Termina a espera pela NFL

15:11 Net Esportes 4 Comments

SAN FRANCISCO - AUGUST 22: Brett Favre  of the Minnesota Vikings warms up before their preseason game against the San Francisco 49ers at Candlestick Park on August 22, 2010 in San Francisco, California. (Photo by Ezra Shaw/Getty Images)
O local será o Superdome e a hora já está marcada, 8h30 da noite na costa leste dos Estados Unidos. De um lado estará o Minnesota Vikings do incansável Brett Favre, e do outro os atuais campeões New Orleans Saints que sobreviveram ao Furacão Katrina e conseguiram dar ao seu povo o orgulho de serem os melhores no esporte da bola oval. A nova temporada da NFL é sempre aguardada ansiosamente por seus fãs apaixonados pelo Futebol Americano e ela vai ter início neste dia 9 de setembro finalmente, vai ser dado o primeiro kickoff do ano mas muitos ao redor do mundo, principalmente no Brasil, não sabem ao certo o que é o kickoff e qual o sentido de tantas trombadas e tanta violência durante uma partida desse esporte tão peculiar. Assim Net Esportes aproveitará o momento para tentar explicar pelo menos algumas regras básicas na tentativa de ajudar ao menos um pouco algumas dúvidas que possam existir.

A complexidade deste jogo e tão grande que é preciso um livro enorme para que tudo seja devidamente explicado. Isso não faz com que o básico possa ser aprendido para que ao menos se possa assistir devidamente uma partida transmitida pela TV. Ver o jogo pela TV é fundamental para que se entenda o Futebol Americano, mesmo porque a maioria dos narradores explica as jogadas conforme elas acontecem. O importante a saber inicialmente, além do fato do campo ter 120 jardas de comprimento, é que no final de cada lado existe uma parte, geralmente colorida e pintada com o nome do time da casa, chamada endzone, que é onde se faz o Touchdown, jogada que vale mais pontos. Mas para se chegar até a endzone não é nada é fácil, e é neste ponto que muitos ficam perdido e perdem o interesse pelo jogo, pelo menos até Net Esportes esclarecer tudo.

Em campo são 11 jogadores de um lado e 11 do outro lado, mas um time é de defesa e o outro é de ataque, eles se invertem cada vez que as situações se invertem. O kickoff é um chutão na bola para o outro lado do campo que vai dar início à partida, ele feito pelo time de defesa. O time de ataque pega a bola e começa a atacar, o jogador vai então correr do seu campo até o outro campo, mas normalmente ele é derrubado e o jogo para (inclusive o relógio que marca o tempo de partida). Aqui o quarterback vai dar início as jogadas, ele comanda o ataque do seu time e tem quatro chances para avançar no mínimo 10 jardas no campo, por isso escutamos a famosa frase "primeira para dez", que significa primeira tentativa de avançar 10 jardas. Se por exemplo na terceira tentativa faltarem 3 jardas, será a "terceira para três", ou se na segunda faltar 15 jardas, eles foram derrubados mais para trás de onde estavam, será a "segunda para quinze".

Geralmente ninguém tenta a quarta chance, dando um chutão para frente chamado putt que significa basicamente entregar a bola ao adversário o mais longe possível da sua endzone. Caso tudo de certo e o time chegue até a endzone do outro lado ele marca um Touchdown que vale 6 pontos, tendo a chance de um chute para marcar um ponto extra, acertando aquela trave em forma de Y ou tentando entrar na endzone novamente como se fosse marcar outro Touchdown, nesse caso valendo mais 2 pontos. As outras formas de se marcar pontos são conseguindo um Field Goal, que é acertar a trave em Y na quarta tentativa, o chute é feito pelo jogador específico chamado Kicker e acontece geralmente depois que a campanha passou da metade do campo naquelas descidas de no mínimo 10 jardas cada uma, essas descidas são chamadas de 'downs' e cada vez que são conseguidas se diz que o time conseguiu o "first down". O Field Goal vale 3 pontos e também é possível conseguir 2 pontos derrubando o quarterback dentro da endzone de defesa do rival.
FORT LAUDERDALE, FL - FEBRUARY 05: A New Orleans Saints helmet and the Vince Lombardi Trophy is seen during the NFC Head Coach Press Conference held at the Greater Ft. Lauderdale/Broward County Convention Center as part of media week for Super Bowl XLIV on February 5, 2010 in Fort Lauderdale, Florida. (Photo by Chris Graythen/Getty Images)
Você pode ler e reler esse texto várias vezes e mesmo assim continuar sem entender nada, o bom mesmo é assistir para que se consiga uma maior compreensão. Mesmo porque várias situações vão acontecer de formas diferentes, as vezes a jogada vai ser por terra e outras vezes a bola será lançada, você ouvirá termos como Tight-End e Wide-Receivers e se perguntará mil vezes o que é isso? E ainda ouvirá o nome de algumas das jogadas como o Onside Kick feito inclusive no último Super Bowl e vai ficar querendo saber muito mais sobre ele principalmente porque é preciso muita ousadia e sangue frio para fazê-lo. Por isso não existe mais desculpas para dizer que não gosta ou não tem nenhuma interesse pela NFL, o jogo é espetacular e move milhões de pessoas em todo o planeta, é preciso vê-lo para compreende-lo e a nova temporada já vai começar, com jogos em todos os próximos finais de semana até fevereiro, uma overdose de bola oval para qualquer um aprender suas regras. (Fotos: Ezra Shaw/Getty Images e Chris Graythen/Getty Images via PicApp)

4 Comentários:

Nossa! Parabens!
Seu blog e muito profissional, pena eu nao entender absolutamente nada de futebol americano para comentar.

FilipeJMS disse...

Muito bem explicado por você as reagras do jogo, é claro que se for falar tudo, vc vai ficar aqui até o domingo explicando eheheh. Eu aprendi as regras assistindo as partidas e jogando no videogame!
Expectativa para meu time (Redskins) nessa temporada é boa, principalmente com Donovan Macnabb sendo o quarteback, finalmente temos um agora!

hauhauhauhaah...

Eu n entendo nada de futebol americano... Sou um leigo...

Bom que você foi honesto.

Que a gente pode ler e reler esse texto várias vezes e mesmo assim continuaremos sem entender nada...

Um dia eu vou assistir para ver se eu consigo ter uma maior compreensão como vc flw...

Ron Groo disse...

Ávido por noticias e imagens da NFL, já que assistir em tv aberta sem chance.
Vamos ter muitos touchdowns este ano.