dessa lista, com Michael Schumacher em segundo lugar, se alguém não gostar que faça outra lista, que faça outra pesquisa, porque a dos pilotos já está definida. (Foto: Pascal Rondeau/Allsport via PicApp)
Fonte: Portal MSN

8 Comentários:

Marcelonso disse...

Senna foi fabuloso por tudo que representou para o esporte,a forma como se dedicava,seu estilo de pilotagem,ele foi unico dentro de seu tempo.

É muito dificil estabelecer comparações em periodos distintos,cada qual a seu tempo teve o merecido destaque.

abraço

Marcelo Costa disse...

Legal essa lista com 40 pilotos! Mas cadê do Rubinhooooo...risos???. Chega a ser hilário ver François Cevert na lista, ele nem teve tempo de fazer nada na F1, morreu muito cedo, só 46 Gps ele participou, Berger na lista??? Jesus...Berger de piloto veloz e sábio, depois da Tamburello virou capacho do Senna na Maclaren...aff. Bellof era fera, mas morreu cedo também, correu 20 GPs, uma pena!!!

A maioria de pilotos que votaram devem ser europeus e da nova geração, pra piorar muitos dever ter sido ingleses, vc acha que um inglês ia votar no Schummy como o melhor..UM ALEMÃO? ELES SEMPRE FORAM RIVAIS DENTRO E FORA DAS PISTAS, Se odeiam, foram rivais na 1° e 2° guerra! Melhor votar em um piloto de fora devem ter pensado todos pilotos europeus, Schummy é muito invejado por sinal entres os pilotos! Antigamente falavam que era o Fangio, Argentino, agora o Senna...rs. Queria ver a lista de quem votou, mas já imagino quais foram...rs, e quem garante que não houve manipulação da revista? Tem pilotos que nem campeões foram e esta entre os 10 melhores. Depois de todos os Campeões acredito que Gilles, Moss e Peterson estejam sim entre os melhores, mas só depois dos Campeões!

O Senna era muito bom, mas ERRAVA MUITO! Olha os que vem a seguir, Schummy,Fangio,Prost,Clark,Stewart,Lauda,Alonso, sempre erraram pouco, Senna jogou VÁRIAS VITÓRIAS E CORRIDAS FORA!!! De cabeça eu te falo mais de 10 VITÓRIAS!!! Fazia muitas poles, mas largava mal em várias ocasiões. Tinha erros de "avaliação" absurdos quando era líder isolado na corrida, como Mônaco 88 e Portugal em 89! Quis dar show em Mônaco colocando 1 minuto no Prost e ficou no guard-rail. Portugal, O ABSURDO, liderava com folga e foi disputar curva com Mansell de bandeira preta!!! Perdeu 5 vitórias por causa de retardatários, 3 por batida, ITA/88, AUS/89 BRA/90 e 2 por se atrapalhar para fazer a ultrapassagem, Prost FRA/88 e Mansell HUN/89, eles chegaram, passaram Senna e o retardatário juntos e venceram a prova! Ultrapassagens parecidas como a de Hakkinen em Schummy na Bélgica.

Não posso colocar um piloto que só era bom na "arte de pilotar" na frente só por isso, ele tem que errar o menos possível, fazer coisas brilhantes fora da pista, como ERGUER UMA EQUIPE QUE NUNCA VENCIA UM TÍTULO, caso da Benetton e Ferrari com Schumacher! Bater piloto na pista é uma coisa, isso eu vejo todos os anos, AGORA ERGUER UMA EQUIPE QUE TAVA NA MERD...COMO TAVA A FERRARI, ISSO É OUTRA COISA, MUUUUITO MAIS DIFÍCIL!!! O Senna fora da pista só sabia brigar, agrediu fiscal de pista, jornalista, mecânico, pilotos novatos nos boxes, brigou com a FIA, não se dava bem com Prost, Mansell e Piquet. Traiu a Tolemam ao acertar com a Lotus para 85, traiu o Prost ao fazer um acordo de homem para homem em Imola 89 e tomou a vitória de Prost ao largar mal e depois passar o mesmo logo em seguida(esse foi o motivo de Prost jogar o carro em cima de Senna no Japão, Senna quis dar uma de esperto em Imola 89 e levou o troco no Japão 89, Prost ao jogar o carro no Japão deve ter pensado:

"Lembra de Imola esse ano? Fica com aquela vitória que eu fico com o título"

Marcelo Costa disse...

E o que eu acho o pior erro do Senna na F1, jogar um F1 em cima do Prost a mais de 200km/h no Japão 90, sem se importar se alguém poderia se machucar(poderia ter voado uma roda e matado um fiscal de pista) se ele queria fazer isso, porque não o fez em uma chincane de baixa velocidade? E ainda disse que fez de propósito anos depois...imperdoável!!!

E quem diz que Senna só vencia com ultrapassagens na pista se engana, GP USA 86, Piquet era líder, mas ele para nos boxes para troca de pneus, a Williams erra na troca, Senna pula para liderança, Piquet volta em segundo e na ânsia de recuperar a posição bate e abandona! Senna vence sem ultrapassar o líder na pista! GP de USA 87,o líder é Mansell e para nos boxes para trocar pneus e também demora na troca, Senna era segundo, passa a líder e vence. O famoso GP de Mônaco 92, Mansell era líder, mas tem que trocar um pneu furado, Senna passa, vira líder e vence. Foram 3 GPs onde Senna venceu sem ultrapassagem na pista. Das 41 vitórias do Senna, 29 foi com pole/vitória ou seja, sem ultrapassar ninguém, 29+3=32 vitórias sem ultrapassagens. Sobraram 9 vitórias,e se procurar acha mais...eu pergunto: Com Senna pode e outros não??? Ora o que mais tinha na época do Senna era "ultrapassagem no boxe".

Lembra quando não dava p/ passar na pista, "eles" esperavam a troca de pneus, lembra da volta do líder com pneus frios? Em 2010 tem tudo para ser assim sem o reabastecimento.

Marcelo Costa disse...

Nem Piquet conseguiu ser Campeão na Benetton, nem Mansell e Prost na Ferrari...coube ao Schummy a missão de sair de uma Benetton que GANHAVA TUDO(94/95) para pegar a Ferrari que estava na merda...Se o Senna era tão bom assim cade o título na Lotus? Senna foi camepeão em uma época que só dava Mclaren, antes dele deu Lauda84,Prost 85,86,89...depois vem o Senna 88,90,91! O que Senna fez outros já tinham feito, nada de sobrenatural, fez grandes corridas, mas muitos outros também fizeram, antes e depois de Senna. Quando a Maclaren caiuuuuu em 92/93 ele sumiu, queria o "carro do outro mundo" da Williams!



E outra...se for ver o Prost na época foi o BICHO PAPÃO nos anos 80/90! Prost competiu e venceu na pista, Piquet, Mansell e Senna, saiu da Mclaren que ganhava tudo e ergueu a Ferrari em 90 e disputou o título, provando que não era só bom de braço. Olha os companheiros de equipe que Prost teve....MUITO MAIS DURO QUE SENNA! O Prost só pegou "osso" dentro da equipe e nas disputas pelos títulos! Por oito vezes o Prost disputou diretamente o título nas décadas de 80/90, levou 4 títulos e foi vices 4, ninguém fez isso nesse tempo, o que vale é o fato!

Parem e pensem:

Um dia antes que Senna morreu quem era o maior piloto de todos os tempos na F1? Porque se for ver o MAIOR DE TODOS OS TEMPOS, aí vc tem que colocar NUVOLARI e cia... antes da F1. E aí todos os pilotos que passaram pela F1 viram pilotos de autorama. Voltando ao Senna, antes de morrer quem era considerado por todos o MAIOR DA F1??? Resposta: FANGIO com seus 5 títulos, nem foi pelas, vitórias, poles..etc. Foi somente pelos 5 títulos!!! Nem pelo perigo foi porque as décadas de 60/70 foram tão perigosas quanto a de 50 de Fangio.

Marcelo Costa disse...

Mas alguém pode dizer: "Ahhhhhh mas o Senna morreu e ia ganhar mais títulos!!"

Ora, eu vi o Gilles Villeneuve correr e posso dizer que ele também ia ganhar vários títulos, ele só correu 4 temporadas completas na F1 e virou lenda nesses 4 anos! Ele poderia "pensar" mais no campeonato e "aliviar" nos próximos anos, poderia acontecer isso e ele vencer vários títulos, mas não deu porque ele morreu assim como o Senna.

Ora se morreu acabou, a morte na F1 sempre foi um fator relevante que qualquer piloto tem que vencer para ser o maior ou melhor e Senna não conseguiu superar esse item. A verdade é uma só ele não teve tempo para bater todos os recordes e ser o maior ou melhor. O Prost chegou perto mas preferiu se aposentar. Se o melhor antes do Senna morrer era o Fangio, então ninguém pode colocar o Senna a frente só porque ele morreu! Até eu que sempre fui fãn do Gilles não concordo de ele estar a frente do Piquet e Emerson, não por eles serem brasileiros, mas pelo que conseguiram, a morte do Gilles também teve um forte impacto nas pessoas e com certesa ajudou nos votos.

Stirling Moss a frente de Piquet e Emerson? A revista é inglesa não é (muitos risos). Pra mim Stirling Moss foi o Rubinho da época, só levava FUMO, no caso de Fangio. Falam de Schummy, mas Fangio nunca teve um CONCORRENTE a sua altura também, só dava Fangio na sua época, nunca disputou títulos sequer com um Bi-Campeão.

O ideal seria os melhores de cada década, aí sim seria mais justo! Jack Brabram foi um "mostro" em sua época, tem um feito único na F1, foi tri-campeão e com carro construído por ele, mas quem vai se lembrar...

E o que o Emerson Fittipaldi fez foi muito mais importante que Piquet e Senna, é inquestionável, quem leu sobre a vida de Emerson sabe disso, nada de marketing, nada de rede de Tv e narrador elevar o nome a herói nacional.

"Precisa então morrer para as pessoas ficaram com dó e assim votar???" Senna, Gilles e Moss parece que sim, no caso de Moss por nunca conseguir um título.
Isso não muda as estatísticas, Fangio, Prost e Schumacher continuam a frente de Senna, e isso sim é RELEVANTE! Antes os números eram importantes, depois que Senna morreu não vale mais??? Pra mim essas votações não passam de marketing, bem a cara do Senna ele apostava muito nisso...

"Curioso esse mundo, os mortos valem mais que os vivos!!!"

Hilário...

E se alguém acha que a Formula 1 de 1994 para cá é chata, melhor acordar cedo no Domingo e ajudar a mulher ou a mãe a fazer uma BOA FAXINA EM CASA!!! Ela agradece...

Eu vi Gilles pela Tv e posso garantir, ele não foi o melhor ou maior porque não teve tempo. Mas sem dúvida foi o mais ESPETACULAR piloto que passou pela Formula 1! Quem já viu o vídeo do GP do Canadá 81 e Holanda 79 sabe do que estou falando. E ele sempre foi assim, espetacular, o Show Man da Formula 1, ate no dia que morreu em Zolder 82.

Marcelo Costa disse...

Feito pelo antigo sistema da revista 4 rodas, segue o que esta na revista:

"A revista Quatro Rodas instituiu em 1989 o Ranking de todos os tempos. Os 6 primeiros de cada campeonato recebem pontos(9,6,4,3,2 e 1). A soma é multiplicada pelo resultado da divisão do número de vitórias pelo total de GPs disputados. Este critério valoriza os Títulos, a regularidade e a média de vitórias. Esse critério vale apenas para quem venceu um vez na F1". Coloquei até os 42 primeiros melhores, mas passa dos 80 pilotos com média até 0,01. José Carlos Pace tem essa média de 0,01. Mas como morreu cedo demais não teve como melhorar seus resultados em sua época.

__________Vitórias/ GPs x Pontos = Média
Schumacher 91 / 249 X 92 = 33,12


Abaixo os pilotos com suas médias ao longo da carreira, lembrando que os pilotos atuais na F1 podem melhorar ou até piorar sua média depois de sair da F1. Coloquei primeiro os 31 Campeões para depois colocar os melhores sem títulos, lembrando que é pela "média" de tudo que um piloto fez na Formula 1.Não contam "números" de outras categorias ou épocas!!! Por isso Tazio Nuvolari,Rudolf Caracciola entre outros não estão na lista! Estranho essa história de "melhor de todos os tempos". Só colocam pilotos após 1950."E os outros antes de 1950 não são filhos de Deus, só entra os "cheirosos" após 1950???"

No pódio:
1. M Schumacher_33,12
2. J Fangio_____26,82
3. A Prost______17,93

4. A Senna______13,24
5. J Stewart____12,00
6. J Clark______11,45
7. A Ascari_____10,56
8. N Lauda_______5,47
9. N Mansell_____5,35
10. N Piquet______5,07
11. D Hill________4,68
12. F Alonso______4,20
13. J Brabham_____3,88
14. M Hakkinen____3,87
15. G.Farina______3,63
16. L Hamilton____3,59
17. K Raikkonen___3,32
18. G Hill________3,02
19. E Fittipaldi__3,01
20. J Scheckter___2,05
21. D Hulme_______1,78
22. A Jones_______1,75
23. Rindt_________1,60
24. Hunt__________1,52
25. Surtees_______1,40
26. Hawthorn______1,39
27. Andretti______1,31
28. J.Villeneuve__1,13
29. P.Hill________0,93
30. Rosberg_______0,70
31. Button________0,56


Pilotos sem títulos:

32. Reutemann____1,89
33. T. Brooks____1,89
34. Peterson_____1,46
35. Ickx_________1,44
36. Coulthard____1,42
37. Massa________1,23
38. Barrichello__1,03
39. Montoya______1,03
40. Berger_______0,99
41. Gonzalez_____0,84
42. G.Villeneuve_0,53

Vale lembrar que os números são "frios", Coulthard esta a frente de Barrichello e muitos podem achar ruim(risos). Mas Coulthard tem a soma de pontos maior por causa de melhores colocações nos campeonatos que disputou, Mansell tem menos GPs que Piquet e mais vitórias e no calculo fica a frente! Gilles fez apenas 4 temporadas, por isso tem média baixa em relação a outros, embora na minha opinião é muito mais piloto que vários Campeões que conseguiram apenas 1 título, mas a morte chegou primeiro e ninguém pode fazer nada. Quem vive questionando Alonso e Raikkonen, aí esta algo relevante, as medias mostram que eles são dois grandes pilotos! Imagina se Raikkonen for Campeão no WRC, seria um feito único no esporte a motor! E Alonso tem muuuuita coisa pra ganhar na F1 e subir nessa estatística! Vcs acham que as equipes não fazem esses calculos e levam em consideração na hora de contratar um piloto? Claro que sim...

Net Esportes disse...

@Marcelo Costa: Muito Obrigado por seus comentários, acho que cada um pode ter a sua opinião e o seu pensamento, estamos em um mundo livre. Também senti falta do Rubinho, ele merecia um legar entre os 40, com relação a manobras de Senna contra Prost, vejo como troco já que o francês fez o mesmo antes e o Senna já havia sido muito injustiçado, desde aquele GP de Mônaco na chuva que ele ia vencer mas cancelaram a corrida ..... o Schumacher é execelnete piloto, mas não acho que foi ele que reergueu as equipes, se for assim vamos ter que dizer que o Button reergueu a Honda (Brawn GP) nesse ano, seria a mesma situação ...... ou seja, a Benneton de 1994 foi a Brawn desse ano, e a Ferrari cresceu junto com a McLaren, ou um pouco depois e era mega superior aos outros carros como a McLaren do Senna e Prost e todos outros com que ela foi campeã, até com o Hakkinen.

Silvano Vianna disse...

Velho, o cara se empolgou mesmo, fez um post de comentários praticamente.
Sou muito fã do Senna ele fazia algumas cosias incríveis. O Shumi teve os melhores carros, mas era muito bom também, mas acho que algumas coisas que o Senna fez não da pra repetir....