Pré-temporada tem algum valor?

09:30 Net Esportes 2 Comments

Boston Celtics Kevin Garnett goes up for a slam dunk against the Toronto Raptors during the first half of their NBA preseason basketball game in Toronto, October 15, 2010.   REUTERS/Mark Blinch (CANADA - Tags: SPORT BASKETBALL)
Acertar alguns detalhes, se aquecer bem, entrar no clima da competição e pegar bastante ritmo de jogo são alguns dos inúmeros fatores levados em consideração durante uma pré-temporada em qualquer esporte. Nos Estados Unidos é muito comum essa época do ano para qualquer uma das quatro principais competições, o Hóquei no Gelo, o Beisebol, o Futebol Americano e claro também o basquete da NBA. Porém todos sabem os riscos de se exagerar na dose e a possibilidade de sofrer alguma lesão antes que os desafios comecem para valer, fazendo com que as principais estrelas do espetáculo joguem menos e seus times não demonstrem todo o potencial que provavelmente vão ter quando a temporada regular tiver o seu início. Com isso a dúvida que fica é: A pré-temporada tem algum valor?

Se baseando nas necessidades básicas para começar o campeonato com tudo acertado a resposta é sem dúvida positiva, o valor de se fazer uma preparação correta neste período que antecede o início dos confrontos válidos é muito mais do que essencial para cada equipe e principalmente para os jogadores. Mas de certa forma podemos dizer que alguns dos resultados obtidos não tem muito valor, ou não podem ser levados em consideração. Como por exemplo a pré-temporada da NBA deste ano, onde alguns times de forma até surpreendente estão invictos e são favoritos ao título enquanto que outros só ganharam uma única vez e são de fato muito ruins e com grande chances de continuarem assim por muito tempo. Porém existem aqueles que não estão nem lá e nem cá, perderam mais do que deviam, ganharam menos e nem por isso podem ser descartados.

Duas destas equipes invictas são o Boston Celtics e o Orlando Magic, a equipe verde ainda se deu ao luxo de poupar sua nova estrela Shaquille O'neal e mesmo assim não perdeu nenhuma partida que disputou até agora. Na mesma situação está o time de Dwight Howard que vem se dando bem principalmente por causa de sua eficiente defesa. Ambos devem estar nos playoffs provavelmente tendo uma das cinco melhores campanhas do Leste. Mas se formos nos basear pela última temporada o mesmo não deve acontecer no Oeste, onde os dois invictos que também ganharam seis vezes e não perderam nenhuma são o Utah Jazz e o Memphis Grizzlies, sendo que o primeiro talvez até consiga se dar bem na temporada regular mas o segundo surpreende qualquer um pois no ano passado foi apenas o décimo colocado com 40 vitórias e 42 derrotas.
Los Angeles Lakers coach Phil Jackson gestures during a practice session in Barcelona October 6, 2010. The Lakers will play against Barcelona in an NBA Europe Live basketball game at Palau Sant Jordi on Thursday. REUTERS/Albert Gea (SPAIN - Tags: SPORT BASKETBALL)
Por outro lado temos também as equipes que se esperava muito e pouco estão fazendo. No caso do Miami Heat é até compreensivo, Dwayne Wade se machucou logo na primeira partida e a equipe perdeu três vezes em cinco partidas. LeBron James chegou a marcar 33 pontos no último jogo contra Charlotte Bobcats mas parece que não está conseguindo carregar a nova equipe sozinho nas costas como carregava o Cleveland Cavaliers. O New York Knicks com Amar'e Stoudemire ganhando apenas uma é até normal mas o Los Angeles Lakers, o atual campeão ganhando apenas duas vezes e perdendo outras duas é no mínimo estranho. A pré-temporada é para fazer experiência, não exigir muito das estrelas como Kobe Bryant e mesmo que tenha um grande valor na preparação às vezes seus resultados não tem valor nenhum. Ou será que alguém acredita que a equipe de Phil Jackson não vai brigar pelo seus terceiro título seguido? (Fotos: Mark Blinch/Reuters e Albert Gea/Reuters via PicApp)

2 Comentários:

Adorava jogar baskete e ver as finais da nba,porem agora to sem tempo pra nada.

visita minha pag:
http://universovonserran.blogspot.com/

blog premiado,recomendado pelo jornal Destak

sigo e retribuo comentarios de quem seguir e comentar

Fernando disse...

Basquete: tah aí um esporte que não ouço falar, nem vejo bons posts como esse, por aí.

Continue a abordá-lo!

abs,
Fernando Piovezam
seuanonimo.blogspot.com