A história escrita a cada dia
Em algumas das páginas, de algum dos doze volumes, de alguma enciclopédia empoeirada em alguma estante, está escrito nome do francês Lucien Laurent. O motivo é muito simples, no jogo entre França e México, um dos dois primeiros jogos da primeira Copa do Mundo de 1930 que foram disputados simultâneamente, Laurent marcou um gol, o primeiro gol de toda a história dos Mundiais de futebol. Mas não é apenas o nome dele que foi registrado nos livros, tem também muitos outros que conseguiram feitos marcantes, como os argentinos Stábile e Batistuta, que depois de hoje ganharam a companhia de novos heróis, pois a história é escrita a cada dia, e na África do Sul 2010 não poderia ser diferente.Guillermo Stábile, assim como Laurent, entrou para a história também na primeira edição da Copa do Mundo, e também contra o México; na vitória da Argentina por 6 a 3 ele conseguiu o feito de marcar três gols no mesmo jogo, um feito que só foi igualado por outro argentino em 1994 e 1998, Gabriel Batistuta realizou a façanha duas vezes. Na Copa de 2010 o técnico Maradona ouvia muitas críticas por escalar Higuaín ou invés de Milito no ataque, e contra a Coreia do Sul o jogador do Real Madrid deu a resposta, se tornando o terceiro jogador argentino em todos os tempos a marcar três gols em uma mesma partida de Copa do Mundo, no final a vitória massacrante por 4 a 1.
A última vez que um jogador balançou a rede três vezes em uma mesmo jogo havia sido em 2002, em um feito do português Pauleta. Já a última vez que a Grécia conseguiu fazer um gol não existia, a equipe que participa da Copa do Mundo pela segunda vez em sua história nunca tinha feito um gol sequer, mas esse dia chegou. Se Lucien Laurent entrou para a história fazendo o primeiro gol de uma Copa, então Dimitris Salpingidis também pode entrar fazendo o primeiro gol grego na maior competição de futebol do planeta. E com ele vai Torosidis também, o autor do segundo gol, virada da Grécia pra cima da Nigéria, a equipe campeã da Eurocopa de 2004 ainda sonha com a classificação.Uma derrota da Grécia diante da Nigéria significaria eliminação da equipe e classificação argentina. Porém esse resultado heróico e histórico dos gregos da condições de haver dois tipos de empates triplos no Grupo B da Copa 2010. O mais difícil para que isso ocorra é uma vitória Grega sobre a Argentina, que junto com uma vitória da Coreia do Sul deixaria os três com seis pontos. No entanto o mais provável que aconteça é mais um show de Messi e mais uma goleada dos hermanos, dando esperanças para a Nigéria que precisaria de uma vitória simples contra a Coreia para se classificar no saldo de gols após outro empate triplo, só que um empate com três pontos e apenas uma vaga sobrando; é a briga para continuar escrevendo a história. (Fotos: ZumaPress e Kim Kyung-Hoon/Reuters via PicApp)
4 Comentários:
Higuain é um bom jogador, não afirmo que Diego Milito é melhor que ele, mas compreendo perfeitamente a sua titularidade!
A Grécia é do contra também, no primeiro jogo eu apostei na Grécia e me dei mal. Na segunda rodada pensei que a Nigéria fosse valer a força da torcida e ganhar o jogo sem levar gol, me dei mal de novo rsrsrs!
Tenho uma sugestão. Vc tem e-mail?
Obrigada
Erika
Enquanto estava em casa pela manhã, torci contra a Argentina, e fiquei feliz qdo sai de casa e o jogo estava em 2 x 1. Mas, mais tarde ao entrar na internet descobri que o jogo havia acabado em 4 x 1 para a Argentina.. Ahhhh q pena!! rs
Legal foi ver o Caio queimar a língua.
E ai está, o primeiro grande fato da copa. Primeiros gols da Grécia e consequentemente primeira vitória.
Ainda é pouco para a história do futebol. Por enquanto tá fraquinho.
Postar um comentário