Sofrimento para o freguês

17:25 Net Esportes 3 Comments

JOHANNESBURG, June 29, 2010 Brazil's Kaka (front) heads with a player of Chile during the 2010 World Cup round of 16 soccer match at Ellis Park Stadium in Johannesburg, South Africa, on June 28, 2010.
Dentro do estádio Ellis Park, em Joanesburgo, não havia nenhuma ambulância mas em volta dele provavelmente algumas. Procedimento normal para atender um grande evento esportivo como um jogo de Copa do Mundo. É muito possível que algum ou outro torcedor possa ter necessitado de algum atendimento, mas se alguém chamasse os paramédicos para dentro do campo não seria nenhum absurso, principalmente no primeiro tempo do jogo entre Brasil e Chile. Isso porque o técnico chileno Marcelo Bielsa dava impressão que iria ter um ataque cardíaco, não parava quieto e estava muitíssimo impaciente. O motivo milhões de torcedores no mundo todo já sabiam, pois uma das maiores freguesias do futebol nos últimos anos estava sendo mantida.

Sánchez, Suazo e Mark González. O Chile não é a Suiça e tão pouco é um time retranqueiro como muitos são, principalmente vários deles no início desta Copa do Mundo de 2010. Talvez seja até por esse motivo que a equipe perdeu tantas vezes para o Brasil e sofreu tantos gols de 2006 para cá. Sendo que só o Robinho havia marcado sete vezes nesse confronto. O oitavo que o fez igualar a marca de Pelé contra o país da Cordilheira dos Andes ainda veio no segundo tempo para selar um placar que não deixava dúvidas em toda essa superioridade. Depois que o zagueiro Juan de cabeça e Luis Fabiano após passe de Kaká já haviam feito boa parte do serviço ainda no primeiro tempo de jogo; quando o Bielsa já sofria falta de ar.

Dunga parecia muito mais tranquilo do que em outros jogos. Não só porque o Chile era seu freguês mas também porque o Chile é freguês do Brasil em Copas do Mundo há muito tempo. O primeiro encontro havia acontecido em 1962, na Copa do Chile inclusive. Vitória de 4 a 2 na semifinal, o triunfo do rival um jogo antes era a última vez que o Chile venceu um jogo de Copa do Mundo. Isso porque em 1998 eles conseguiram passar para as oitavas-de-final com três empates, o problema é que veio o Brasil pela frente novamente, e aí tiveram que amargar mais uma goleada, desta vez 4 a 1. Com Bielsa sem precisar de médico e um time agressivo, eles voltaram a vencer, fizeram pelo menos um gol nos três primeiros jogos, mas estão fora da Copa do Mundo 2010.
Brazil's Luis Fabiano (R) celebrates his goal next to Kaka during the 2010 World Cup second round soccer match against Chile at Ellis Park stadium in Johannesburg June 28, 2010. REUTERS/Kai Pfaffenbach (SOUTH AFRICA - Tags: SPORT SOCCER WORLD CUP)
Uma vitória contra Honduras e outra considerada quase impossível contra a Suiça, ambas por 1 a 0. O Chile só foi perder para a Espanha e mesmo assim ainda fez um gol. Só contra o Brasil não conseguiu balançar as redes, se tornando o único time dos eliminados nas oitavas até aqui que não fez um gol. Por outro lado obviamente o Brasil se tornou o único que não sofreu gol nas oitavas até aqui, e depois da sua melhor vitória nesta Copa já pensa no próximo adversário, outro velho conhecido de encontros em Copas, a Holanda. Que superou o Brasil em 1974, perdeu em 1994 e conseguiu um empate em 1998, sendo superada só nos pênaltis. O destino acabou lhes reservando outro capítulo nessa história, onde ninguém vai querer sofrer a ponto de ter que ir para o hospital e muito menos a ponto de saber que terá que voltar mais cedo para a casa. (Fotos: ZumaPress e Kai Pfaffenbach/Reuters via Picapp)

3 Comentários:

FilipeJMS disse...

Chile é freguês, só eles que ainda não sabem disso. Holanda será páreo duro, tinha previsto esse confronto nas quartas antes da Copa, só espero errar o resultado final!!

Vinicius Grissi disse...

De fato, os chilenos andam sofrendo nas nossas mãos. Há uma grande diferença de qualidade entre as duas equipes e era natural que o Brasil passasse.

Salete Corrêa disse...

Olha!Também tenho um blog sobre esportes com mais três amigos, gostei da sua maneira de flar dos jogos e feliz com nossa vitória.

Visita lá:http://pontapedepartida.blogspot.com/