É ouro e é do Brasil

15:24 Net Esportes 7 Comments

Zoltán Halmai foi um húngaro que no ano de 1905 cravou a marca de 1min05s8 na disputa dos 100m livres da natação, são poucas as pessoas que logo que começam a nada chegam a este tempo que foi o primeiro grande recorde da prova mais clássica da modalidade, depois dele vieram nomes como Johnny Weismuller, que foi o primeiro a nadar abaixo de um minuto, o lendário Mark Spitz que fez história em 1972, além de outros fenômenos como Alexander Popov com 48s21 e Pieter van de Hoogenband que nas Olimpíadas de 2000 cravou o recorde de 47s84.

A evolução nos melhores tempos dos 100m livres continuou, principalmente depois da chegada dos supermaiôs, demorou oito anos mas o francês Alain Bernard conseguiu 47s20, já nas Olimpíadas de Pequim foi a vez de Eamon Sulivan fazer 47s05, até onde pode ir está marca que no começo do século passado parecia tão impossível de ser baixada ? Bernard usa o traje chamado Arena X-Glide, marca 46s94 mas não tem o recorde homologado pela FINA, a roupa ainda não havia sido aprovada, assim um brasileiro começa a usá-la para deixá-la perfeita.

César Cielo já havia cravado seu nome na história ao vencer os 50m livres nas Olimpíadas de Pequim 2008, continuou treinando nos EUA para que pudesse manter o foco e os objetivos, chegou ao Mundial de Roma com o grande rival Alain Bernard ao seu lado, mas sem o então recordista mundial Sulivan que estava machucado. Cielo, que cresceu vendo Gustavo Borges brilhar nesta mesma prova, prometeu e cumpriu, venceu a disputa, se emocionou mais uma vez no pódio, não era para menos, com mais de 100 anos de história os 100m livres da natação tem um novo recordista mundial.

Primeiro nadador que oficialmente baixa dos 47 segundos, Cielo faz 46s91 graças ao esforço de treinos exaustivos dos últimos anos, e porque não graças ao maiô ultrmoderno que fez questão de aprimorar ainda mais, se não bastasse isso, o seu técnico ainda levou os óculos do nadador para serem mergulhados em água benta no Vaticano. César Cielo se tornou o terceiro brasileiro a levar medalha neste Mundial, algo que não ocorria desde 1994, foi o primeiro ouro desde o feito de Ricardo Prado em 1982, onde também foi recordista Mundial, Cielo faz história na capital italiana, Cielo é ouro, e é do Brasil. (Foto: Martin Bureau/AFP)

7 Comentários:

Unknown disse...

Sou fã desse kara nasceu pra Ser peixe..o kara nada dimais...
puroqi.blogspot.com/

Yaser Yusuf disse...

POXA É NESSA HORAS QUE TENHO ORGULHO DE SER BRASILEIRO!
SEGUINDO SEU BLOG
http://yaseryusuf.blogspot.com/

Rosangela Ataide disse...

Que lindo! Um fato que ficará na história do esporte brasileiro. O Brasil merece esses meninos e meninas que brilham mundo afora, sim eles são o orgulho Nacional! Aplausos e sucesso para eles!
E parabéns pelo blog!
http://zanny10narede.blogspot.com/

Alexandre Silva disse...

Bacana demais mais essa medalha do Cielo. Um atleta como ele merece isso...

mas eu mantenho a mesma opinião de quando ele ganhou a medalha nas olimpíadas: Essa medalha é SOMENTE do Cielo! Não é do Brasil. Agora q o cara ganha aparecem todos reinvidicando a medalha e dando tapinhas nas costas dele... parabéns Cielo. Fazendo bonito de novo... medalha individual

Abraço
http://falandoprasparedes.blogspot.com

Ron Groo disse...

Tantos séculos depois e Roma tem um novo Cézar...

Ave!

Vinicius Grissi disse...

O Cielo mais uma vez emocionou o país. É um atleta que deve receber todas as honrarias pelo excepcional trabalho que está fazendo.

Wilson Oliveira disse...

Parabens ao Cielo!

Acredito que daqui uns anos (poucos anos) o Cielo poderá ser o grande desportista do Brasil, levando o nome do nosso país ao topo da natação mundial, como já começou a fazer.

****

Gostaria de avisar aos amigos do Net Esportes, que o blog Pitacos do Bodaum está de volta. Com ele, também estão de volta alguns quadros como o Conhecendo a Vizinhança, além de outras novidades.

Espero o comentário de todos no post de volta:

http://pitacosdobodaum.blogspot.com

Abraço a todos!