Esportes diferentes que você precisa conhecer

10:03 Net Esportes 0 Comments

Quais são os maiores esportes do mundo? O futebol, o basquete e o vôlei certamente vêm à cabeça. Os fãs das Olimpíadas também podem lembrar da importância da natação, do atletismo e de muitos outros, mas será possível alguém dizer o nome de todos os esportes que existem? Entre esportes curiosos e outros que podem até parecer brincadeiras, separamos 6 esportes reconhecidos como olímpicos pelo COI que provavelmente você nunca ouviu falar.

Corfebol
O nome pode ser meio estranho, mas o conceito do jogo é de fácil aprendizado. O Corfebol foi inventado no começo do século XX na Holanda e é muito popular nesse país e na Bélgica. Este é um esporte misto, disputado por duas equipes compostas por 4 homens e 4 mulheres, e o objetivo é fazer a bola atravessar uma cesta pendurada em um mastro. Foi trazido ao Brasil por professores no Rio de Janeiro, e recentemente a seleção brasileira ganhou o Pan-Americano de Corfebol e disputará o mundial do esporte na Bélgica em 2015.

Biatlo
Um esporte de inverno, o biatlo tem sua origem em exercícios militares na Noruega. Basicamente, os competidores disputam uma corrida de esqui onde no final devem atirar em um alvo a determinada distância. É um dos principais esportes das Olimpíadas de Inverno, mas também possui uma variante para o verão, onde, em vez de uma corrida de esqui, é disputada uma prova de cross-country.

Cabo de guerra
Pode parecer uma brincadeira, mas o cabo de guerra já foi até disputado em Olimpíadas. Pode ser disputado por homens e mulheres, que se dividem em categorias que levam em conta o peso total dos membros da equipe. Além de um esporte de força, também envolve certa técnica e muita coordenação da equipe nos movimentos dos atletas.

Floorball
Este esporte sueco é herdeiro do Bandy - uma espécie de hockey mas com outras regras - só que jogado in doors. O objetivo do jogo é marcar no gol do adversário, conduzindo a bola com bastões, mas sem o uso de patins, como no caso do hockey de quadra. É muito popular em países do norte e do leste da Europa e em alguns países asiáticos.

Dodgeball
Outra prática que para muitos era apenas uma brincadeira. O dodgeball, também conhecido nas escolas brasileiras como “jogo do Caçador” ou “Queimada”, é levado muito à sério nos Estados Unidos, onde competições oficiais são reguladas pela National Amateur Dodgeball Association. As regras são simples: duas equipes devem eliminar a adversária em 5 minutos. Um jogador está fora quando acertado pela bola, mas caso esta seja interceptada por um jogador sem ter pingado na quadra, o eliminado é quem arremessou, que também eliminado caso a bola acerte a cabeça de um adversário.

Rollerderby
Um esporte feminino de muito - mesmo - contato físico. O Rollerderby é derivado de provas de resistência sobre patins, evoluindo para um jogo onde equipes disputam entre si quantas voltas conseguem dar em cima da adversária. É muito popular nos Estados Unidos, mas já conta com uma comunidade crescente no Brasil que, inclusive, participa de competições internacionais. Para começar, uma boa pedida é treinar com patins feminino que são mais básicos. Se quiser saber mais, é só acessar o site de um dos times e procurar um treino.

0 Comentários: