Chegou então a hora de voltar para sua casa

16:01 Net Esportes 0 Comments

O mais interessante da história é olhar para o passado e ver como as coisas aconteceram. No draft da NBA de 1967 que viu Jimmy Walker, quem? Ser a primeira escolha pelo Detroit Pistons, e ninguém menos que Pat Riley, sim, eles mesmo, sendo a sétima escolha pelo Rockets, que na época jogavam em San Diego. Só que Riley não está em Houston hoje, ele foi treinar o Lakers e hoje é dono do Heat. Assim o interessante da história está na décima sétima escolha daquele ano de 1967. Pelo New York Knicks aquele que um dia seria o maior treinador de todos os tempos. Phil Jackson, que acabou sendo campeão da NBA quando jogava pela equipe de Nova York, e que agora está de volta onde tudo começou.

Ele tinha cabelo grande, bogode e às vezes até barba avantajada, um verdadeiro hippie, mas jogava muito bem, tanto que foi eleito para o primeiro time de novatos de 1968. O Knicks havia feito uma aposta certeira, mesmo que com uma lesão nas costas ele não tenha jogado muito quando a equipe finalmente conquistava o título em 1970. Mas ele voltou e os knickerbockers venceram o campeonato novamente em 1973. Phil Jackson era do New York Knicks quando o Knicks se tornou campeão da NBA em duas oportunidades. Incrivelmente as duas únicas vezes que a franquia conseguiu vencer a NBA em toda a sua história que começou em 1946.

O técnico William 'Red' Holzman foi o responsável pelo resgate da equipe que não tinha um bom aproveitamento em 1966. Além de Jackson, a equipe já tinha feito também a quinta escolha no mesmo draft de 1967 e selecionou Walt Frazier, um jogador que fazia a diferença dentro de quadra. Na temporada de 1969-1970 o time conseguiu 18 vitórias consecutivas. A equipe conseguiu com a ajuda de outros jogadores chegar ainda à final de 1972. Foi uma época gloriosa, como se viu em outros tempos novamente, mas sem a conquista dos títulos. Foram muitos os responsáveis pelos tempos que jamais voltaram, mas finalmente alguém que nestes tempos estava presente voltou. Quem sabe não era ele o talismã que fez tudo acontecer como todos sempre quiseram?

Lá se vai Phil Jackson seguir carreira como treinador. Entre 1983 e 1988 no time universitário do Albany Patroons, e eles ganharam dois títulos. Em 1989 ele assume o Chicago Bulls e ao lado de Michael Jordan constrói uma das parcerias mais vitoriosas de todos os esportes, seis taças. No Los Angeles Lakers tinha parceria também, Kobe Bryant e seus amigos, mais sinco troféus. Fim de carreira, aposentadoria, ele queria ser general manager, queria ter um cargo ainda maior, mas o Lakers não o quis mais. Então, para a sorte do Knicks, ele voltou. Phil Jackson em 2014 volta para a casa que o acolheu em 1967, como o presidente da franquia. Podia ser treinador, até jogador, mas pode ser talismã também. Pode fazer as coisas darem certo, voltar a ser campeão como em 1970 e 1973, anos que o Knicks tinha Phil Jackson, da mesma forma que agora o tem novamente.

0 Comentários: