Em busca de paz
Pela primeira vez na história da competição, o Raly Dakar viu sua edição anual cancelada em 2008, os motivos foram a falta de segurança e ameaças terrotistas na região onde fica a Mauritânia, país que teve a morte de quatro turistas franceses em Dezembro de 2007. Assim os organizadores da maior prova off-road do mundo agiram rápido, e trasferiram a edição de 2009 para a América do Sul.O Brasil gostaria muito mas não receberá o evento, pois os países escolhidos foram Argentina e Chile, em busca de paz, o rali sai da África pela 1ª vez mas dificilmente terá o seu nome alterado, originalmente chamado de Paris-Dakar, o trajeto deixou de partir da capital francesa e o nome mudou para Dakar apenas, local da chegada no Senegal, e assim deve se manter mesmo longe de lá.
A disputa será entre os dias 3 e 18 de Janeiro, serão 9.000 Km divididos entre 10 dias na Argentina e 5 dias no Chile, os corredores devem entrar nos pampas, em direção à Patagônia, para depois subirem pelo oeste do país até cruzar a Cordilheira dos Andes rumo ao Chile, está previsto um dia de descanso em Valparaíso. Depois rumam para o norte, passando pelo deserto de Atacama, até retornarem para Buenos Aires, que também será o local de partida.
A idéia de fugir dos países africanos em conflitos e do perigo de terrorismo é extremamente válida, mesmo porque o rali não irá perder muito de suas características já que o local foi considerado tão difícil e ou mais pelos próprios competidores que aprovaram a iniciativa, o piloto brasileiro Klever Kolberg também gostou bastante da mudança e espera que um dia o Dakar possa também ser realizado no Brasil. (Foto: Alejaandro Pagni/AFP)
- DAKAR
6 Comentários:
Essa mudança pode ser boa para o Brasil. Embora a corrida não seja por aqui, agora ficou muito mais fácil investir no evento. É provável que tenhamos vários brazucas competindo no Dacar do ano que vem...
Grande abraço!
Gustavo Coelho
Gracias por pasarte, amigo, este blog me gusta mucho, bueno cuidate, Un abrazo.
É a segurança das pessoas é antes de tudo uma questão humanitária né... =/
Abçs,
Abel
Bem que poderiam ter escolhido o nordeste brasileiro para fazer parte.
Sim, eu estive aqui comentando no dia q vc postou a noticia sobra um possivel cancelamento na epoca, não me lembro bem, o lado bom é q vai ficar bem pertinho de nós, eu acho q o raly aqui vai ser ate mais dificil, .
Infelizmente teve esse drama, mas acho q foi a melhor escolha a fazer.
De uma passadinha no Planeta Esporte, Abraço.
http://planetaesporte.efcbrasil.com/
Seria bacana receber o Rally aqui no Brasil. Uma pena. Pelo menos, agora está mais perto. Com certeza, será uma grande disputa em 2009. Quem sabe até lá o Chile "desiste" e a gente ganha espaço?!
Postar um comentário