Você já assistiu uma corrida de cavalos?

16:48 Net Esportes 3 Comments

Quais esportes além do futebol ganham destaque na TV aberta do Brasil? Uma vez ou outra temos jogos de vôlei, alguma atenção para o basquete da NBB, a Stock Car, as lutas do UFC por estarem na moda e a Fórmula 1. Praticamente é só isso, pois fast triathlon, provas de ciclismo, downhill e mega rampa são competições inventadas pela Rede Globo para ocupar espaço. A São Silvestre é a única corrida pedestre que passa ao vivo na íntegra, sendo que ainda deram um jeito para evitar ter que passar a prova feminina na íntegra também. Olimpíadas acontecem apenas a cada quatro anos. Quando você viu uma corrida de cavalos ao vivo na TV? Ou melhor, quando foi que você viu uma das maiores corridas de cavalo do mundo? Como o Kentucky Derby, por exmplo.

Eu não tenho nada contra o Jockey Clube de São Paulo e o Jockey Clube do Rio de Janeiro. Se houvesse uma oportunidade de ver o Grand Prêmio São Paulo e o Grande Prêmio Brasil seria ótimo. Mas a TV aberta do Brasil e mídia não dão atenção para isso, justamente porque as pessoas no Brasil só se interessam por futebol. Isso acontece porque o futebol é praticamente a única opção, o que é péssimo principalmente para uma mente em formação que acaba crescendo achando que é o único esporte para o qual deve voltar toda a sua atenção, entusiasmo e emoção. A maioria vai dizer que não gosta de corridas de cavalos, mas a maioria nunca teve uma oportunidade de ver, uma chance de abrir a mente para saber se pode haver alguma coisas interessante em um monte de cavalos correndo.

Nem é preciso se atrelar aos mínimos detalhes. Não é uma questão de acompanhar cada páreo em qualquer dia que seja. Não se trata de torcer fervorasamente ou vestir a camisa como no caso do futebol. Mas por que não dar atenção a uma corrida extremamente emblemática com mais de 130 anos de uma história incrível e absolutamente fantástica? O Kentucky Derby não é apenas uma corrida de cavalos, é um dos maiores eventos esportivos do planeta. É como as 500 milhas de Indianápolis, o Super Bowl, A World Series, as finais da NBA, a final da Champions League. É um evento esportivo anual imperdível para quem é fã de esportes, para quem tem a mente aberta à outras modalidades e não fica preso apenas no futebol. Alguém que busca mais do que a TV aberta do Brasil pode oferecer.

O primeiro sábado de maio chega e todas as atenções se voltam para Churchill Downs. As inconfundíveis torres na reta principal da pista. As tradições de mais de um século como os mais exóticos tipos de chapéus que as mulheres, principalmente, usam no dia da corrida. O fato dos cavalos precisarem ter pelo menos três anos de idade, ou seja, é a sua única chance na vida, seja um vencedor ou não seja nada. As rosas para o campeão, é o Kentucky Derby, essa é a corrida de cavalos das rosas. E tem ainda o Mint julep, uma bebida alcoólica de hortelã servida em copos personalizados e colecionáveis. Servida desde 1938 ela se tornou a bebida oficial do Kentucky Derby. E não nos esquecemos da bela canção "My Old Kentucky Home", com todos de pé cantando juntos, um dos momentos mais marcantes antes da corrida.

A corneta toca e tensão aumenta. Quando é dada a largada após mais de duas horas de transmissão pela TV americana, tudo acaba em apenas dois minutos. O Kentucky Derby é conhecido como "Os dois minutos mais excitantes do esporte" ou "Os dois minutos mais rápidos do esporte". O Kentucky Derby é definitivamente a melhor corrida de cavalos do mundo, e além disso é a primeira corrida de cavalos da Tríplice Coroa, composta também pelo Preakness Stakes e pelo Belmont Stakes. Todos sonham com o dia em que um mesmo cavalo irá ganhar as três provas no mesmo ano, isso não acontece desde 1978. Portanto neste sábado aproveite para sair da mesmice e assista uma corrida de cavalos, assista a melhor corrida de todas, vai ter Calvin Borel, o jockey que ganhou três das últimas cinco edições. Os esportes vão além daquilo que passa na TV aberta do Brasil, basta saber quando os melhores acontecem e onde é possível vê-los. (Foto: Rob Carr/Getty Images)

3 Comentários:

Patryck Leal disse...

Quando passa no intervalo do jogo eu sempre vejo aquelas corridas de cavalos. Eu acho legal, e se passasse mais vezes eu iria gostar de ver.

http://fcgols.blogspot.com.br/

Anônimo disse...

É realmente possível que o derby nao passara na tv??? Eu nao acredito. Estou num hotel com net e simplesmente nao acredito que tem vôlei na sport tv e nao passara esta corrida.

Net Esportes disse...

@Patrick: A Globo patrocinou alguns GP São Paulo, aí passou no intervalo do jogo, mas depois desistiu.

@Anônimo: Teve uma época que ESPN passava, a briga pelos direitos de transmissão também prejudicam demais o acesso.

@Josué: Obrigado!