Polêmicas da logo Londres 2012

10:38 Net Esportes 4 Comments

Mal acabou de ser lançada, a logo das Olimpíadas do Rio 2016 já recebeu críticas, sendo acusada de plágio a uma organização não governamental dos Estados Unidos chamada Telluride Foundation. Além de possuir semelhanças com o quadro "A Dança", do pintor francês Matisse. Tais acusações, no entanto, não são uma exclusividade à criação brasileira que é ou não original e cheia de coincidências, pois a logomarca dos Jogos de Londres 2012 também vem sendo atacada praticamente desde que foi lançada a cerca de cinco anos atrás, sendo que desta vez o Irã pegou bem pesado com os organizadores, exigindo uma mudança radical e rápida dizendo que se isto não for feito eles estarão boicotando os Jogos e levando muitos países junto com eles.

O Irã afirma que a logo de Londres 2012 é racista com os países islâmicos. Segundo o Comitê Olímpico Iraniano, é possível ler a palavra “Zion” (que significa Sião, em português), na logomarca e isso remete à história do judaísmo. Mohammad Aliabadi enviou uma carta ao presidente do COI, Jacques Rogge, dizendo que o país dele insiste em certos princípios e valores. E todo o resto do mundo sabe muito bem que está em jogo na verdade um ódio mortal de milhares de anos entre os árabes mulçumanos e os judeus. A defesa do COI fica nos princípios em que a logo foi criada, tentando trazer apenas o significado do ano de 2012, só que bem antes do Irã reclamar muitas associações já haviam sido feitas.

As coisas vão bem mais longe do que se imagina, pessoas com epilepsia fotossensível tiveram convulsões ao verem uma exibição da logo na televisão. Outros afirmam categoricamente que a logomarca não passa de uma representação distorcida da suástica (se as Olimpíadas fossem na Alemanha isso seria de fato preocupante). Outros conseguem ver muito mais além, baseados nas declarações de que a imagem seria para atrair os jovens, relembraram de um programa de TV infantil exibido nos Estados Unidos entre os anos de 1974 e 1982 chamado Tiswas, cujas letras são realmente do mesmo formato da imagem da logo Londres 2012. E com um pouco mais de imaginação pode ser possível ver semelhanças da logo com a personagem Lisa Simpson.

Dentre todas as acusações, nenhuma reclama de um 'quadradinho' bem no centro da logomarca, que mesmo para representar o ano de 2012 passa a não ter a menor importância e relevância, mesmo porque 20-12 não teria qualquer significado, a não ser dia 20 de dezembro, que não é a data de abertura dos Jogos. Isso talvez ajude um pouco todos acharem que a logo de Londres 2012 é mesmo muito confusa, que talvez pudesse ser mesmo alterada para evitar boicote dos países islâmicos e quem sabe causar um pouco menos de polêmica. Mesmo assim sabendo que a logo do Rio 2016 já causa polêmica fica difícil imaginar que uma nova logo para Londres não viria a causar novas polêmicas, nos levando a pensar se realmente está faltando criatividade para os desenhistas, ou se no fundo tudo não passa mesmo de meras coincidências.

4 Comentários:

Ron Groo disse...

São os Teletubies do inferno...

Patrick Araújo disse...

A Tátil e a Wolff Olins que são as criadoras das logos, a primeira fez pra RIO 2016 e a segunda pra Londres 2012. São duas grandes agencias. A Wolff Olins por exemplo possuí grandes clientes como: GE, Mercedes-Benz, McDonald’s, Adidas etc.

Meu professor fala que um trabalho no mundo da comunicação só é bom quando gera esse "boom", ou seja polêmica. Então na visão do meu mestre ambos tiveram o insight.

Eu penso que a Logo Rio 2016 foi plágio, se não foi, foi muita falta de criatividade pegar o mote de união, pois remeteria fácil a pessoas de mãos dadas e já existe logos assim e até quadro de artistas....

Sobre a Logo de Londres, sinceramente não consigo ver o que esse povo todo está falando, é muita viagem. Ah, o designer dela é bem ruim, não gostei pessoalmente.

Net Esportes disse...

@Patrick: Também achei muito ruim a de 2012, mas confesso que todas as polêmicas que ela causou são plausíveis, é realmente possível ler Zion ou o cabelo da Lisa ali ... !!!!

E quanto a do Rio 2016 também concordo, o quadro do Matisse é muito igual ... !!!!!

José disse...

Haja polêmica nos eventos mundias que o Brasil vai conceder.