Não se pode errar um pênalti

18:30 Net Esportes 6 Comments

Muitos devem se lembrar bem e para mim da a impressão que aconteceu outro dia mesmo. Foi na verdade em 1999, na mesma Copa América que hoje está sendo realizada na Argentina, um feito inesquecível realizado por um grande jogador argentino. Martin Palermo, que não é um palerma, mas se passou por um durante uma partida válida pela primeira fase da grande competição sul-americana. Foi um, foram dois e acabaram sendo três. Palermo assumiu a responsabilidade, chutou e errou três cobranças de pênaltis no mesmo jogo. A Colômbia, rival daquele dia para ser esquecido que ninguém esquece, agradeceu imensamente e marcou três vezes, ganhou o jogo e viu Palermo entrar para a história de forma tão negativa.

O pênalti é a penalidade máxima do futebol, serve para praticamente dar ao time prejudicado uma chance de fazer o que supostamente estava mais do que claro que iria acontecer naquele lance dentro da área, o gol. O pênalti é o tipo de lance que não pode ser desperdiçado, se a bola for para fora após receber o contato das chuteiras do jogador é porque esse jogador não foi extremamente preciso, se o goleiro pegar ele ainda pode ter feito uma cobrança ruim ou esse goleiro é um excepcional goleiro. A Colômbia voltou a campo na Copa América, não pela primeira fase como em 1999, não em contra Argentina e não vendo Palermo mais uma vez como rival. Desta vez a história foi de certa forma inversa, mas por sorte não com três pênaltis perdidos no mesmo jogo.

Algo bizarro só acontece uma vez na vida. Palermo teve uma brilhante carreira, mas eu não consigo deixar de associá-lo ao dia que perdeu três pênaltis no mesmo jogo. Provavelmente não lembrarei de Falcão Garcia daqui a doze anos, espero que os colombianos também não lembrem, que não o transformem em um 'novo' Andrés Escobar. Garcia não fez gol contra, não errou três pênaltis no mesmo jogo, mas errou um, quando o jogo estava zero a zero, o mesmo placar ao final do tempo regulamentar. O erro fez falta na prorrogação, o goleiro falhou e o Peru venceu depois de fazer as redes balançarem duas vezes. A festa é em Machu Picchu, a tristeza é em Barranquilla, ainda mais em Santa Marta, a terra de Garcia, essa definitivamente é para ser esquecida. (Foto: AFP PHOTO / RODRIGO BUENDIA via Getty Images)

6 Comentários:

Saulo disse...

Essa Copa América tá surpreendente. O Brasil que abra mais o olho. É preciso mostrar muito mais futebol para avançar.

Net Esportes disse...

@Saulo: Sem dúvida Saulo ... a Argentina já foi, e não seria nada estranho ver o Paraguai tirando o Brasil.

Luiz Paulo Knop disse...

Depois do jogo do Brasil agora você poderia escrever um novo post falando: Não se pode errar todos os penaltis... vergonhoso...

http://esporteresenha.blogspot.com

Net Esportes disse...

@Luiz: Boa Luiz, não com esse título, mas já te feito o post !!! abs

Pow o Brasil foi ridiculo! Apenas isso. N tem explicação o q aconteceu ontem, incopetencia... Lamentável...

A final da Copa América vai ser Peru X Venezuela... Do jeito que andam as coisas... rsrsrsrs

Net Esportes disse...

@Patrick: Pode crer, seria incrível, mas ainda acho que o Uruguai leva ... o Uruguai merece até pelo que fez na Copa.