E Tiger diria "Jack Nicklaus à vista"

09:57 Net Esportes 0 Comments

Tiger Woods PGAQuando aquele que seria batizado por Pedro Álvares Cabral como o Monte Pascoal surgiu no horizonte, alguém de dentro da nau gritou bem alto "terra à vista!" para chamar a atenção de todos. Hoje, no golfe, o esportista mais bem pago do mundo diria "Jack Nicklaus à vista". Vivemos o presente intensamente, sem esquecer nem um pouco da história que fora escrita em um passado distante ou recente. Nunca deixo de lado essa filosofia quando se trata de esportes ou qualquer outro assunto. Quando se trata de golfe ou tênis, o que vale mais são os Major´s, ou os torneios de Grand Slam. Parecia impossível alguém superar Pete Sampras, parece ainda mais improvável alguém superar o lendário Nicklaus, mas eles está ali no horizonte como o estava aquela porção de terra muito maior do que se imaginava, conhecida hoje como Brasil.

Desde 1962 até 1986. São 24 anos vencendo. O grande detalhe é que Jack Nicklaus nasceu em 1940, ou seja, tinha 22 anos quando venceu seu primeiro Major (o US Open, com Arnold Palmer na segunda colocação) e acreditem ou não ele tinha 46 anos de idade quando venceu seu último Major (o Masters, com apenas uma tacada de vantagem para ninguém menos que Greg Norman). Entre um e outro, outros 16 títulos de Major. Jack Nicklaus e não aquele ator fã do Los Angeles Lakers Jack Nicholson, é o maior vencedor de torneios Major´s em toda a história do golfe, com 18 conquistas. Pete Sampras tinha 14 Grand Slams no tênis, hoje Roger Federer tem 16. Parece impossível que Tiger Woods, com 14 Majors, supere Nicklaus, mas os números no golfe não são como no tênis ou qualquer outro esporte.

Antes de 2009, Tiger falava até em vencer os quatro Major´s no mesmo ano. Ninguém ousava duvidar de sua promessa ou capacidade para tanto. Woods dominava o golfe de uma forma que nem Jack Nicklaus conseguiu. O jogador que virou lenda poderia ter pelo menos outros dois Major´s perdidos para Arnold Palmer, e Woods muito mais. Nem os quatro no mesmo ano e nem pelo menos um dos quatro que faltavam para pelo menos igualar Nicklaus. A vida virada de pernas para o ar, o escândalo sexual, o afastamento das atividades, o fim dos patrocínios e um jejum de conquistas que até então ninguém jamais imaginaria acontecer um dia. Tiger Woods perdeu o posto de número um do mundo e só ganhou um torneio fora do PGA Tour no ano passado. Só isso, mas nunca desistiu, nunca deixou de lado seus objetivos e nunca deixou Jack Nicklaus fora da sua alça de mira.

Foram 30 meses, 923 dias e 27 torneios disputados. Demorou uma eternidade, mas voltou à acontecer. Tiger Woods finalmente é campeão de um tornoi do PGA Tour novamente. Isso não acontecia desde o dia 13 de setembro de 2009. E não foi uma vitória qualquer, Tiger colocou cinco tacadas de diferença no segundo colocado, para levar para casa pela sétima vez na carreira o Arnold Palmer Invitational, disputado em Bay Hill, na Flórida. Este foi o 72º título de PGA para Tiger, que está à apenas um de igualar ele mesmo, Jack Nicklaus, que ganhou 73. Isso o coloca como o terceiro maior vencedor de torneios PGA´s na história, onde o líder é Sam Snead com 82 conquistas. Isso o coloca em condições de voltar a vencer Major´s, voltar a ser o bom e velho Tiger que todos conhecem, voltar à sua caça e perseguição do recorde incrível conseguido por Nicklaus, e quem sabe até superá-lo.

Rory McIlroy e Phil Mickelson são seus problemas atuais. O novo swing, os putts mais precisos, o último problema no tendão de aquiles superado e uma nova atmosfera para jogar golfe são as condições que precisava para voltar a sonhar. Sem falar que está com 36 anos, ou seja, ainda tem pelo menos 10 anos para fazer o mesmo que fez Nicklaus, campeão de um Major aos 46 anos. Nicklaus ganhou exatamente quatro Major´s depois dos 35 anos. Sem falar que Nicklaus venceu no máximo dois Major´s no mesmo ano, Tiger conseguiu três conquistas no ano 2000. Tiger Woods já poderia ter vencido outros Major´s entre 2009 e 2011, ou até mesmo em 2003 e 2004. Tiger já poderia ter igualado ou até superado Jack Nicklaus se não fossem tantos problemas pessoais, mas no golfe a vida esportiva é muito mais longa do que em outros esportes. Ainda existe tempo de sobra, ainda existe um objetivo para ser alcançado no horizonte. (Foto: Cal Sport Media via AP Images)

0 comentários: