500 milhas de Indianápolis 1924-2024

11:23 Net Esportes 0 Comments

Neste domingo aconteceu a 108º edição das 500 milhas de Indianápolis, considerada a maior corrida de automobilismo do planeta. A equipe Penske surpreendeu colocando três pilotos largando nas três primeiras posições do grid, sendo que o terceiro era Josef Newgarden, então atual campeão da prova. Enquanto isso o mexicano Pato O’Ward, da McLaren, largava na décima colocação, mas se tornou candidato à vitórias nas últimas 50 voltas ao lado de seu companheiro de equipe Alexandre Rossi, que largou em quarto, e também Scott Dixon, da Chip Ganassi que havia largado apenas na 21ª posição.

Tudo isso pelo menos até as cinco últimas voltas, que foram limpas e emocionantes sem batidas e bandeiras amarelas, que haviam sido extremamente constantes até cerca da volta 150 e 160. Nesse momento sobraram apenas Pato O’Ward e Josef Newgarden, que se alternaram na primeira posição até a penúltima curva, o momento decisivo e emocionante onde Newgarden cravou o seu nome na história e venceu com uma ultrapassagem na última volta apenas pela quarta vez depois de 2006, 2011 e 2023, justamente no ano passado onde ele mesmo havia vencido da mesma forma, se tornando o primeiro vencedor de dois anos seguidos desde 2001 e 2002 quando Helio Castroneves conseguiu o feito.

... 100 anos antes

Em 1924 as 500 milhas de Indianápolis realizavam a sua 12ª edição. A prova vivia uma outra época muito distante com regras completamente diferente que proporcionaram a vitória de dois pilotos diferentes. Joe Boyer largou normalmente com seu carro, assim como LL Corum, ambos correndo pela Duesenberg. O problema é que Boyer estava ficando para trás. Assim Fred Duesenberg, dono da equipe, resolveu chamar Corum para os boxes e mandou ele dar o seu carro para Boyer, que seguiu na corrida e superou Jimmy Murphy e Earl Cooper para cruzar a linha de chegada em primeiro.

Desta forma o título de campeão das 500 milhas de Indianápolis de 1924 acabou indo tanto para LL Corum, que correu da volta 1 até a volta 111, como para Joe Boyer, que correu com seu carro até a volta 111 e com o carro de Corum da volta 112 até a volta 200.

0 Comentários: