Jogos ameaçados

09:49 Net Esportes 15 Comments

Terceiro maior país do mundo e o mais populoso com 1,3 bilhões de habitantes, a China batalhou e ganhou o direito de sediar os Jogos Olímpicos de 2008. Com ivestimentos de dezenas de bilhões de dólares e a demonstração de competência, com entraga de obras nos prazos e se preocupando com questões ambientais, mostrava que tudo caminhava para as melhores Olimpíadas da história, mas os recentes conflitos no Tibete trouxeram o medo do boicote à tona.

Palco de protestos constantes pelos mais de 50 anos do domínio chinês, o Tibete com uma área de 1,2 milhões de Km² e 2,7 milhões de habitantes, viveu dias de terror na semana passada, onde vários manifestantes teríam morrido numa das maiores ações repreensivas do exército chinês que teríam matado cerca de 100 pessoas, o motivo da revolta teria sido a prisão de monges budistas.

O líder espiritual Dalai Lama, que sempre lutou pela paz, é acusado de incitar a violência dos tibetanos, o mesmo afirmou hoje que irá renunciar ao cargo de líder do governo se a violência na capital Lhasa continuar e fugir do controle. O primeiro-ministro chinês, Wen Jiabao, diz que tudo está acontecendo para arruinar os Jogos Olímpicos de Pequim, já temendo possíveis boicotes.

O ator norte-americano Richard Gere disse que é "irracional" participar dos Jogos se a China não realizar uma resolução pacífica para a crise, já os EUA, que boicotaram os Jogos de Mocou em 1980, não pretende impedir a ida de seus atletas para Pequim, assim como o Japão e também a União Européia que afirma não ser a melhor resposta boicotar o evento. Assim, por enquanto, os princípios da carta olímpica, onde diz que os Jogos não devem ser politizados, está prevalecendo. (Foto: Ashwini Bhatia/AP)

- PEQUIM 2008
- ENTENDA OS PROTESTOS NO TIBETE

15 Comentários:

Anônimo disse...

Cara situação lamentavel, eita guerra que atinge os seres humanos trouxas!Net a liga Pitacos 14 rodada ja esta postada conto com sua presença lá!Abração

Anônimo disse...

Já está linkado no Rola Blog.

Quanto à Olimpíada, essa edição promete ser uma das mais contraditórias, se confrontarmos os ideais olímpicos e as questões políticas.

Mas, ainda assim, não tenho dúvidas que será uma das mais luxuosas dos últimos tempos.

blogumor disse...

Caraca... realmente n e a solução boicotar os jogos, mas isso foi uma coisa inutil do exercito chines, ações como essas faltando taum pouco tempo para as olimpiadas... Realmente e lamentavel!!!

Blog Esponja disse...

Complicado deixar uma opinião sobre esse assunto já que sabemos tão pouco sobre o real motivo dessa briga toda.

E a culpa é do governo chinês que esconde tudo o que acontece naquele país. A censura é tanta que fica dificil saber se o que ta sendo dito é verdade ou mentira.

Mas uma coisa eu não acredito, que é a de que Dalai Lama esteja incentivando a violência.

Blog Esponja ®
www.blogesponja.net

Anônimo disse...

Obrigado a todos pelos comentáirios

@Blog Esponha: Concordo com você, ele ganhou até o Nobel da Paz, um absurdo a acusação.

Anônimo disse...

Infelizmente os lideres mundiais pensam mais na fama do seu país e dos seus atletas do que significa esse absurdo na China, alem das questaos ambientais, eu sou favor do boicote so assim as coisas tem chance de mudar

Arthur Virgílio disse...

Confrontos políticos não podem atrapalhar aquela que promete ser a melhor Olímpiada de todos os tempos, calando assim a boca de alguns americanos.

blog disse...

Mas os Jogos sempre foram manifestações políticas - seja para mostrar a superioridade de um país, seja para comprovar a eficiência econômica de uma nação.
É lamentável que estejam usando o discurso absurdo de que "o esporte não deve se misturr à política".
Deve, sim, já que sempre houve essa mistura.

A China massacra o Tibete há muitos anos, e nem a ONU mete o bedelho nessa situação. O Nepal leva suas porradas tb.
Acho que deve haver boicote, sim. É fundamental que a China perca dinheiro. Só assim compreenderá que a opressão custa realmente caro.

Todos sabemso de quem é a culpa, mas tenho certeza que tudo vou voltar ao normal.

Mas é lamentavel.

André Filipe disse...

Lamentável. Tomara que isso não afete os jogos olímpicos.


http://cultemdebate.blogspot.com/

Complicado e triste o que vem acontecendo na China! Porém não tenho dúvidas da competência do país, e tomara que tudo se resolva logo para o melhor! Chega de guerra meu Deus!

Abraço!

www.jlouthings.blogspot.com

Anônimo disse...

Segurança é fundamental. Isso vai além de política!

Leandrus disse...

Espero que nada de sério ocorra. Tomara que tudo seja resolvido sem que a violência continue sendo usada.

Daniel Leite disse...

Que dureza... Todo evento agora é ameaçado. Na última Copa, foi a gripe do frango. Agora, o imbróglio do Tibet. Mas as Olimpíadas serão realizadas. Os interesses são maiores.

Até mais!


http://www.pordentrodomundodabola.blogspot.com/

Anônimo disse...

Eles não gostam de esportes!
Pronto. (: