No golf é impossível vencer tudo

14:58 Net Esportes 1 Comments

Novak Djokovic tem esse ano uma grande chance de vencer os quatro principais torneios de tênis do circuito no mesmo ano. A tarefa é tão complicada que em toda a história apenas dois jogadores conseguiram tal façanha: Don Budge e Rod Laver. É muito difícil, mas não é impossível, como parece ser no golf. Se um golfista conseguir vencer os quatro principais torneios do circuito no mesmo ano, ou seja, se vencer os quatro major´s, ele fecha o chamado Grand Slam. Só que isso jamais aconteceu em toda a história do esporte. É tão incrível como seria se alguém tivesse conseguido ou viesse a conseguir. Jack Nicklaus, Walter Hagen, Ben Hogan e Arnold Palmer. Grandes nomes, grandes feitos, menos o Grand Slam. Será que Tiger Woods consegue mudar essa história tão complicada de ser escrita no golf?

Antes de viver o drama pessoal em sua vida particular, Tiger Woods falava em vencer todos os quatro major´s no mesmo ano. Um jogador que era número um do mundo por um período que parecia não terminar jamais. Um jogador que ganhava praticamente todos os torneios que disputava. O sinônimo de títulos era Woods. O golfista que já havia vencido 14 vezes um torneio major e que no ano 2000 faturou três deles tendo ficado na quinta posição no outro. Como duvidar da possibilidade de ver alguém vencendo os quatro principais torneios de golf do curcuito no mesmo ano quando se trata ou se tratava de Tiger Woods? Mesmo que isso jamais tivesse acontecido antes. E hoje continua sendo assim, mesmo que Tiger tenha vivido todo um drama pessoal que aparentemente já foi superado.

O maior vencedor de major´s em todos os tempos é Jack Nicklaus, com 18 conquistas. O máximo que ele conseguiu foram dois títulos no mesmo ano, e isso aconteceu cinco vezes. Se Tiger Woods conseguisse vencer os quatro neste ano empataria em número de conquistas com Nicklaus, sendo que seu outro objetivo é ultrapassá-lo como no tênis Roger Federer ultrapassou Pete Sampras em número de Grand Slam. Walter Hagen teve uma sequência incrível no PGA Championship, quando venceu quatro vezes seguidas entre 1924 e 1927, mas assim como Nicklaus chegou a no máximo duas conquistas no mesmo ano, em 1924. Só que o problema de Hagen era que na época em que ele jogava bem ainda não existia o Masters de Augusta, iniciado em 1934 quando ele estava no final de carreira e assim não conseguiu ser campeão por lá.

Ben Hogan, outro grande jogador da história que faturou nove títulos de major´s, deixava de jogar em muitos deles por um motivo ou outro. Uma de suas ausências aconteceu no PGA Championship de 1953. Nesse ano em especial Hogan perdeu uma das grandes chances de entrar para a história com o feito inédito jamais alcançado, pois havia vencido todos os major´s já realizados naquele ano. O Masters, o US Open e o The Open Championship. Em outras duas oportunidades ele faturou duas taças no mesmo ano. Foi por pouco, mas foi mais do que fez Arnold Palmer, por exemplo, que conseguiu o máximo de sete títulos major´s (apesar de ter ficado dez vezes em segundo lugar), sendo dois deles no mesmo ano em apenas duas ocasiões: 1960 e 1962. Provando ainda mais como essa tarefa é mais do que complicada, talvez seja mesmo impossível.

Enquanto não acontecer, será mesmo impossível. O Masters de Augusta se aproxima, e mais uma oportunidade aparece. No tênis já aconteceu, no turfe faz tempo que não acontece, mas muitos cavalos já venceram a tríplice coroa. No futebol o Barcelona conseguiu vencer todas as competições que disputou em um mesmo ano e em tantos outros esportes alguém já venceu todas as principais competições, como Usain Bolt e Michael Phelps em Pequim 2008, por exemplo. Por que será que no golf isso ainda não foi possível? Tiger Woods voltou a ser campeão depois de 30 meses, se livrou das lesões e vem com sede para tentar tornar possível o impossível. Rory McIlroy será um grande adversário para impedí-lo e quem sabe tentar o mesmo se for campeão, assim como Phil Mickelson e talvez um desconhecido que surge do nada e fica com a taça. Mas se der zebra isso apenas prolongará ainda mais a chance de ninguém jamais conseguir o que alguém jamais conseguiu até hoje. (Foto: Streeter Lecka/Getty Images)

1 Comentários:

Patrick Araújo disse...

Golf eh um esporte mto complexo pra se ganhar tudo... Mas quem sabe, nd eh impossivel nesse mundo...

Postei láo comercial do Roger, dá sugestão que vc deu Guilherme... Mais uma vez mto obrigado pela colaboração...

Abraçosss