LeBron James é o Sportsman of the Year

15:49 Net Esportes 0 Comments

Missy Franklin levou quatro medalhas de ouro e uma de bronze nos Jogos Olímpicos de Londres 2012. E ela tem apenas 17 anos de idade. Talvez possa fazer muito mais em 2016, levando em conta que mesmo fazendo muito esse ano, Michael Phelps havia feito muito mais em Pequim 2008. Usain Bolt foi o melhor na Inglaterra, não há dúvidas quanto a isso. Já no beisebol Miguel Cabrera conseguiu a tríplice coroa, como Carl Yastrzemski em 1967. Seria o bastante? E o que dizer de Roger Federer? Sétimo título na grama sagrada de Wimbledon. Mas será que Djokovic, Nadal e até mesmo Murray também não tiveram um grande ano cheio de conquistas? É muito difícil eleger o maior atleta de 2012. Mas a conceituada revista Sports Illustrated tomou a sua decisão e definiu LeBron James como o Sportsman of the Year.

O MVP da temporada. O MVP das finais. O campeão da NBA pelo Miami Heat e o campeão olímpico em Londres 2012 com os Estados Unidos e o técnico Mike Krzyzewski, que foi Sportsman of the Year no ano passado ao lado Pat Summitt por seus grandes trabalhos no basquete da NCAA. Finalmente LeBron James ganha um título na NBA. Depois de sair de forma polêmica do Cleveland Cavaliers e depois de anunciar para onde iria de forma polêmica. Depois de perder na final da NBA com o Miami Heat e ganhar a fama de amarelão. Contestado e questionado ele deu a volta por cima, conseguiu o que queria e hoje colhe frutos desse empenho e determinação. Mas será que LeBron James está totalmente livre das cobranças? Não tinha um tal de Dwyane Wade e um Chris Bosh por trás dessa história toda?

E o engraçado é que Dwyane Wade foi Sportsman of the Year em 2006, justamente na primeira vez em que o Miami Heat havia sido campeão da NBA e na última vez que um jogador de basquete havia sido Sportsman da Sports Illustrated. Mas não tinha um tal de Shaquille O'Neal jogando na equipe da Flórida naquele ano da grande conquista? É por isso que ás vezes um time inteiro vence o prêmio de Sportsman, como no caso do Boston Red Sox em 2004 ou no time de futebol feminino em 1999. Mas será que um dia o Miami Heat, contando apenas com Wade, voltaria a ser campeão da NBA novamente? Será que James não fez uma diferença fundamental nessa conquista? Uma diferença que talvez não tenha sido tão grande em Londres onde atuou com Kobe Bryant, Kevin Durant e outras grandes estrelas, mas ele estava lá dando show. LeBron James fez por merecer ser o Sportsman of the Year, mesmo porque é difícil eleger apenas um como o melhor de um ano inteiro.

É tão complicado que ás vezes dois são eleitos, casos de Tim Duncan e David Robinson em 2003. Ou ainda Randy Johnson e Curt Schilling em 2001. Sammy Sosa e Mark McGwire em 1998. Sem falar na dificuldade que uma mulher tem de ser eleita, Bonnie Blair em 1994, Chris Evert em 1976 e Billie Jean King em 1972. Nomes como Ayrton Senna e Pete Sampras jamais foram escolhidos. Talvez LeBron tivesse que dividir o prêmio com Wade, mas vencer duas vezes é um privilégio que só Tiger Woods conseguiu, em 1996 e em 2000. LeBron James mereceu e agora está eternizado em um grande Hall da Fama que conta com as lendas Arnold Palmer (1960), Bill Russell (1968), Muhammad Ali (1974), Jack Nicklaus (1978), Wayne Gretzky (1982), Kareem Abdul-Jabbar (1985), Greg LeMond (1989), Joe Montana (1990), Michael Jordan (1991), Arthur Ashe (1992) e Lance Armstrong (2002). Todos Sportsman of the Year, todos sendo grandes em pelo menos um ano de suas grandiosas carreiras.

0 Comentários: