Mundança de rotina fundamental

09:57 Net Esportes 3 Comments

DUBAI, UNITED ARAB EMIRATES - DECEMBER 18: Cesar Cielo Filho of Brazil competes in the heats of the Men's 100m Freestyle during the 10th FINA World Swimming Championships (25m) at the Hamdan bin Mohammed bin Rashid Sports Complex on December 18, 2010 in Dubai, United Arab Emirates. (Photo by Shaun Botterill/Getty Images)
No dia 19 de agosto de 2010, Net Esportes considerou o nadador brasileiro César Cielo como o melhor atleta do país nas piscinas em todos os tempos. Naquela ocasião ele havia faturado a medalha de ouro dos 50m borboleta no Pan Pacífico, em Irvine, Estados Unidos. Ainda na mesma competição, Cielo acabou decepcionando os torcedores e principalmente ele próprio, pois não conseguiu mais do que uma medalha de prata nos 50m livres e uma medalha de bronze nos 100m livres. Era muito pouco para o campeão olímpico e mundial na prova mais rápida da natação, era pouco para quem levou o primeiro lugar do Mundial na prova clássica da natação, era pouco para quem foi considerado o melhor nadador brasileiro da história. Era preciso mudar a rotina, mudar os treinamentos e mudar o seu modo de viver, e deu resultado.

Nas palavras de Cielo a exigência de uma disciplina esportiva maior consigo mesmo - "Consegui arrumar a rotina nos últimos três meses de uma forma que não atrapalhasse meus treinos. A natação é meu trabalho e não parar a toda hora para tirar fotos, etc. Às vezes é difícil para as pessoas entenderem isto" - mas as pessoas terão que compreender isso, a vida de um atleta de alto nível exige uma reclusão grande, um isolamento e uma concentração máxima para quem almeja chegar no topo do mundo. Londres 2012 vai exigir muito isso de César Cielo assim como o Mundial de piscina curta em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, exigiu. No revezamento 4x100m livres veio o bronze, mas na sua grande prova, nos 50m livres, ele voltou a fazer o que aprendeu em 2008, vencer e convencer.

O esporte é a natação, mas parece até a categoria principal dos pesos pesados do boxe. Cielo não é nenhum dos irmãos Klitschko, que tanto querem unificar os títulos, e é talvez por isso que Cielo unifica os títulos na natação. Ouro inesperado nos 50m livres das Olimpíadas de Pequim 2008, ouro confirmador de um potencial incrível nos 50m livres do Mundial de Natação em Roma 2009 com direito a mais uma medalha dourada nos 100m livres. E desta vez mais um cinturão, ou mais um primeiro lugar com o outro nos 50m livres do Mundial de piscina curta em Dubai 2010 depois da decepção em Irvine. O Brasil nem é banhado pelo Oceano Pacífico mesmo, qual o boxeador que conseguir quatro cinturões nos pesos pesados? Três está bom demais, três títulos dessa importância o certificam ainda mais como o melhor nadador brasileiro da história.
DUBAI, UNITED ARAB EMIRATES - DECEMBER 17: Cesar Cielo Filho of Brazil celebrates winning the Men's 50m Freestyle final on day three of the 10th FINA World Swimming Championships (25m) at the Hamdan bin Mohammed bin Rashid Sports Complex on December 17, 2010 in Dubai, United Arab Emirates. (Photo by Clive Rose/Getty Images)
Obrigado Djan Madruga, obrigado Ricardo Prado, obrigado Fernando Scherer e muito obriado Gustavo Borges. Sem os grandes nunca haveria o maior de todos. César Cielo revela ainda que dentro da sua mudança de rotina passou a se trancar em casa e ficar jogando muito video game quando estava de mau humor, só saía quando estava feliz e ter o apoio de amigos e fãs nessas horas, conciliando com o treinamento, foi fundamental para ele dar a volta por cima. Frédérick Bousquet ficou para trás, não foi preciso nem usar o supermaiô, seu tempo foi 20s51 e chegou bem perto do recorde mundial de 20s30 pertencente ao sul-africano Roland Schoeman. Cielo está de volta e se manter essa filosofia de vida pode ir muito mais além do que já foi, pode ser muito mais do que o maior nadador do Brasil, pois o mundo está aí para ser conquistado. (Fotos: Shaun Botterill/Getty Images e Clive Rose/Getty Images via PicApp)

3 Comentários:

DarKblog disse...

Bom apesar de eu não gosta muito desses assuntos pelo que eu li ficou bem legal e informativo pelo menos pra quem gosta xD

Qual jogo de video game ele deve jogar quando está triste? de natação ou o famoso Winning Eleven... rsrsrsrsr

Mas agora falando um pouco mais sério... O atleta quando junta o talento e com o treino levado a sério fica dificil de bater...

Pena que mtas estrelas do esporte n pensam assim...

Parabéns Cielo!

O Cielo é um atleta sensacional, um dos poucos que ainda existem.

Abração e tem entrevista exclusiva no blog com o editor de futebol internacional do globoesporte.com,

Luís - @luisfbarreiros
porforadogramado.blogspot.com