A história escrita a cada dia

13:33 Net Esportes 4 Comments

June 17, 2010 - Johannesburg, South Africa - epa02206583 Argentina's Gonzalo Higuain celebrates after scoring the 2-0 lead during the FIFA World Cup 2010 group B preliminary round match between Argentina and South Korea at the Soccer City stadium outside Johannesburg, South Africa, 17 June 2010.
Em algumas das páginas, de algum dos doze volumes, de alguma enciclopédia empoeirada em alguma estante, está escrito nome do francês Lucien Laurent. O motivo é muito simples, no jogo entre França e México, um dos dois primeiros jogos da primeira Copa do Mundo de 1930 que foram disputados simultâneamente, Laurent marcou um gol, o primeiro gol de toda a história dos Mundiais de futebol. Mas não é apenas o nome dele que foi registrado nos livros, tem também muitos outros que conseguiram feitos marcantes, como os argentinos Stábile e Batistuta, que depois de hoje ganharam a companhia de novos heróis, pois a história é escrita a cada dia, e na África do Sul 2010 não poderia ser diferente.

Guillermo Stábile, assim como Laurent, entrou para a história também na primeira edição da Copa do Mundo, e também contra o México; na vitória da Argentina por 6 a 3 ele conseguiu o feito de marcar três gols no mesmo jogo, um feito que só foi igualado por outro argentino em 1994 e 1998, Gabriel Batistuta realizou a façanha duas vezes. Na Copa de 2010 o técnico Maradona ouvia muitas críticas por escalar Higuaín ou invés de Milito no ataque, e contra a Coreia do Sul o jogador do Real Madrid deu a resposta, se tornando o terceiro jogador argentino em todos os tempos a marcar três gols em uma mesma partida de Copa do Mundo, no final a vitória massacrante por 4 a 1.

A última vez que um jogador balançou a rede três vezes em uma mesmo jogo havia sido em 2002, em um feito do português Pauleta. Já a última vez que a Grécia conseguiu fazer um gol não existia, a equipe que participa da Copa do Mundo pela segunda vez em sua história nunca tinha feito um gol sequer, mas esse dia chegou. Se Lucien Laurent entrou para a história fazendo o primeiro gol de uma Copa, então Dimitris Salpingidis também pode entrar fazendo o primeiro gol grego na maior competição de futebol do planeta. E com ele vai Torosidis também, o autor do segundo gol, virada da Grécia pra cima da Nigéria, a equipe campeã da Eurocopa de 2004 ainda sonha com a classificação.
Dimitris Salpigidis celebrates after scoring Greece's first ever World Cup goal, during their 2010 Group B soccer match against Nigeria at Free State stadium in Bloemfontein June 17, 2010. REUTERS/Kim Kyung-Hoon (SOUTH AFRICA - Tags: SPORT SOCCER WORLD CUP)
Uma derrota da Grécia diante da Nigéria significaria eliminação da equipe e classificação argentina. Porém esse resultado heróico e histórico dos gregos da condições de haver dois tipos de empates triplos no Grupo B da Copa 2010. O mais difícil para que isso ocorra é uma vitória Grega sobre a Argentina, que junto com uma vitória da Coreia do Sul deixaria os três com seis pontos. No entanto o mais provável que aconteça é mais um show de Messi e mais uma goleada dos hermanos, dando esperanças para a Nigéria que precisaria de uma vitória simples contra a Coreia para se classificar no saldo de gols após outro empate triplo, só que um empate com três pontos e apenas uma vaga sobrando; é a briga para continuar escrevendo a história. (Fotos: ZumaPress e Kim Kyung-Hoon/Reuters via PicApp)

4 Comentários:

FilipeJMS disse...

Higuain é um bom jogador, não afirmo que Diego Milito é melhor que ele, mas compreendo perfeitamente a sua titularidade!

A Grécia é do contra também, no primeiro jogo eu apostei na Grécia e me dei mal. Na segunda rodada pensei que a Nigéria fosse valer a força da torcida e ganhar o jogo sem levar gol, me dei mal de novo rsrsrs!

Erika Jodas disse...

Tenho uma sugestão. Vc tem e-mail?

Obrigada
Erika

Ana Paula disse...

Enquanto estava em casa pela manhã, torci contra a Argentina, e fiquei feliz qdo sai de casa e o jogo estava em 2 x 1. Mas, mais tarde ao entrar na internet descobri que o jogo havia acabado em 4 x 1 para a Argentina.. Ahhhh q pena!! rs

Ron Groo disse...

Legal foi ver o Caio queimar a língua.

E ai está, o primeiro grande fato da copa. Primeiros gols da Grécia e consequentemente primeira vitória.
Ainda é pouco para a história do futebol. Por enquanto tá fraquinho.