De New Jersey para New York

16:29 Net Esportes 2 Comments

Brooklyn Nets Jay Z New YorkEm 1967, nem faz tanto tempo assim, surgiu nos Estados Unidos uma equipe de basquete com o nome de New Jersey Americans. Não durou nem um ano o nome e nem mesmo o local onde a equipe foi criada e estabelecida, em 1968 todos pegaram o trem e foram para Nova York, transformando a equipe em New York Nets, pelo menos até o ano de 1977. Nesse período foi só alegria, dois títulos da ABA (antiga liga antes da fusão e criação da NBA) nos anos de 1974 e 1976. Estava tudo ótimo, tudo indo muito bem, mas eis que os proprietários resolveram voltar novamente pata a cidade vizinha, novamente para Nova Jersey, e assim o New Jersey Nets finalmente viveu longos anos sem mudar de nome ou de cidade.

Os tempos foram difíceis, pelo menos até o começo do novo século. Com Jason Kidd, e mais tarde Vince Carter, as coisas melhoraram muito. Foram quatro títulos de Divisão e dois de Conferência, faltou muito pouco para levar o título da NBA, faltou pouco para fazer história como essa mesma equipe já havia feito na ABA, faltou talvez estar na cidade certa, como os times de Futebol Americano que jogam em New Jersey, mas são conhecidos como New York. Se ainda fosse New York Nets, batendo de frente com o New York Knicks, dividindo espaço na mídia, disputando lotação de arena, jogando na cidade que nunca dorme, quem sabe já teriam sido campeões. Reclamar sobre o leite derramado não adianta, mudar o curso da história daqui para frente é o que vale.

Quantos torcedores comprometidos e realmente apaixonados pelo Nets vão ao Prudential Center em cada temporada? Qual é a média de público dos jogos e quantos sentirão a falta da equipe em New Jersey se ela fosse embora? As respostas para essa pergunta serão respondidas na temporada 2012-2013, porque o Nets vai embora, vai para Nova York, vai para o bairro do Brooklyn e vai ser chamado de Brooklyn Nets muito em breve. De volta a Nova York em busca dos títulos, da fama, do dinheiro e do prestígio. A iniciativa foi do co-proprietário e rapper Jay-Z (a sua música Empire States of your Mind em parceria com Alicia Keys já provavam o amor que o cantor tem por essa cidade). A arena se chamará Barclays Center e Jay-Z já se prontificou inclusive em fazer os shows de abertura da nova casa na nova cidade.

Agora a rivalidade com o Knicks tende a ficar maior, com o Boston Celtics nem se fala, todas as equipes de Nova York tem rivalidade histórica com as equipes de Boston. O Nets em Nova York será uma realidade em breve, no Brooklyn, no meio do povão, no distrito mais pobre de Nova York criando também um contraposto com o glamour de Manhattan e do Madison Square Garden onde está o Knicks. O que vão fazer? Se vão ganhar o título ou não é uma dúvida que só o tempo podrá responder, pois a única coisa certa é que New Jersey verá um time de basquete pela última vez em quadra desde 1977, isso se a NBA realmente tiver uma temporada neste ano de 2011 e 2012, se o locaute não permanecer e se todos resolverem jogar mais um ano antes da mudança que tem tudo para ser grande e com muitos resultados. (Foto: AP Photo)

2 Comentários:

Luiz Paulo Knop disse...

Como você disse bem, a sede do time influencia no aspecto de tradição, agora o Nets será muito mais forte em termos de mídia. Só uma ressalvo que faço: será que o povão do Brooklyn terá "cacife $$$" pra acompanhar os jogo no ginásio?

Luiz Paulo Knop
http://esporteresenha.blogspot.com

Net Esportes disse...

@Luiz Paulo Knop: Não sei não Luiz, mas no Madison Square Garden tem ingressos a partir de 10 dólares comprados com antecedência .... mas é la em cima, bem longe !!!