Existe outro lado na moeda

14:07 Net Esportes 3 Comments

Brazil's national soccer coach Dunga looks on during their first practice session in Johannesburg, May 28, 2010. The 2010 FIFA Soccer World Cup kicks off on June 11. REUTERS/Mike Hutchings (SOUTH AFRICA - Tags: SPORT SOCCER WORLD CUP)
Não tem porque defender a ferro e fogo o técnico da Seleção Brasileira de Futebol Carlos Caetano Bledorn Verri, o Dunga. Muitas vezes os seu comportamento com a imprensa é errado e não leva à nada algumas de suas atitudes. Mas como todas as moedas e todas as histórias, sempre existe um outro lado que acaba ficando virado para baixo, e assim escondido para que ninguém veja. A Rede Globo se aproveitou de um momento ocorrido durante a entrevista coletiva de ontem para simplesmente atacar o treinado do Brasil, o colocando na situação como o grande vilão e o resto da imprensa toda como santinhos, em mais uma completa manipulação da opinião pública.

A Rede Globo de televisão não é nenhuma santa nessa história. Existe uma grande suposição de que a emissora carioca de televisão teria derrubado também da Seleção Brasileira o técnico Wanderlei Luxemburgo, quando este teria se recusado a falar com o repórter da Globo na saída do campo após um jogo em que o Brasil teve um resultado negativo. Muitos acreditam que havia uma cláusula, e que talvez ainda exista, no contrato do técnico do Brasil para que este seja obrigado a falar com a emissora sempre. Assim não pensaram duas vezes para talvez até junto à CBF conseguir que Luxemburgo fosse demitido. A pergunta é: Quantas vezes Dunga atendeu a Globo com exclusividade nessa Copa?

Em um programa de grande audiência no domingo a noite, com o repórter Tadeu Schmidt, a Rede Globo mais uma vez se aproveita para fazer o povo brasileiro pensar como ela. Ataca o técnico Dunga o acusando de ter xingado o seu repórter Alex Escobar, que como ninguém percebeu não tinha nenhuma câmera de TV voltada para ele, ou seja, se houve xingamentos ou não (mesmo porque nem é possível ter certeza disso), como saber se o repórter da Globo que estava discordando de uma resposta do treinador não estava também xingando o técnico? Ou ainda, se o mesmo não teria xingado primeiro, afinal como a própria Globo divulgou, Dunga ironizou o repórter que falava ao telefone durante a entrevista coletiva.
Jun 20, 2010 - Johannesburg, South Africa - Brazil's coach DUNGA looks on during the World Cup group G soccer match between Brazil and Ivory Coast in Johannesburg in South Africa on Sunday, June 20, 2010. Brazil defeated Ivory Coast 3-1.
Dunga pode não ser santo, ele reclama da imprensa que segue os jogadores em uma dia de folga por exemplo, mas deveria orientar os atletas a não irem em lugares que a imprensa pode segui-los ao invés disso. Dunga erra várias vezes e não acertou quando começou a guerra com a imprensa. Mas a imprensa e principalmente a Rede Globo se voltar contra o treinador tentando como sempre manipular a opinião pública é um absurdo maior ainda, tudo porque ele não atende a emissora com exclusividade, tudo porque não convocou os jogardes que ela queria que fossem convocados, tudo porque faz treinos fechados e não libera informações que querem. Tudo porque ele ganhou muitos títulos e não foi demitido como todos queriam, e certamente vão querer muito após a Copa, porque a Rede Globo quer mandar no futebol brasileiro. (Fotos: Mike Hutchings/Reuetrs e ZumaPress via PicApp)

3 Comentários:

FilipeJMS disse...

Me considero um anti-Rede Globo, mas acredito que nessa ocasião o único errado foi o Dunga.

Respeito a sua opinião, mas não concordo. Todos nós sabemos que a Globo tem o poder de manipular pessoas, caiem nessa manipulação quem é ingênuo ou até mesmo burro, mas conhecendo o histórico preopetente e arrogante do Dunga com TODA a imprensa Brasileira (e não só a da Globo) não preciso de câmera para perceber que os xingamentos foram direcionados ao Alex Escobar.

Se ele tivesse xingado o Dunga tenho certeza que o próprio treinador ia dar respostas bem piores e os outros membros da imprensa (principalmente os que sempre criticam, e com razão, os privilégios da Globo) iam também relatar as ofensas do jornalista Global.

Concordo que muitas das críticas feias ao Dunga são feitas como retaliação às suas concepções de trabalho, mas neste caso Dunga errou, e errou feio!

Net Esportes disse...

Normal Felipe, fico feliz por você deixar sua opinião aqui também.

Gostaria só de ressaltar mais uma vez que não acho certa as atitudes do Dunga, mas acho que a Rede Globo se aproveitou de uma situação para mais uma vez manipular a opinião pública em favor de seus interesses.

Continuo achando que não da para saber se o Escobar xingou ou não também, nem se o próprio Dunga zingou. Se não for alguém da Record por exemplo não iria atacar mesmo um colega de imprensa, mesmo porque todos da imprensa são prejudicados pelo que o Dunga faz, nesse caso estão até certos de estarem unidos.

Se eu tivesse lá trabalhando e fosse prejudicado pelo Dunga, por um treino fechado e tudo mais, certamente eu não teria essa opinião e muito provavelmente seria contra o Dunga também.

Vavá disse...

eu amoo futebol *--* adorei seus post,e muito obrigada pelo elogio feito em meu blog.