Histórias do Hóquei I

11:32 Net Esportes 6 Comments

Times amadores, poucos jogos mas muito entusiasmo, a NHL ainda não existia, e coube ao Canadá dar início à mais acirrada das disputas de Hóquei no gelo que se vê nos tempos de hoje. A briga pela Copa Stanley começou no final do século 19, quando Lord Stanley, então governador geral do Canadá, instituiu a disputa pelo tão cobiçado troféu, o mais antigo da história dos esportes.

Desde de 1893 até hoje, a taça de campeão do campeonato de Hóquei no gelo é a mesma, isso porque Lord Stanley instituiu que a ela sería de posse transitória, onde apenas o nome do time vencedor sería gravado juntamente com o ano que se deu a conquista, assim o troféu de prata de apenas 7½ polegadas de altura foi crescendo à medida que novos campeões iam surgindo.

A primeira equipe que teve a honra de vencer a Stanley Cup foi o Montreal Hockey Club, que na temporada de 1893 não teve muito trabalho, em oito jogos venceu sete, marcou 38 gols e sofreu apenas 18, porém quem não viu a festa do título foi justamente o inventor da Copa, Lord Stanley concluiu seu mandato como governador e viajou para a Inglaterra, sem presenciar ao menos uma partida da competição.

O Montreal cravou o nome na taça e o fez novamente no ano seguinte, a disputa foi crescendo junto com o troféu e após a temporada de 1926, onde o Montreal Maroons ficou com o título, a NHL enfim assumiu o controle da Liga, que aos poucos passou a ser disputada mais nos EUA do que no Canadá, e que hoje desperta uma paixão em fãs nos mundo inteiro, todos com um só objetivo, ter força para vencer e também para conseguir levantar o enorme troféu. (Foto: ilustração)

6 Comentários:

Henrique disse...

Cara o MonteReal fez história mesmo.Gostei da curiosidade sobre a taça.Muito boa a postagem...Afinal nós somos parceiros(lembra?)e gostamos da mesma coisa,ESPORTES!!!!

André Augusto disse...

Muito legal o post. Não sabia que a Stanley Cup era antigona desse jeito. Mas a disputa da Copa da Inglaterra não é mais antiga, lá dos idos de 1870?

Abs

Anônimo disse...

@André: certamente que sim, porém o detalhe é que o troféu da Copa Stanley é o mesmo de 1893, e na Copa da Inglaterra ele não é o mesmo desde seu início, note na foto que coloquei, o troféu pequeno acima é justamente aquele pequena parte em cima do troféu grande na foto abaixo. um abraço.

Marcel Jabbour disse...

Confesso que não sou o maior fã de NHL. Mas lembro que adorava ver o Miami jogar, só pra ver a torcida jogar aqueles ratos de borracha na quadra, após o gol. Era sensacional!

Grande abraço!

diletra.blogspot.com

Vinicius Grissi disse...

Muito bacana esse lance do troféu ir crescendo a cada campeão. Não conhecia esta história e achei muito interessante. Fico pensando como vai estar este troféu daqui à alguns anos...

Walter disse...

Muito massa, um esporte que eu tenho vontado de conhecer mais, só que é pouco divulgado aqui no país principalmente pela falta de neve hehe. porém sempre acompanho alguma coisa sobre hoquei. e essa é uma história que eu não sabia e é muito interessante.