Poêmicas em Madrid com o saibro smurf

14:42 Net Esportes 5 Comments

Os 'Les Schtroumpfs' agradecem por voltarem à mídia mais uma vez. O Papai Smurf seria o Roger Federer. A Smurfette certamente seria a Maria Sharapova. O Robusto poderia ser o Rafael Nadal e sem dúvida alguma poderíamos considerar Novak Djokovic como o Ranzinza, considerado o mais reclamão dos smurfs, onde sua opinião a respeito de qualquer assunto é: "Eu odeio (assunto)". E foi justamente essa a opinião do sérvio com relação a saibro azul do Masters 1000 de Madrid. Tanto antes de jogar quanto depois o número um do mundo simplesmente odiou a nova cor e não poupou críticas. As polêmicas em Madrid com o 'saibro smurf' não tem dia e nem hora para terminar, e nesse caso os jogadores e suas inúmeras reclamações estão definitivamente com toda a razão.

Os organizadores do torneio insistem em argumentar que visualmente o torneio ficou muito melhor com a superfície das quadras na cor azul. A bolinha fica bem mais visível e é mais facilmente localizada em movimento, principalmente para quem assiste pela televisão. A maioria dos torneios em pisos de cimento ou sintético tem quadra azul ou esverdeada, mas sempre com uma cor diferente entre os limites da quadra. Isso não acontece com o 'saibro smurf' de Madrid porque assim como as quadras de grama, as quadras de saibro tem tudo da mesma cor, tanto dentro como fora da área de jogo. E isso já causa um efeito visual estranho, sem falar que o visual não foi o principal motivo para o saibro ser azul, e sim agradar ao novo patrocinador cuja cor predominante é justamente o azul. O azul dos smurfs.

A Smurfette, por exemplo, reclamou muito dizendo que os tenistas levam praticamente toda a vida se adpatando aos diferentes tipos de superfície e a cor de cada um deles tem um papel fundamental nesse exercício mental. Isso, em sua opinião, ajuda a eviar principalmente as lesões. E essa talvez seja a principal preocupação de todos, como Robusto que ressaltou o fato de estar escorredando muito mais no 'saibro smurf'. Ranzinza vai além e diz ser impossível jogar o verdadeiro tênis nessa quadra de saibro azul, sugeriu até que Chuck Norris fosse chamado para disputar o Masters 1000 de Madrid. Já o Papai Smurf preferiu não se manifestar muito e manter alguma ordem na aldeia, talvez preocupado com um possível ataque do feiticeiro alquimista Gargamel e seu gato Cruel.

Não sejamos hipócritas de dizer que esse saibro na cor azul não é esquisito e causa uma impressão bem ruim a princípio. Olhando do alto a quadra parece até uma piscina. Mas isso tudo é uma questão de costume, tudo que muda de uma hora para outra é estranho até que se acostume. O problema nesse caso é não ter consultado os jogadores quanto a problemas que vão além do visual. Problemas que prejudicam o jogo e que os atletas não iriam reclamar tanto se não fossem realmente preocupantes. A tradição também foi brutalmente violada, se o saibro de Roland Garros fosse pintado de azul ou a grama de Wimbledon pintada de laranja as polêmicas seriam interminavelmente maiores do que estão sendo em Madrid. Para o ano que vem essa decisão precisará ser revista sem dúvida alguma, pois logo alguém já poderá começar a falar em  analogia ao comunismo. (Foto: Jasper Juinen/Getty Images)

5 Comentários:

Anônimo disse...

Rapaz, olha que eu achei muito interessante o saibro nessa cor, inclusive muito bonito.

Pelo que vi na transmissão gastaram os tubos pra poder deixá-lo dessa cor.

Primeiro eles tem que tirar o vermelho do saibro, ele fica branquinho... logo depois jogam um produto para proteger a tinta azul que virá depois, de modo que quando molhem o saibro, a tinta não saia.

É um processo complicado e dificilmente se repetirá em outro torneio, mas eu, particularmente, achei muito interessante a idéia.

Luiz Paulo Knop
www.resenhaesportiva.com

Net Esportes disse...

@Luiz: Eu não tava sabendo desse processo todo, realmente bem interessante, mas particularmente não gostei porque sou meio tradicionalista !!

Patrick Araújo disse...

Achei bacana o saibro azul, o que a tecnologia não eh capaz de fazer...

Como vc flw o patrocinador deve ter tido uma interferencia ja que a sua marca eh nessa cor...

Eh questão de costume, mas eh sempre bom ter novidades.... Como cor da bola ser diferente, cor das redes, essas coisas

Marcelonso disse...

Bem esquisito o saibro nessa cor. A seguir nessa linha, daqui a pouco pintam a grama em Wimbledon...


abs

Net Esportes disse...

@Marcelonso: Imagina só a grama azul !!! que palhaçada !!!!