A Itália, a Ferari e a Fórmula 1

20:41 Net Esportes 3 Comments

Ferrari Formula One driver Fernando Alonso of Spain celebrates after winning the Italian F1 Grand Prix at the Monza circuit September 12, 2010. REUTERS/Alessandro Garofalo (ITALY - Tags: SPORT MOTOR RACING)
O julgamento da equipe italiana Ferrari por ter infringido o regulamento na Fórmula 1 aconteceu justamente na semana do GP da Itália em Monza. A Itália, a Ferrari e a Fórmula 1 tem juntas uma história enorme, Massa pra lá e massa pra cá só poderia fazer com que tudo acabasse mesmo em Pizza. É certo ou não fazer o tal jogo de equipe? Na última corrida do ano em que uma manobra pode decidir o título sim é claro, sorte de Kimi Raikkonen e azar de Felipe Massa, mas no meio do campeonato onde não da para saber o que vai acontecer no futuro fica muito estranho e chato principalmente para o torcedor mais apaixonado que quer ver disputas acirradas mesmo entre dois pilotos da mesma equipe. Parabéns Vettel e Webber apesar do exagero, lamentável Schumacher e Barrichello e lamentável Ferrari. A própria FIA resolve que está proibido esse tipo de ação em uma corrida da Fórmula 1, mas eles rasgam o regulamento porque essa é a semana da Itália e da Ferrari.

Apenas uma multa de U$ 100 mil e a vida segue, está até em discussão liberar de uma vez o jogo de equipe, a competição é principalmente entre pilotos mas existe a competição entre equipes também. Até lá muitas coisas ainda serão discutidas, como o dia em que as regras não foram cumpridas. Mais do que ter sorte no julgamento a Ferrari da sorte correndo em casa, festa geral dos tifosi e o carro andando como nunca andou nessa temporada. Fernando Alonso faz a pole-position que a scuderia italiana não fazia desde o GP Brasil de 2008, Felipe Massa larga em terceiro e mostra uma vontade impressionante nas primeira curvas que quase o colocam à frente d espanhol em uma mínima tentativa de reverter algo que não deveria ter feito quando recebeu ordens para frear recentemente. Quem acaba levando azar nessa história toda é Lewis Hamilton, e quem leva sorte é Jenson Button.

Na McLaren não tem esse jogo de equipe declarado e nem preferência para nenhuma de seus pilotos. Mas no fundo deve haver um favorecimento para Hamilton. Não em Monza nesse ano, pois aqui Button fez um acerto melhor no carro e pulou na frente durante a largada, pena que o final de semana era vermelho, era italiano e era da Ferrari. Alonso andou colocado no rival inglês praticamente o tempo todo, e na parada para troca de penus ele conseguiu voltar por muito pouco à frente e assumiu a liderança para não perdê-la nunca mais até o final. A manobra nos boxes poderia até ter dado certo para Felipe Massa também, que teve que se contentar com a terceira colocação. E acabou dando muito mais do que certo para Sebastian Vettel, que só parou antes de abrir a última volta e conseguiu pular para a quarta colocação deixando para trás Rosberg e seu companheiro Mark Webber.
MONZA, ITALY - SEPTEMBER 12: Fernando Alonso of Spain and Ferrari celebrates on the podium after winning the Italian Formula One Grand Prix at the Autodromo Nazionale di Monza on September 12, 2010 in Monza, Italy. (Photo by Mark Thompson/Getty Images)
O trabalho da equipe Red Bull só prova que na equipe que te da asas não existe esse joguinho banal de equipes favorecendo um ou outro piloto. Vettel está em quinto lugar no campeonato e faltando cinco corridas ainda tem esperanças. Tantas quanto Buton que é o quarto, Alonso que com esta vitória pulou para terceiro e Hamilton que mesmo abandonando ainda se mantém em segundo atrás do australiano Webber que voltou a ser o líder dessa disputa tão equilibrada na Fórmula 1. Uma disputa que leva as equipes a tomarem decisões que podem parecer equivocadas para a maioria dos fãs, erradas na visão de um regulamento pouco seguido ou muito confuso e perdoadas por aquele que rege a orquestra e que já foi o diretor esportivo da equipe que ele deveria punir. Logo a Ferrari, na Fórmula 1, correndo em Monza, na Itália. Até os espanhóis gostaram dessa, e com direito à borda recheada. (Fotos: Alessandro Garofalo/Reuters e Mark Thompson/Getty Images via picApp)

3 Comentários:

FilipeJMS disse...

A vitória do Alonso pelo menos serviu para embolar o campeonato, espero que o campeonato seja decidido somente na pista mesmo, sem influência de terceiros!

Marcelonso disse...

Apesar de tudo que a Ferrari tem armado, neste domingo foi uma vitória merecida.

abs

Patrick Araújo disse...

A Ferrari andou mto nesse fds e mereceu a vitória... Esse campeonato desse ano está mto bom!

Vamus ver o q acontece....

Muito agradecido pelos cumprimentos...

Sucesso pra todos nós sempre!

Obrigado a você que acompanha o Blog do Publicidade Esportiva e ajuda a divulgá-lo.

Abraços