Histórias da F-1 I
A temporada de 1988 da Fórmula 1 foi marcada por dois grandes acontecimentos, era o último ano que a categoria usava os motores turbo, e era o primeiro de Ayrton Senna na equipe McLaren, o piloto brasileiro chegou com garra e determinação, mas travaria um duelo espetacular contra o novo companheiro de equipe, o francês Alain Prost.Foi um ano glorioso para a equipe inglesa que venceu 15 das 16 corridas, os adversários não tinham muitas chances e as batalhas na pista se resumiam entre Senna e Prost, o francês já era bi-campeão e queria privilégios, mas o brasileiro era aguerrido e só pensava na vitória, foram oito contra sete, sendo a maior e mais emocionante no GP do Japão.
Madrugada de 30 de Outubro de 1988 no Brasil, só a vitória interessava a Senna para que a decisão do título Mundial não fosse para a última corrida na Austrália, a luz verde acende mas Senna não anda, o carro falha e ele perde várias posições, parte em 16º e inicia ali uma corrida de recuperação fantástica, já na segunda volta ocupa a sexta colocação.
Senna continuou ultrapassando adversários e desfrutou de uma breve chuva que caiu durante a prova, com sua imensa habilidade de pilotar em piso molhada pulou para o segundo lugar, a água que sempre atrapalhou Prost se foi e em igualdade de condições Senna passou o maior rival na volta 28, com o francês ainda tentando lhe jogar para fora da pista mas ficando para trás em uma manobra emocionante do maior piloto de todos os tempos.
Senna então venceu a corrida até com vantagem de mais de treze segundos para Alain Prost, conquistou seu primeiro título mundial na Fórmula 1 e cravou seu nome na história, o duelo prosseguiu nas temporadas seguintes nem sempre com final feliz para o brasileiro, que mesmo assim não deixou de alcançar muito mais sucessos em uma carreira que anos mais tarde acabaria de forma trágica. (Foto: Arquivo)
12 Comentários:
Meu cunhado tem um DVD com todas as temporadas do sena na formula 1 ... que época maravilhosa de pegas inesquecíveis entre sena e prost, piquet e outros.
Sessão nostalgia. Sou fã de Ayrton Senna, ele foi um dos maiores gênios do esporte.
Os pegas dele contra Prost foram sensacionais. Era a guerra entre dois gênios e era difícil prever quem venceria a batalha. E Senna sempre dizia que Prost é que era a motivação dele para correr.
Abraço
Pude acompanhar quando era moleque as manhãs - e madrugadas - de Ayrton Senna. Traz saudade daquelas equipes esdrúxulas (Larrouse, Simtek, Andrea Moda) e de outras nem tanto (Lotus verde).
Lembro também, com certa nostalgia, dos Gps de Mônaco. Principalmente destes - não sei porquê mas sempre acordava de manhã pra vê-los.
A F-1 hoje parece estar resgatando as raízes, embora sem o mesmo charme. Parece que falta alguma coisa. Não sei o que é, mas falta.
Minha mãe é completamente fã dele, como o meu Tio, que foi ao Velório, era possível ver meu tio no velório. (minha mãe que disse, pois eu tinha apenas 1 ano) =D
Abraços.
Não sou muito fã de corrida de formula 1, mais Senna foi um ídolo para todos, até mesmo para que não curte esse esporte.
Quantas vezes ele fez a gente se emocionar, não é mesmo?!
Foi das maiores perdas do esporte brasileiro.
Abraços...
Foi um ano fantástico,poucos apostavam na McLaren no inicio do ano,tudo apontava para um ressurgimento da Ferrari pela treinos de inverno.
Mas o que foi visto foi um dominio esmagador do time ingles,que só não venceu todas as provas da temporada,por um equivoco do destino,um ano memorável o primeiro caneco do eterno campeão Ayrton Senna.
Dois dos melhores pilotos de sempre em toda a história da Fórmula 1
Ayrton Senna e Alain Prost, esses dois fizeram história, não só na da Fórmula 1, mas na história do esporte também. O Ayrton Senna é um dos maiores exemplos que o Brasil já viu, de humildade e amor à bandeira. Essas histórias que você colocou no blog são bem legais, e lendo-as, aprendi muitas coisas que ainda não sabia sobre alguns esportes!
www.futebolediscussoes.blogspot.com
Senna é o cara!
Nunca vai haver outro igual..
o cara virou mito!
Beijos
Sabia que Senna era vitorioso, mas saber a forma como obteve sua primeira vitória foi muito bom...
Eu que não me interesso tanto assim por esportes, achei teu texto envolvente e com muita emoção.
Parabéns.
O Senna foi incrível, não apenas nesta temporada. Queria acompanhar novamente este mundial.
cara seu blog e bellissimo tem estoria de esporte legal.
Postar um comentário