Variedade esportiva do Google

10:23 Net Esportes 2 Comments

MOUNTAIN VIEW, CA - JANUARY 21: A sign is posted outside of the Google headquarters January 21, 2010 in Mountain View, California. Google will report fouth quarter earnings today. (Photo by Justin Sullivan/Getty Images)
A quantidade de sites de notícias, sejam jornais ou portais, é absurdamente enorme na Internet, sem contar a infinidade de blogs que existem para tratar dos mesmos assuntos de alguma outra forma ou simplesmente copiando seu conteúdo. Essa grande variedade de fontes com diversas informações é fundamental para levar cada vez mais longe os fatos ocorridos pelo mundo todo e no esporte não poderia ser diferente, como é possível ver através de pesquisas no Google Notícias que divide os ocorridos da atualidade por temas e países, uma vasta quantidade de países por sinal, e cada um deles tratando ou destacando os acontecimentos que mais interessam seus leitores, como no caso do Brasil que tem naturalmente uma ampla cobertura do futebol nacional, mas que também destaca o vôlei feminino com o Grand Prix, a Fórmula 1, o Mundial de Basquete masculino e também muito do futebol europeu, tema que é abordado pela maioria dos países.

A Argentina é outro exemplo de país que traz muitas notas sobre o que acontece com o futebol na Europa, sem deixar de lado o futebol em seu território e ainda falando também do Mundial de Basquete mesmo que sua equipe não tenha o seu melhor jogador Manu Ginobili. Já viajando para o outro lado do planeta, na Austrália, só será possível encontrar notícias de Rugby, o time de Sydney venceu um jogo realizado ontem. Os australianos precisam saber disso mas os belgas pelo jeito não, nada sobre Rugby e muito sobre Fórmula 1, afinal o GP do próximo domingo é na Bélgica e um australiano fez a pole-position (só assim para eles deixarem seu esporte favorito da bola oval de lado); A Bélgica traz ainda futebol europeu, US Open de tênis e um destaque para Tyson Gay que segue dominando as provas de 100m com a ausência de Usain Bolt.
Red Bull Formula One driver Mark Webber of Australia takes a curve during the first free practice session of the Belgian F1 Grand Prix in Spa Francorchamps August 27, 2010. REUTERS/Francois Lenoir  (BELGIUM - Tags: SPORT MOTOR RACING)
O Canadá por sua vez é um dos países privilegiados que traz notícias em duas linguas: inglês e francês. Na linguagem global muito beisebol, golfe, Mundial de Basquete, MMA e prioridade para NHL, o hóquei no gelo ganha muito espaço na versão francesa que tem ainda um pouco de boxe e fórmula indy. Algo que não ocorre na Colômbia, lá é só o futebol local e golfe com Tiger Woods, o melhor jogador de golfe da atualidade foi destaque em vários países neste sábado já que disputa um torneio onde tem chances de voltar a vencer. Ele apareceu também na Alemanha dividindo espaço com o futebol e a Fórmula 1 e também na Espanha, país que destacou Jorge Lorenzo na Moto GP e também falou das touradas, sem esquecer claro da Volta da Espanha que tem seu início na noite de hoje sem o local Alberto Contador mas com o favorito luxemburguês Andy Schleck e também o russo Denis Menchov.

Voltando para a América é possível ver muito mais variedade na versão espanhola dos Estados Unidos, com muito Futebol Americano, Beisebol, o Boxe que destaca a volta de Antonio Margarito, além do US Open de tênis e até notícias sobre tênis sul-americano, que são acompanhados pelo futebol sul-americano também. Algo que não ocorre na França pois lá é só futebol europeu, Fórmula 1 e Atletismo. Pelo menos tem esporte lá, pois em Israel não há absolutamente nenhuma notícia esportiva. Sorte do Quênia que fala muito sobre o futebol africano, o europeu, a Fórmula 1 e também destaca o atletismo, já fazendo até previsões para seus atletas na Maratona de Nova York. O golfe de Tiger Woods volta a ser destaque nas Filipinas, que abre espaço também para o Badminton, o boxe e a Fórmula 1. Webber em pauta até na Nova Zelândia, país que trouxe informações sobre o tão pouco falado Críquete.
Washington Nationals pitcher Stephen Strasburg steps on the mound to start against the Florida Marlins during MLB National League baseball action in Washington August 10, 2010. Strasburg is coming off a 15-day Disabled List to start his first game since July 21, 2010. REUTERS/Larry Downing (UNITED STATES - Tags: SPORT BASEBALL)
A versão em inglês das notícias dos Estados Unidos destaca amplamente a lesão de Stephen Strasburg, arremessador do Washington Nationals na MLB, traz todos os resultados da NFL e fala também de boxe, golfe, Fórmula 1, NHL e claro o US Open de tênis. O difícil mesmo é saber do que se fala na Rússia, esporte se escreve assim: Спорт, e só pelas fotos vemos que eles destacam a Fórmula 1, o Futebol Europeu e o US Open de tênis, afinal eles tem Maria Sharapova. As coisas complicam mais quando vamos para a China, esporte é 体育 e o Badminton volta a aparecer, no Egito a barra de navegação muda até de lado, esporte lá é رياضة e só vemos numerais entre as notícias de futebol e tênis. No Japão já tem até notícias sobre esportes de inverno, mas com caracteres como スポーツ fica difícil entender sobre o que estão falando. Nesta grande variedade de notícias que podemos ver do mundo todo através do Google, um buscador que literalmente conecta você ao planeta todo mostrando os mais variados gostos esportivos desse 'mundão'. (Fotos: Justin Sullivan/Getty Images, Francois Lenoir/Reuetrs e Larry Downing/Reuetrs via PicApp)

2 Comentários:

FilipeJMS disse...

Interessante o Google fazer isso mesmo, mantém um público fiel em todo lugar do mundo!

Anônimo disse...

Hoje, vivemos carregados com o mundo da informaçã, estamos a ponto de sucumbir!!! Excelente texto...

http://osliteratos.blogspot.com/