O maior nadador do Brasil

14:27 Net Esportes 4 Comments

Cesar Cielo of Brazil celebrates with compatriot Nicholas Santos (R) after Cielo won the men's 50m butterfly at the Pan Pacific 2010 swimming championships in Irvine, California, August 18, 2010.  REUTERS/Christinne Muschi (UNITED STATES - Tags: SPORT SWIMMING)
Quem não se lembra de Djan Madruga, dez medalhas em Jogos Pan-Americanos e um bronze nos Jogos Olímpicos de Moscou 1980, foi ele o nadador brasileiro que abriu as portas deste esporte aquático no país. Se não fosse ele talvez Ricardo Prado não tivesse conseguido tanto sucesso, ouro e bronze no Pan-Pacífico de Tóquio 1985, ouro no Mundial de Guayaquil 1982 e prata nos Jogos de Los Angeles 1984. O que seria do Brasil de Maria Lenk e Renata Agondi se as glórias não continuassem a ser alcançadas. Gustavo Borges ganhou 17 medalhas em Pan-Americano sendo oito de ouro, foi o melhor quatro vezes em Mundiais e levou quatro medalhas olímpicas, duas a mais que Fernando Scherer, seu companheiro de revezamentos que fez história ao seu lado. Qual deles teria sido o melhor nadador do Brasil em todos os tempos? Todos ou nenhum, pois a história ainda está acontecendo.

O final da tarde de quarta-feira foi bonito em Irvine, Estados Unidos. O sol está se pondo e a pacata cidade com pouco mais de 200mil habitantes não está dando muita atenção ao fato de ser sede da maior competição de natação do ano. O Pan-Pacífico só acontece a cada quatro anos e os moradores só sabem dele devido a alguns cartazes fixados em postes pelas ruas. Nem parece que a cidade revelou ao mundo grandes nomes da natação norte-americana como Amanda Beard, Aaron Peirsol, Jessica Hardy e Jason Lezak. Três mil lugares estão disponíveis nas arquibancadas do Parque Aquático William Woollett Jr. mas o local não está nem perto de ficar lotado, ninguém vê Michael Phelps vencer os 200m borboleta e ninguém vê Ryan Lochte ganhar os 200m livres. Eles também não estão vendo aquele que sem dúvida alguma ser considerado como o maior nadador do Brasil.

Ryan Lochte comemora, ele está confiante e sabe que pode dar trabalho para Michael Phelps. O maior nadador do mundo recordista de medalhas olímpicas completa sua prova exausto, extenuado e revelando que torceu muito para que não 'desabasse' nos metros finais, longos metros de um prova longa de 200 metros. Se fossem 50 metros talvez ele não ficasse tão cansado, uma condição que estava muito acostumado em 2008. Com a excessão que além de fôlego é preciso ter muita explosão, e isso o inegavelmente melhor nadador do Brasil tem. César Cielo diz que não precisa provar mais nada para ninguém, ele venceu os 50m livres nas Olimpíadas e no Mundial, onde faturou também os 100m livres, estabeleceu o recorde em ambas as provas que é especialista e sem os supermaiôs vai demorar muito tempo para ver suas marcas superadas. Não bastava, ele tinha que ir além.
Cesar Cielo of Brazil celebrates after winning the men's 50m butterfly at the Pan Pacific 2010 swimming championships in Irvine, California, August 18, 2010. REUTERS/Christinne Muschi (UNITED STATES - Tags: SPORT SWIMMING)
Tudo o que fez Djan Madruga, a história de Ricardo Prado e as tantas conquistas de Gustavo Borges. Nenhum deles foi ouro em Olimpíadas mas ganharam a medalha dourada em campeonatos mundiais, tiveram recordes mundiais, então porque reverenciar César Cielo como o maior nadador do Brasil? Simples, ele tem apenas 23 anos de idade e muito potencial, já fez tanto quanto os lendários nadadores brasileiros fizeram e muito mais, no Pan-Pacífico ele colocou uma touca dourada inspirada no capacete do time de Futebol Americano New Orleans Saints e venceu em uma prova que ninguém esperava que fosse o melhor, os 50m borboleta, tendo ainda Nicholas Santos levando a prata em uma dobradinha inédita do Brasil. Ainda vem aí suas provas favoritas, o Mundial no ano que vem e as Olimpíadas de Londres 2012 e porque não as do Rio 2016. Quanto mais pode fazer César Cielo pela natação brasileira? Ele tem tudo para ser ainda maior. (Fotos: Christinne Muschi/Reuters via PicApp)

4 Comentários:

Marcelonso disse...

Cielo é sem dúvida um belo exemplo,um tremendo nadador.
E o que é mais bacana,ele despertou nos mais jovens o interesse pela natação,que andava adormecido.

abraço

FilipeJMS disse...

Cielo é o cara, até em prova q não é sua especialidade, ele leva o ouro!
Vale Cesão!!!

César Cielo nada muito...

Ele é sinistro!

Pena que decidiu ir pro lado ruim da vida... o framengo..... rsrsrsrsrsrs...

Mas não tenha dúvidas que vai ser o melhor nadado que o Brasil já teve....

Luiz Scalercio disse...

cesa cielo merece
ganhar medalha
ele leva o nosso
brasil podio.
clique em comente no blog
www.analucianicolau.adv.br