Pós em jornalismo esportivo

14:44 Net Esportes 1 Comments

Por Claudio Moreira, da Igec

Um curso de jornalismo esportivo tem que ser prático e atual. Existem vários cursos de jornalismo no mercado, de qualidade, duração e preços variados, educação para todos os gostos. Não vou julgar os cursos, existe público para todos, mas um deles me chamou a atenção por conta da qualidade do corpo docente, com profissionais atuantes no mercado, que trazem a prática para a sala de aula, vejamos.

Victorino Chermont, por exemplo, repórter da SporTV desde 2003 onde apresenta os programas: Encontros para a História e Jogos para Sempre. Ele participou das coberturas da Copa do Mundo de 2006, das eliminatórias de 2002, 2006 e 2010; Copa das Confederações de 2005 e 2009; Copa América de 2007 e Olimpíadas de Pequim em 2008. Hoje ele está na Argentina, cobrindo a Copa América. O Victorino é professor de Jornalismo Esportivo na TV, um profissional que trás para a sala de aula os detalhes práticos do que acontece numa cobertura esportiva. Aula prática e alunos envolvidos.

Tem também o Odir de Souza, Fisioterapeuta da Seleção Brasileira de Futebol e do Comitê Paraolímpico Brasileiro, Coordenador do Serviço de Fisioterapia das categorias de base da CBF. Está lá na Copa América, acompanhando os jogadores, trazendo toda a experiência de vivenciar in loco a preparação física dos jogadores, sua recuperação e adaptação a novas exigências de jogos cada vez mais rápidos e disputados. O Odir trás para os alunos toda esta bagagem.

Sem esquecer o Iuri Totti, que na editoria de Esportes, já participou da cobertura das Copas do Mundo de 1994, 1998, 2002 e 2006, e das Olimpíadas de 2000, 2004 e 2008 e é o responsável pela criação da página de esportes radicais no jornal e do blog do Globo no site. O Iuri é maratonista, já correu todas as competições existentes e faz um belo trabalho prático de editoração em sala de aula.

Este curso é a pós-graduação em Jornalismo Esportivo do IGEC, no RJ, de suas salas já saíram profissionais que hoje atuam na SporTV, Rádio Band News, Rádio Nacional, árbitros de futebol e assessores de atletas. Vale a pena conhecer a pós através do WWW.igec.com.br.

1 Comentários:

Anônimo disse...

Victorino Chermont? Muito legal, gosto dele na TV. Tem mais gente da TV nessa pós?

Vlw!