Ayrton Senna penta ou hexacampeão?

12:37 Net Esportes 8 Comments

Após 18 anos, meu objetivo de sempre procurar uma forma diferente de abordar o tema em questão não muda. Antes de saber através da Internet eu já havia pensado em fazer o mesmo neste dia primeiro de maio de 2012, o mesmo que Reginaldo Leme fez na Revista Alfa, onde com muito mais vivência e embasamento de ter sido até um amigo pessoal de Ayrton Senna ele projeta a carreira do piloto caso o mesmo tivesse saído de forma ilesa do acidente na Itália. Infelizmente não tive a oportunidade de ler a crônica do comentarista, que parece ter imaginado o brasileiro ganhando os títulos de 1994, 1996 e 1998, sendo este último ano correndo pela Ferrari onde encerraria a carreira em 1999. É muito pouca informação, mas é o suficiente para eu discordar e fazer a minha própria projeção imaginária de como teria sido a carreira do maior piloto de todos.

Antes de tudo ressalto que não me imagino melhor do que Reginaldo Leme, mesmo porque tenho certeza absoluta que pelo contato direto que o comentarista da Rede Globo tinha com Senna o faz saber muito mais do que eu. Mas eu gosto de fazer minhas próprias suposições, adoro imaginar que a Maria Sharapova vai ganhar Roland Garros nesse ano e não errei quando apostei na Espanha campeã da Copa do Mundo na África do Sul, apesar de que imaginava o Brasil como seu adversário. Já no caso de Ayrton Senna a tarefa é bem mais complicada, porém espero trazer alguns argumentos que sustentam bem minhas teses. Inclusive vou procurar fazer uma análise mais direta possível, dizendo mais ou menos como seria cada ano e quem seria o campeão de cada ano, além é claro de dizer para qual equipe cada piloto corria.

A idéia é imaginar que Senna sobreviveu ao acidente, e não pensar que o acidente não aconteceu. Nesse caso eu aposto que Ayrton ficaria de fora de algumas corridas em 1994. Na minha opinião ele iria precisar um certo tempo para retomar a confiança e não faia uma temporada tão boa como Damon Hill fez perdendo o título por apenas um ponto para Michael Schumacher. O alemão seria campeão em 1994 e em 1995 também, a Benetton estava irregular e impossível nestes dois anos. Já em 1996 e 1997 Ayrton Senna ganharia mais dois títulos, correndo ainda na Williams. No primeiro ano Damon Hill seria seu companheiro de equipe e em 1997 Jacques Villeneuve. Schumacher chegaria na última corrida sem chances e não precisaria dar uma Dick Vigarista jogando o carro em alguém.

Segundo Reginaldo Leme na Revista Alfa, Ayrton tinha o sonho de correr na Ferrari. Ele então iria para lá em 1998. Mas o problema é que um tal Michael Schumacher já corria por lá, e ambos não estariam se dando bem na categoria, muito menos correndo juntos. A Fórmula 1 reviveria a rivalidade interna de Senna e Prost até o fim do ano, e ambos iriam ver Mika Häkkinen campeão com a McLaren. Insatisfeito com a situação Senna seria chamado por Ron Dennis para encerrar sua carreira em 1999 na equipe que o consagrou, e por lá acredito que mesmo com a idade avançada Ayrton Senna iria faturar o hexa, travando uma batalha incrível com Schumacher (que não teria sofrido acidente) na última corrida no Japão, encerrando assim sua trajetória na Fórmula 1 vencendo em um país que provavelmente era a sua segunda casa.

A verdade mesmo é impossível saber. Acredito que o destino de Senna caso ele não tivesse falecido em 1994 deve ficar no imaginário de cada um de seus fãs. Bem como a vida de cada um dos outros pilotos como Rubens Barrichello, por exemplo. Sem contar que talvez a morte de Ayrton Senna tenha seu lado positivo, para a segurança na Fórmula 1 ter sido melhorada, já que ninguém mais morreu desde então. Para que ele tivesse virado um mito das pistas, um piloto que pode facilmente ser considerado como o maior de todos, mesmo que não tenha conquistado mais títulos entre todos, e mesmo com Senna vivo Schumacher seria hepta campeão. Ayrton Senna seria no máximo hexacampeão, Ayrton Senna, independente de tudo, é e sempre será o maior campeão de todos. (Foto: Arquivo)

8 Comentários:

me atrevo a dizer que o Brasil nunca mais teve alguém da altura do saudoso Ayrton Senna!!!

www.aninhainsanosescritos.blogspot.com

Marcelonso disse...

Ainda hoje, quando revejo o acidente não consigo acreditar...

O vazio deixado por sua partida é muito grande.

Por muitas vezes fiquei imaginando o que teria acontecido, caso tivesse sobrevivido...

Talvez Schumacher não tivesse chegado onde chegou, talvez Senna fosse o maior recordista de todos os tempos...

Mas o fato é que não se pode mudar o que aconteceu. Devemos aprender com o passado, para viver o presente.

No fundo isso nos mostra que é preciso viver intensamente um dia de cada vez, como se fosse o ultimo.

Net Esportes disse...

@Aninha: Verdade Aninha, mas acho que o problema é querer ter alguém altura por necessidade e não naturalidade.

@Marcelo: Você me fez lembrar do Steve Jobs que disse "Se você viver cada dia como se fosse o último, uma hora você acerta" !

Ron Groo disse...

Nunca saberemos o que o futuro lhe reservaria... Aliás, sabemos sim, da pior forma possível.

Eu mesmo já fiz alguns exercícios neste sentido e é sempre legal, mas na boa.
Ele acabou sendo muito mais importante para a evolução do esporte e de sua segurança morto.

Faz falta? Faz, claro... Mas devemos a ele muitas melhorias neste sentido.

Anônimo disse...

Eu sempre tive a convicção de que Senna paparia 94 e 95, e com isso, muito provavelmente, Schumacher não seria Schumacher e a Ferrari não teria sido Ferrari novamente. Senna seria o cara para guiar esse carro, ao lado do mesmo Irvine. E poderia muito bem ter levado 98 e 99.

O recorde seria dele com certeza absoluta, não tenho a menor dúvida disso.

Luiz Paulo Knop
www.resenhaesportiva.com

Patrick Araújo disse...

Ele fez muita, mais muita falta.... Era bom demais levantar cedo todos os domingo somente pra assistir ele correr...

A sua morte teve seu lado "positivo", podemos dizer assim, de a segurança na categoria ter melhorado... Uma pena ter que se perder alguem pra se tomar providencias, mas o mundo eh assim, o ser humano eh assim...

Senna eh o cara e com certeza um mito!

Espero que gostem:

https://www.facebook.com/notes/cavino-rocha-tanese/o-que-teria-acontecido-se-ayrton-senna-não-tivesse-morrido-no-acidente-do-gp-de-/853995444679019

Net Esportes disse...

@O TRIO TERNURA: Bem legal, obrigado por compartilhar.