Quatro mulheres e um destino

15:06 Net Esportes 1 Comments

Wozniacki da Dinamarca reage após vencer Schiavone da Itália durante o WTA Tour Championships em Doha Outubro 28, 2010. REUTERS/Fadi Al-Assaad (QATAR - Tags: SPORT TENNIS)
Faltou muito pouco mas no fundo é possível dizer que a justiça foi feita no WTA Tour Championships 2010. O torneio que reúne as oito melhores tenistas do ano acontece mais uma vez na calorosa cidade de Doha, no Catar, e após a fase de classificação sobraram somente quatro tenistas. Quatro mulheres e um destino, ser a grande campeã. Nenhuma delas é Maria Sharapova, a russa ficou de fora. Também não estão no seleto grupo as irmãs Venus e Serena Williams, as duas últimas campeãs e nem mesmo jogadoras como Maria Kirilenko que merecia a vaga apenas por sua beleza. Uma beleza que faz parte da vida de muitas tenistas, como por exemplo Victoria Azarenka e Elena Dementieva que jogaram mas foram eliminadas, uma pena. Haviam oito e sobraram apenas quatro, de certa forma as quatro melhores tenistas de 2010 se o ranking for analizado com algumas ressalvas.

Uma dessa ressalvas é justamente a ausência de Serena Williams e Venus Williams na competição. As irmãs norte-americanas ocupam terceiro e quinto lugar na lista da WTA e entre elas três das quatro jogadoras que estão na semifinal da competição que encerra o ano no tênis feminino. A primeira delas é Caroline Wozniacki, que com os resultados em Doha garantiu o posto de número um do mundo até o final do ano. A segunda é justamente a vice-líder do ranking, Vera Zvonareva, que vai disputar o primeiro lugar do seu grupo no torneio contra a terceira classificada, Kim Clijsters, jogadora que no ranking WTA está em quarto lugar. Depois de Venus quem aparece na sexta colocação é a italiana Francesca Schiavone, mas para sua infelicidade ela não é a quarta classificada do WTA Championships 2010.

A campeã de Roland Garros derrotou Dementieva mas foi superada por Wozniacki e pela autraliana Samantha Stosur, que por sua vez passou pela número um e perdeu somente após três sets para Elena Dementieva, o que lhe garantiu inclusive ser a mais bem classificada do seu grupo. A tal justiça que faz com que no fundo os resultados colocam as quatro melhores do ano nas semifinais é o fato de que Stosur está logo depois de Schiavone no ranking WTA, com apenas 23 pontos de diferença. A jogadora de 26 anos foi uma das grandes surpresas da temporada, ganhou o torneio de Charleston em abril e chegou na grande decisão de Rolang Garros perdendo justamente para Francesca Schiavone. Sua especialidade é mais o jogo de duplas onde já faturou o WTA Championships em duas oportunidades fazendo parceria com a norte-americana Lisa Raymond.
DOHA, QATAR - 29 OUTUBRO: Caroline Wozniacki da Dinamarca recebe o troféu de número um do mundo durante o WTA Championships no Khalifa Tennis Complex on October 29, 2010 in Doha, Qatar. (Photo by Bryn Lennon/Getty Images)
Stosur já superou Caroline Wozniacki em Doha e em uma possível final pode repetir o feito. Vera Zvonareva jamais pode ser descartada, foi finalista desta competição em 2008 e neste ano de 2010 decidiu o torneio de Wimbledon e US Open, seu problema é justamente ganhar a grande final. Kim Clijsters por sua vez até dispensa comentários, duas vezes campeã do WTA Championships e atual campeã do US Open, está com fome de títulos depois que encerrou a aposentadoria precoce. Mas se o destino de uma dessas quatro mulheres pudesse ser programado, se apenas uma delas merecesse ser campeã (o que não é o caso) seria a número um do mundo. Caroline Wozniacki não conseguiu passar das semifinais deste torneio nos dois últimos anos, não conseguiu chegar na final do US Open como em 2009, só que jogou tanto em 2010 que até assegurou o posto de melhor do mundo da atualidade. Ela merece mas pode não ser campeã, pelo menos um troféu já beijou, o de número um do planeta. (Fotos: Fadi Al-Assaad/Reuters e Bryn Lennon/Getty Images via PicApp)

1 Comentários:

Tênis é um esporte fascinante. Muito bom para relaxar... ahahaha.

Abração,

Luís
porforadogramado.blogspot.com