PGA com e sem favoritos

09:53 Net Esportes 1 Comments

KOHLER, WI - AUGUST 10: Tiger Woods watches his shot during a practice round prior to the start of the 92nd PGA Championship on the Straits Course at Whistling Straits on August 10, 2010 in Kohler, Wisconsin. (Photo by Stuart Franklin/Getty Images)
Um névoa forte tomou conta do campo Whistling Straits em Haven, Wisconsin, na manhã desta quinta-feira impedindo o início da 92ª edição do PGA Championship. O quarto e último torneio Major de golfe do ano que pode salvar a temporada de alguns, consagrar ainda mais alguns outros ou simplesmente premiar alguém que jamais foi premiado antes. Yang Yong-eun da Coreia do Sul provou no ano passado que as zebras podem aparecer e nesse ano mais do que nunca, já que a competição começa com todos os favoritos de costumes e ao mesmo tempo vendo nenhum deles despontando como forte candidato a levantar o troféu ou vestir o blazer verde de campeão. Como é possível descartar Tiger Woods no campeonato que ele já ganhou quatro vezes? Simples, o número um do mundo vive o pior momento de sua carreira.

A última vez que Tiger Woods entrou em um PGA Championship sem o status de favorito foi a treze anos atrás. De lá para cá faturou o caneco em 1999 e 2000 além de ter sido campeão também em 2006 e 2007. No outros anos brigou muitas vezes palmo a palmo perdendo apenas no desempate. Mas o tempo passou e a vida pessoal do melhor golfista do mundo virou de pernas para o ar, nesse ano de 2010 quando voltou a competir não foi levou para casa nenhum dos oito títulos que disputou, pior que isso só mesmo seu desempenho na semana passada, o pior desempenho de toda a sua carreira tão brilhante e de tantas glórias. Tiger esteve acima do par em todas as quatro voltas do Bridgestone Invitational e terminou com 18 tacadas acima na 78º colocação da classificação geral, eram 80 golfistas competindo.

Ver Woods fora dos favoritos e podendo se surpreender no domingo com uma vitória absurdamente inesperada não significa que o PGA Championship pode apontar outros nomes com chances de serem campeões. Phil Mickelson briga para ser o novo número um do mundo e foi campeão deste torneio em 2005, mas sua decadência nas últimas voltas de um torneio fazem com as esperanças nele sejam poucas. O jovem Rory McIlroy de apenas 21 anos pode enfim colocar seu nome na lista dos imortais, mas ter apenas dois títulos em toda a sua carreira estão pesando para que seja uma aposta certa. E porque não apostar então em Pádraig Harrington, o campeão de 2008, talvez porque só levou um título nos últimos 12 meses. A instabilidade é um grande problema no golfe e isso vale também para Paul Casey, cuja melhor posição foi um 15º lugar a dois anos.
KOHLER, WI - AUGUST 10: Phil Mickelson hits a shot during a practice round prior to the start of the 92nd PGA Championship on the Straits Course at Whistling Straits on August 10, 2010 in Kohler, Wisconsin. (Photo by Stuart Franklin/Getty Images)
Stuart Appleby, o quarto colocado de 2000 ou ainda Justin Leonard, vice campeão de 1997 e 2004. Entre eles muitos nomes desconhecidos como Jeff Overton que foi 39º no ano passado e alguns bem conhecidos, como o sul-africano Ernie Els, o terceiro melhor de 1997 e 2005 que é apontado como 13º favorito para esse ano. Tiger Woods por sua vez é 19º favorito, principalmente porque declarou que não se sente bem após o pior resultado de toda a sua vida, mas todos sabem que no fundo Tiger é sempre será Tiger, talvez ele possa surpreender e no meio de tantos favoritos onde ninguém é favorito o número um possa por algum milagre ser mantido como foi mantido na semana passada. Ou ele alcança o céu ou então vai afundar em algum buraco do green, vendo quem sabe mais uma zebra triunfando, talvez Rickie Fowler ou Brendon de Jonge, estreantes, quem pode prever? (Fotos: Stuart Franklin/Getty Images via PicApp)