Está aprendendo a andar de skate? Veja os tênis mais apropriados para este esporte

12:51 Net Esportes 0 Comments

skate
Para quem é skatista sabe que a escolha adequada do tênis é quase tão importante quanto a do próprio skate. Isso porque esse calçado é uma ferramenta importantíssima não só para a proteção dos pés do esportista, mas também pela influência que exerce sobre a sua performance durante as manobras. Então fique atento nas dicas abaixo para fazer a melhor opção na hora de comprar o seu tênis ideal.

Em primeiro lugar, a escolha perfeita vai depender do uso que você vai fazer do tênis, pois vários fatores influenciam no tipo de calçado, como o tipo de skatista, a durabilidade, o amortecimento, a estabilidade e a acomodação. Ao que diz respeito aos tipos de calçados, por exemplo, existe dois tipos básicos utilizados pelos adeptos do esporte, são eles: os clássicos e os modernos.

Os tênis clássicos são feitos de lona ou camurça e têm solas confeccionadas de látex e borracha vulcanizada, oferecendo mais durabilidade, porém pouca eficiência na absorção de impactos. Essa opção é a mais indicada para os esportistas que utilizam o skate para deslocamentos e poucas manobras.

Agora, para quem prefere as manobras mais radicais, com a utilização de rampas e corrimões, o melhor é optar pelos modelos modernos. Estes possuem solas firmes e grossas que absorvem melhor os impactos das manobras e ainda estão disponíveis nas versões sapatos e botas, conforme a necessidade do esportista.

Na hora de comprar o seu tênis, preste atenção nas costuras. Prefira aqueles que têm o menor número possível de peças, pois as costuras são as primeiras a se romperem. Alguns modelos possuem dupla ou até tripla costura, o que pode aumentar a durabilidade do calçado.

Tome cuidado com as solas macias demais. Essa característica não é sinônimo de melhor absorção de impacto, pois o corpo humano precisa de uma superfície dura para manter o equilíbrio e, assim, distribuir de forma uniforme a pressão que as manobras exercem, por exemplo. Experimente o tênis antes de comprá-lo e prefira aquele que seja mais proporcional ao seu peso e que te dê mais equilíbrio.

Por fim, outro fator importante que deve ser avaliado durante a sua compra é a acomodação do pé dentro do calçado. Tenha em mente que o pé se desloca quando movimentos extremos são executados, então o mais indicado é apostar em um tênis que tenha espaço suficiente para o pé poder expandir e distribuir melhor os choques sofridos durante a prática. Antes de começar as suas manobras, lembre-se sempre de utilizar os acessórios necessários para sua segurança.

0 comentários: