Explica para a Ferrari como funciona

12:54 Net Esportes 5 Comments

Saudades eles tem do Ross Brawn, esse sim sabia como fazer uma boa estratégia de corrida. Alguém precisa explicar para a Ferrari como funciona a atual Fórmula 1, como os penus se desgastam com facilidade. Eles precisam saber que para uma estratégia de uma parada como fizeram Romain Grosjean e Sergio Pérez é preciso parar mais no meio da corrida, e não no primeiro terço da prova. Eles precisam saber que o erro não foi deixar de trocar os pneus quando Sebastian Vettel fez sua segunda parada, pois naquele momento a Red Bull estava apenas concertando o mesmo erro de estratégia que a Ferrari havia cometido. Alguém tem que explicar para a Ferrari como funciona, quem sabe a McLaren, que fez o que tinha que fazer.

A McLaren fez o que tinha que fazer, mas quase que não fez direito. Lewis Hamilton teve problemas em suas duas paradas nos boxes, perdeu preciosos segundos em ambas. Na primeira ainda superou Vettel, mas Alonso passou os dois e teve que ser ultrapassado pelo inglês na pista. Hamilton já perdeu pelo menos umas duas ou três corridas neste ano por conta dos erros de sua equipe e até dele mesmo, mas isso não poderia acontecer no Canadá. A segunda parada foi então antecipada, que a princípio pareceu até uma precipitação por parte da McLaren. Mas precipitados estavam a Ferrari e a Red Bull, mantendo seus dois pilotos na pista só porque estavam nas duas primeiras colocações.

Jaque Villeneuve tinha total razão, era uma corrida normal e tinha tudo para ser chata na visão de tantos outros. Bastava Alonso e Vettel entrarem logo nos boxes para uma segunda parada cada um e tudo ficaria do mesmo jeito. Talvez ambos até conseguissem voltar na frente de Hamilton pelo fato do inglês ter perdido tempo em sua parada. Talvez ambos ou pelo menos um dos dois fosse ultrapassado por Hamilton na pista como ele passou Alonso após a primeira parada, mas isso não tornaria a corrida mais emocionante porque Hamilton era o líder e tinha o melhor carro do dia. Sem falar em asa móvel e kers. Só que a Ferrari fez o favor de esquecer como as coisas funionam, fez o favor de nem corrigir erros como a Red Bull, e assim a corrida ficou agitada e realmente interessante.

Ficou interessante porque Lewis Hamilton passou Alonso e Vettel. Ficou legal porque Grosjean e Pérez passaram Alonso e foram para o pódio. Ficou realmente lamentável para a Ferrari porque Vettel fez a segunda parada e ainda voltou para a pista com tempo de ultrapassar o espanhol. Ficou do jeito que os fãs apaixonados queriam, com um sétimo vencedor em sete corridas diferentes. Inédito, histórico e extramente surpreendente e inesperado. A Fórmula 1 deste ano está sensacional e agora está do jeito que talvez devesse estar desde que começou, com Hamilton vencendo e com Hamilton liderando o campeonato, com a McLaren mostrando que é ligeiramente superior aos demais, e que sabe como as coisas realmente funcionam na Fórmula 1. (Foto: EFE)

5 comentários:

André Candreva disse...

O GP canadense foi muito bom tbm...

e as 10 voltas finais a estratégia da McLaren/Hamilton funcionou perfeitamente...

e o inglês mostrou que tá mesmo com vontade de levantar o caneco novamente...

abs...

Marcelonso disse...

E o pior é que a Ferrari acredita que fez a coisa certa...

O detalhe é que existem máquinas que castigam menos o pneu, é o caso de Lotus e Sauber. Nem a Red Bull consegue aproveitar a borracha como eles.

Realmente a F1 neste ano saiu melhor que a encomenda. Melhor que isso, só se banissem a tal asa móvel. Do jeito que está ela é totalmente desnecessária...


abs

A Formula 1 está demais esse ano! A Ferrari na vdd naum eh a mesma faz tempos... Desde dakele ano que o Massa foi Vice... Acredito que precise de uma reformulação em tudo...

Luiz Paulo Knop disse...

Outra dúvida pra história: Alonso é um fenômeno no braço, é indiscutível, mas será que é bom tê-lo na equipe?

Lembrando que pegou um carro pronto da Renault e ganhou 2 títulos, depois disso foi ajudar a montar o carro da McLaren, quando tava lá perdeu pra Raikkonen, saiu e voltou pra Renault, não conseguiu montar o carro... saiu e foi pra Ferrari e nunca conseguiu um carro top como tinha Schumacher...

Será que Alonso entende de carro? Ou será que é só braço mesmo?

Luiz Paulo Knop
www.resenhaesportiva.com

Net Esportes disse...

@Luiz: Boa questão Luiz.