Fernando Alonso e o GP Brasil
O mestre Adrian Newey entrou em cena mais uma vez para fazer um carro que pode ser considerado imbatível na Fórmula 1 de 2010. O problema da Red Bull no entanto foi a falta de controle do ímpeto excessivo de seu piloto mais jovem e a falta de sorte do veterano que apesar da constância errou em um momento crucial do campeonato. No próximo domingo não existe chance de título para Sebastian Vettel e não há qualquer possibilidade de soltar o grito de campeão para Mark Webber. Christian Horner ainda tem esperanças mas o único corredor com chances de levar o mundial de pilotos no GP Brasil pertence à Ferrari, seu nome é Fernando Alonso e seu país de origem é a Espanha. Um piloto que virou sensação na categoria máxima do automobilismo que acabou despertando tanto amor quanto ódio dos mais aficionados torcedores. Na corrida em São Paulo viveu bons momentos, mas alguns podem ser esquecidos.2001 - 19 anos - Equipe MinardiO começo foi mais do que difícil. Alonso terminou em 12º na Austrália e 13º na Malásia, mas no GP Brasil acabou abandonando após 25 voltas com problemas elétricos no carro. Ficou em 19º lugar à frente dos corredores locais Enrique Bernoldi e Rubens Barrichello, além de Mika Häkkinen que não deu nem uma volta. A vitória foi de David Coulthard e o espanhol mostraria mais tarde que nem sempre o GP Brasil seria tão ruim para ele.
2003 - 21 anos - Equipe RenaultNo ano de 2003 a parceria com Flávio Briatore e o início do sucesso com o primeiro pódio na Malásia e repeteco do feito no GP Brasil ficando novamente em terceiro lugar. O resultado começava a mostrar que a cidade brasileira trazia boas energias ao espanhol e que não iria demorar muito para ele alcançar a maior glória da carreira. Bastou um pouco de persistência e paciência, além de muito trabalho e claro dedicação com um talento nato.
2005 - 24 anos - Equipe RenaultDepois de uma 4ª colocação em 2004, Alonso voltou ao pódio novamente na terceira colocação em 2005. O feito no entanto valeu mais do que uma vitória, valeu 23 pontos de vantagem em 20 ainda possíveis sobre Kimi Räikkönen na classificação do campeonado e valeu a conquista do título de campeão mundial de Fórmula 1. A vitória neste ano foi do colômbiano Juan Pablo Montoya, que na época corria na McLaren e era companheiro de equipe de Räikkönen, o piloto finlandês que terminou a prova na segunda colocação.
2006 - 25 anos - Equipe RenaultFernando Alonso nunca venceu no GP Brasil, mas em 2006 alcançou sua melhor posição, sendo segundo colocado atrás de Felipe Massa que venceu a prova. Desta vez mais uma doce lembrança para o espanhol, pois ele se tornou campeão mundial da Fórmula 1 pela segunda vez na carreira. A corrida ficou marcada pelo show de Michael Schumacher, o único que tinha chances de ainda levar o título e que fez o rival Alonso disparar a seguinte frase após o final da prova - "Eu fui extremamente sortudo em vencer um campeonato com Schumacher ainda correndo, foi um prazer correr com ele", sem saber que um dia isso voltaria a acontecer.
2007 - 26 anos - Equipe McLarenNo ano de 2008, novamente na Renault, Alonso voltaria a ser segundo e em 2009 amargaria mais um abandono, desta vez sofrendo um acidente. Antes porém, em 2007, a corrida mais traumática de sua carreira em Interlagos. O piloto espanhol tinha pouca chances diante das possibilidades de Lewis Hamilton, mas o inglês errou e na briga restava apenas ele e Kimi Räikkönen como em 2005. A sorte do finlandês era que Alonso estava em terceiro, atrás dele, e com Felipe Massa na primeira posição. A Ferrari como de costume inverteu a posição de seus pilotos e o homem de gelo acabou levando o campeonato. Mais tarde em 2010 Fernando Alonso provaria dos mesmos benefícios que só a equipe italiana sabe dar, e quem sabe lhe dê novamente no GP Brasil daqui a uma semana. (Fotos: Referentes apenas aos anos correspondentes exceto 2008 - Clive Mason /Allsport, Clive Rose/Getty Images, Vladimir Rys/Bongarts/Getty Images)
2 Comentários:
Post sensacional. É sempre bom lembrar que todos começamos por baixo para um dia chegarmos ao topo.
Abração,
Luís
porforadogramado.blogspot.com
Fantástico o post!!! Independente das "pilantragens" de Alonso, ele é o melhor piloto da atualidade, está provado, mesmo que não ganhe o campeonato. É um piloto para entrar na galeria de Senna e Schumacher.
O mais legal foi que apesar de não ter vencido no Brasil, sempre teve resultados interessantes.
Aproveito para divulgar meu blog. Um blog recheado de esportes com muita informação e interação com o leitor.
http://esporteresenha.blogspot.com
Postar um comentário