Mayweather e tanta polêmica

08:18 Net Esportes 3 Comments

Floyd Mayweather Jr. OrtizQuando se fala em luta de boxe naturalmente todos pensam em pesos pesados, é normal, é onde estão os melhores lutadores e é exatamente onde se encontram os maiores nomes desse esporte às vezes controverso, encantador ao mesmo tempo e tão cheio de polêmicas. Mas existem outras categorias, existem outros grandes nomes que não são pesos pesados, tem o Oscar De La Hoya, o Felix Trinidad, Pernell Whitaker ou ainda o grande Julio César Chávez, dono de umas das maiores sequências de vitórias que talvez jamais será superada um dia. Hoje na categoria meio-médio dois nomes são unanimidade, Floyd Mayweather Jr. e Manny Pacquiao, que lutam uma vez ou outra, porém não ao mesmo tempo, no mesmo dia, em cima do mesmo ringue.

O filipino tem duelo marcado para dezembro contra o mexicano Juan Manuel Marquez. Já o americano que jamais perdeu em toda a sua carreira lutou neste último sábado, após 16 meses sem subir no ringue, causando uma nova polêmica e mantendo sua invencibilidade que é incrível, sem ser surpreendente ou tão reconhecida. Será que é talvez porque Floyd Mayweather Jr. não é um lutador peso pesado? Talvez sim e talvez não, pois seu nome não será apagado jamais, como tantos nomes que ainda são lembrados hoje em dia e nunca serão esquecidos. Mesmo assim o que vale mais? As 42 vitórias seguidas de Mayweather? As 87 de Chávez? Ou as 49 do grande e lendário Rocky Marciano?

Todas tem sua importância, só que Marciano era um peso pesado e jamais perdeu. Já Chávez tem muito mais do que cem lutas na carreira e Mayweather tem as controvérsias para conviver com o seu legado. Os últimos duelos contra Juan Manuel Márquez e Shane Mosley vencidos por pontos já foram muito polêmicos, mesmo que sua capacidade e talento de boxear jamais possam ser colocados à prova. Agora contra seu compatriota Victor Ortiz mais uma vitória controversa, novamente em um MGM Grand Garden Arena, em Las Vegas, completamente lotado, depois de dominar o primeiro round e ver o adversário crescer no combate. Depois de sofrer uma cabeçada ilegal do rival, e aproveitar para 'sacanear' um pouquinho também.

Ortiz foi penalizado pelo juiz, resolveu pedir desculpas e abraçar Mayweather, mas em seguida quando soltou o adversário recebeu uma sequência fulminante e muito inesperada de golpes que determinaram um nocaute inevitável. Floyd Mayweather foi esperto, sacana, mas não foi ilegal; Só faltou ética ao lutador, surgiu uma nova polêmica para sua carreira. Victor Ortiz por outro lado foi ingênuo, inocente, deveria ter erguido a guarda em seguida ou nem ter se preocupado em pedir desculpas, muito menos abraçar o oponente durante um combate tão importante. Mais uma vitória, a 42ª na carreira de Floyd Mayweather Jr., sem nenhuma derrota, mas no meio-médio, será que vale tanto? Claro que vale, porém se um dia lutar contra Manny Pacquiao sem dúvida uma vitória, que não seja polêmica, valerá muito mais, tanto quanto as lutas dos pesos pesados. (Foto: Al Bello/Getty Images)

3 Comentários:

Luiz Paulo Knop disse...

Não vi a luta mas li sobre ela pela internet. A verdade é que como conversamos aquele dia no meu post no Resenha sobre o MMA, acho que o boxe precisa de gente como o Mayweather, ele gera nas pessoas o sentimento de amor ou ódio, com isso o espetáculo fica mais lucrativo e interessante.

Luiz Paulo Knop
http://esporteresenha.blogspot.com

Net Esportes disse...

@Luiz Paulo: Verdade Paulo, e tanto ele quanto o filipino estão fazendo isso.

Patrick Araújo disse...

Não tenho acompanhado o Boxe...

Faz tempo que não vejo uma luta...

Tenho saudades do Popó! Pena que não temos um brasileiro representando bem o país.