Os deveres foram cumpridos

14:11 Net Esportes 6 Comments

DURBAN, June 25, 2010 A fan waits for the start of the Group G last round match between Portugal and Brazil at 2010 FIFA World Cup, at Moses Mabhida stadium in Durban, South Africa, on June 25, 2010.
Depois de Estados Unidos contra Inglaterra, a primeira fase da Copa do Mundo de 2010 teve mais um duelo entre colonizados e colonizadores. Talvez até o confronto mais esperado na África do Sul, mesmo porque em uma outra grande partida logo no primeiro dia de disputas, que envolvia dois campeões do Mundo, França e Uruguai, a rede nem balançou. E se isso era algo inesperado para a partida entre Brasil e Portugal, mas todos tiveram que amargar e engolir um embate onde mais uma vez um dos dois times jogou na defesa e o outro não conseguia nem jogar no ataque. O Mundial acabou vendo mais um placar sem gols, quase fechando a primeira fase, com as equipes simplesmente cumprindo os seus deveres.

Dever de vencer mesmo o jogo tinha a Costa do Marfim, Yaya Touré marcou aos 13 minutos e Romaric ampliou aos 19 minutos do primeiro tempo. Era disso mesmo que os últimos representantes africanos na Copa precisavam, marcar muitos gols. Porém a Coreia do Norte não estava disposta a sofrer outra goleada de sete e só aos 36 minutos do segundo tempo tomou mais um gol. Os três a zero já não adiantavam mais e pelo menos a equipe africana vai embora com uma vitória. Fez falta não ter saído do zero a zero no primeiro jogo contra Portugal, assim como também fez muita falta a equipe lusitana não ter vencido na estreia, isso faria com que o empate diante do Brasil fosse suficiente para serem líderes no Grupo G.

Pela tradição, o Brasil tinha muito mais obrigação de ser primeiro no Grupo do que Portugal, assim um empate neste jogo tão aguardado da primeira fase era mais do que suficiente, assim sendo a Seleção Canarinho também cumpriu o seu dever. E não se pode dizer que Portugal não tenha cumprido o seu também, mesmo porque o técnico Carlos Queiroz armou uma equipe especial para o grande duelo, visando claramente que não queria perder apesar de tão pouco querer vencer, o empate também pode ser considerado como um dever cumprido dos portugueses, porque ele também garante a classificação matemática para as oitavas-de-final, em uma Copa do Mundo não se pode ficar escolhendo adversários e lado de chave, nada é tão difícil e nada é tão fácil daqui para frente.
June 25, 2010 - Durban, South Africa - epa02221919 Portuguese fan moments before the FIFA World Cup 2010 group G match between Portugal and Brazil at Moses Mabhida Stadium in Durban, South Africa, 25 June 2010.
A indefinição do Grupo F, que cruza com o Grupo G nas oitavas, impede qualquer um de adiantar ter sido melhor primeiro ou segundo do Grupo. Exceto se for analisado os adversários seguintes, como uma Eslováquia ou uma Coreia do Sul. Mas quem disse que os adversários de quartas-de-final e semifinal serão estes e não Holanda e Uruguai. E Quem disse que Uruguai não é tão difícil quanto Alemanha ou Argentina ou ainda que o Paraguai e o Japão não sejam mais fáceis que a Holanda? Portugal pode ter se dado até melhor do que o Brasil nas oitavas-de-final se a Espanha não for o adversário, equipe que define seu destino ainda na tarde desta sexta-feira, esta sim tendo não só o dever de vencer o Chile como também uma grande obrigação de ser até primeira do Grupo devido a tantos status que recebeu antes do início da competição. (Fotos: ZumaPress via PicApp)

6 Comentários:

Alice Daniel disse...

Não tem como escolher adversários nesta Copa. Pelos resultados, alguns surpreendentes, qualquer um é perigoso e há de se tomar cuidado para que não sejamos nós os surpreendidos.

Anônimo disse...

Eu queria que o brasil pegasse logo a espanha HUM.. blog maneirissimo e post melhor ainda...

Vc curte rock? disse...

O jogo do Brasil hoje me deu sono. Pronto falo mesmo...
Quem sabe agora no mata-mata, a seleção brasileira não "pega fogo". Vamos torcer!!!!

Déborah Almeida disse...

Ola, não sou muito entendedora de futebol, mas gosto de assistir e fazer companhia ao meu esposo que amaaaaa. Ele tem milhões de CDS de jogos.....
Parabéns pelo blog...

FilipeJMS disse...

Acredito que esse resultado já era de se esperar, mesmo antes da Copa eu apostei em um empate entre Brasil e Portugal. A única coisa que me preocupa é o Dunga pensar em Josué como possível substituto do Felipe Melo!

Net Esportes disse...

@Felipe: Eu apostei 2 a 2, mas achava que Portugal ganharia da Costa do Marfim e que o Brasil chegaria com melhor saldo.